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LEARNING ORGANIZATION

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Apresentação em tema: "LEARNING ORGANIZATION"— Transcrição da apresentação:

1 LEARNING ORGANIZATION
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL OU A ORGANIZAÇÃO DE APRENDIZADO A palavra chave é o "desafio". A partir do momento que você busca desafios constantes você está buscando o "aprendizado". Foi estudada e popularizada por Peter Senge em seu livro "A Quinta Disciplina". As Learning Organizations são organizações aprendizes, capazes de se renovar e inovar continuamente. TGA II

2 LEARNING ORGANIZATION - COMPONENTES
Segundo Senge esta proposta é resultado de 5 componentes que se desenvolvem separadamente: -      Raciocínio Sistêmico - você estar fazendo um trabalho e saber que ele têm uma relação com o "todo" da empresa (Financeiro, Contábil, Recursos Humanos, etc). -      Domínio Pessoal - consiste em esclarecer e aprofundar continuamente nosso objetivo pessoal, concentrar energias, etc. Este item é a base espiritual da organização de aprendizagem. -        Conscientização dos modelos mentais enraizados - trazer à tona os modelos e expô-los. TGA II

3 LEARNING ORGANIZATION - COMPONENTES
-  Definição de um objetivo comum - reunir as pessoas com um único intuito, voltados para a missão da empresa. -    Disciplina do aprendizado em grupo o aprendizado está no grupo, não no indivíduo. Para que a aprendizagem seja alcançada, há a necessidade de que haja um processo contínuo e integrado entre estes 5 componentes, sanando as deficiências de aprendizagem. TGA II

4 A VELHA ESCOLA Na maior parte do período pós-guerra quase todo o aprendizado dentro de uma organização era feito pela alta administração que lutava com as questões administrativas mais profundas, investigava a finalidade e essência da empresa, equilibrava as forças em luta, abria novos caminhos para técnicas administrativas e fazia a maior parte do pensamento da empresa. TGA II

5 NA VELHA ESCOLHA O PENSAMENTO ERA...
"O PESSOAL NO TOPO PENSA E O RESTO DO PESSOAL AGE, ESTE ERA O DITADO. Esta divisão funcionou bem enquanto as pessoas no "topo" estavam realmente aprendendo. No entanto os altos executivos passaram a achar que já eram possuidores de todo conhecimento e que não precisavam saber de mais nada. Com isso eles foram perdendo campo no mercado e verificaram que somente o aprendizado e a reciclagem em grupo é que leva o crescimento da empresa. De nada adianta a alta administração ter e receber o aprendizado se este não é aplicado e passado para os demais da organização. TGA II

6 A PROPOSTA "Sem o indivíduo não há organização. A organização não pode ser separada do indivíduo, mas os indivíduos podem ser separados da organização". A proposta das Learning Organizations não defende a criação de um novo modelo de gestão. Na verdade se baseia no resgate de uma premissa básica "A DO APRENDIZADO PELA EXPERIÊNCIA". A busca de uma cultura que valorize e promova a aprendizagem contínua é uma realidade, pois devido a crescente complexidade das operações das empresas, faz-se necessário a constante busca desta aprendizagem. TGA II

7 A PROPOSTA A Learning não é uma nova Teoria pois a aprendizagem é constantemente abordada através de vários enfoques na área de Administração principalmente quando se fala em motivação e trabalho em equipe, liderança, cultura organizacional, administração participativa e até mesmo na didática de ensino. "As organizações que não podem aprender não podem mudar. As organizações que podem aprender podem transformar-se em novas entidade capazes de realizações maiores". TGA II

8 A EVOLUÇÃO DO LEARNING Hierarquia tradicional, vertical e centralizadora. A alta administração move-se na direção do empowerment, dando aos empregados responsabilidades. Ocorre quando os empregados têm uma visão geral, dispõem de todas as informações, formulam estratégias emergentes e são responsáveis pela satisfação do consumidor. TGA II

9 LIDERANÇA A liderança é o único meio através do qual uma empresa pode se transformar em uma organização que aprende. Os líderes assumem três papéis distintos: visão compartilhada projeto estrutural da organização dedicação dos líderes aos outros e à visão da organização. TGA II

10 AS PESSOAS NA LEARNING ORGANIZATION
Por meio do empowerment, os empregados têm poder, liberdade, conhecimento e habilidades que lhes permite tomar decisões. Existem algumas práticas adotadas que são: bons tratos, segurança e bons salários aos empregados compartimento de ganhos em produtividade e lucros, fornecendo senso de propriedade ao empregados comprometimento com a educação para crescimento e desenvolvimento dos empregados. TGA II

11 AS INFORMAÇÕES NO LEARNING
As informações são fundamentais para identificar necessidades e resolver problemas. Uma organização que aprende, os líderes não controlam nem dirigem as estratégias sozinhos, existe a colaboração de todos. As pessoas são estimuladas a tentar coisas novas, e as falhas são aceitas. TGA II

12 CONCLUSÕES “SEM INDIVÍDUOS NÃO HÁ ORGANIZAÇÃO”. “A ORGANIZAÇÃO NÃO PODE SER SEPARADA DO INDIVÍDUO, MAS OS INDIVÍDUOS PODEM SER SEPARADOS DA ORGANIZAÇÃO”. AS ORGANIZAÇÕES QUE NÃO PODEM APRENDER, NÃO PODEM MUDAR. AS ORGANIZAÇÕES QUE PODEM APRENDER PODEM TRANSFORMAR-SE EM NOVAS ENTIDADES CAPAZES DE REALIZAÇÕES MAIORES”. TGA II


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