A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão."— Transcrição da apresentação:

1 Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão dos princípios do Classicismo à luz dos novos conceitos da Arquitectura Boulée, Ledoux, Durand.

2 Obra: “Atenas Apresentando Armas a Aeneas” (1939) de Nicolas Poussin.

3 Classicismo é o nome dado ao estilo literário que surgiu na época do Renascimento (Europa – séc. XV a XVI). As produções literárias que registravam fatos reias são chamadas de literaura de informação. Foi um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas. Momento em que a arte expressava novos conceitos na visão de mundo. ˃ O que é ? O classicismo é também um movimento cultural que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana). Nas artes plásticas, teatro e literatura, o classicismo ocorreu no período do Renascimento Cultural (séculos XIV ao XVI). Já na música, ele apareceu na metade do século XVIII (Neoclassicismo).

4 ˃ Contexto Histórico e Cultural: Crise da Igreja - era a época da Reforma Protestante, liderada por Lutero; A ciência passou a questionar os dogmas da igreja; Humanismo - a religião não deixou de ser importante mas o homem passou a se preocupar com si próprio, valorizando a sua vida aqui na Terra. Antropocentrismo - o homem que passava a ser evidenciado, e não mais Deus;

5 Expansão Marítima - com as as grandes navegações o homem foi além dos limites da sua terra; Mercantilismo – crescimento do comércio e das cidades; Invenção da Imprensa - que contribuiu muito para a divulgação das obras de vários autores gregos e latinos (cultura clássica); ˃ Contexto Histórico e Cultural:

6 Resgate dos elementos artísticos da cultura greco-romana; Retomada da mitologia; Idealismo - busca pela perfeição estética e pelo amor platônico e elevado; Universalismo - os assuntos pessoais ficaram de lado e as preocupações universais passaram a ser privilegiadas; ˃ Principais Características:

7 Predomínio da razão - a expressão dos sentimentos era controlada pela razão; Busca pela perfeição das formas - métrica, ritma, correção gramatical, tudo isso passa a ser motivo de atenção e preocupação; ˃ Principais Características:

8 Associando algumas obras de grandes pintores às características da literatura classicista... Obra: “O Parnaso” (1497) de Andrea Mantegna.

9 Obra: “Homem Vitruviano” (1492) de Leonardo Da Vinci. O classicismo se associa a esta pintura pelas características: - antropocentrismo, o homem no centro do universo; - perfeição das formas, todas as medidas são proporcionais; -idealismo, busca pela perfeição estética;

10 Obra: “A Criação de Adão” (1511) de Michelangelo Buonarroti. O aspecto do classicismo que pode ser associado à esta pintura é o humanismo, o homem passou a acreditar em si mesmo para as mudanças, valorizando sua vida terrena, o que sugere a questão: “Deus criou o homem ou o homem criou Deus?”

11 Obra: “O Nascimento da Vênus” (1863) de Alexandre Cabanel. O classicismo associa-se à esta obra através dos seguintes aspectos: mitologia e paganismo, que é a crença em deuses Não aceitos pela igreja e idealismo do belo, do bem, da verdade e do amor e busca pela perfeição estética.

12

13 ˃ “Os Lusíadas” de Luis Vaz de Camões “Os Lusíadas” é uma epopeia, obra mais conhecida do escritor português Luís Vaz de Camões, que tem como assunto principal a viagem marítima de Vasco da Gama às Índias. Além de narrar o caminho para a descoberta das Índias, o poema fala sobre as grandes e perigosas navegações, exaltando o heroísmo do homem ao se lançar em águas desconhecidas; a desscoberta de novas terras, povos e culturas; o império português no Oriente; os reis e heróis de Portugal; sendo portanto considerado como literatura de informação. Em paralelo, desenvolve-se também uma história mitológica, envolvendo lutas entre os deuses do Olimpo.

14

15 O Romantismo é um estilo de época que pode ser considerado como delimitado no tempo, pois começou no final do século XVII e estendeu-se até a metade do século XX. Foi a primeira escola a romper com os valores clássicos (séculos XV e XVI), já que o Barroco (século XVII), embora tenha tentado, não conseguiu totalmente. A partir do surgimento do Romantismo, tudo o que se opunha ao clássico era classificado como romântico (termo utilizado para designar o que se associava ao Romantismo). A seguir, conheça as principais características dessas duas importantes escolas literárias:Classicismo e Romantismo O homem do Classicismo era equilibrado, saudável, moralista e disciplinado. Demonstrando grande prazer pela vida em sociedade. O homem do Romantismo era cheio de traumas, indisciplinado, instável, egocêntrico, pessimista e sem preocupações morais. Era o herói individualista e solitário. Enquanto no Classicismo havia uma busca constante pela certeza e pelas verdades, no Romantismo, as certezas não existiam, o que levava o homem à insatisfação e à angústia. Clássicismo Classicismo Estrutural Clássicismo Romântico

16 Classicismo: Inteligência Razão Objetividade Impessoalidade Cultivo da Antiguidade greco-romana (mitologia pagã) Equilíbrio Disciplina Clareza Ordem Romantismo: Sem Sentimento Insensibilidade Subjetividade Pessoalidade Culto à Idade Média (cristianismo) Arrebatamento Exaltação

17 O Classicismo terminou em 1580, quando houve a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, a passagem de Portugal ao domínio espanhol e também a morte de Luís Vaz de Camões.


Carregar ppt "Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google