A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO

2 ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Política: Conjunto de diretrizes para atuação pública Plano é o conjunto de programas. Programa é o conjunto de projetos. Projeto é o conjunto de ações que visam a melhoria de uma situação. Projetos e programas serão sustentáveis quando seus efeitos perduram mesmo após o encerramento de suas atividades. Planejamento é o processo que irá estruturar as ações a serem desenvolvidas para mudar uma realidade presente, sendo utilizada nos planos, programas e projetos.

3 ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
POLÍTICA Na ciência política, trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, política da Criança e do Adolescente, etc.

4 ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Plano É mais abrangente; mais genérico. Termo de caráter mais global, faz referência às decisões que expressam as orientações políticas fundamentais. É constituído por um conjunto de programas inseridos dentro de uma determinada política, com menor grau de detalhamento, que resume o conjunto de propostas a serem levadas a cabo durante o processo de planejamento.

5 ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Programa Caracterizado por um conjunto organizado, coerente e integrado de projetos que buscam os mesmos objetivos e são complementares entre si. Todo programa estabelece prioridades de intervenção, ordena os projetos, aloca os recursos. Envolve o conjunto de ações a serem desenvolvidas em um determinado período, envolvendo os componentes “macro” de um plano.

6 ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Projeto Empreendimento planejado que consiste em um conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados. É a unidade mais operativa do planejamento.

7 ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Plano A elaboração de um plano consiste na primeira etapa de sistematização e concretização de todo o processo de planejamento. Deve ser entendido como um planejamento da gestão e instrumento orientador para avaliação das ações a serem desenvolvidas. Para que as ações tenham resultado é necessário: - entender a realidade e suas relações; - enxergar as potencialidades, oportunidades e riscos. A proposta de trabalho deve passar por três momentos relacionados entre si: PLANEJAMENTO - EXECUÇÃO - AVALIAÇÃO

8 ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Objetivos do Plano Os objetivos traduzem os resultados que se pretende atingir com a execução do Plano, ou seja, a definição de onde se quer chegar. Objetivo Geral: deve definir de forma abrangente o que se pretende alcançar com o plano, isto é, apresenta a mudança esperada na no cenário alvo das ações do plano. Objetivos Específicos: expressam o detalhamento do objetivo geral e apontam os resultados a serem alcançados naquelas áreas onde se encontram as demandas territoriais.

9 ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Ações A partir dos objetivos específicos indicados por eixo, são descritas as ações necessárias, traduzidas em programas, projetos, serviços.

10 ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Diretrizes e prioridades As diretrizes devem expressar as grandes linhas orientadoras do plano e estar coerentes com os princípios da administração pública, planos de governos, legislação nacional e local, além de tratados internacionais. As diretrizes que orientam os plano municipais partem da análise do diagnóstico territorial elaborado em relação às demandas sociais locais, aos indicadores sociais, econômicos e demográficos globais, à rede socioassistencial existente em diversos níveis e inter-relacionadas; aos investimento públicos e à capacidade de gestão em diferentes níveis.

11 ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Metas e previsão de custos Meta: é a quantificação dos objetivos. Ao se prever as metas, devem ser consideradas a população e territórios a serem atingidos, além dos recursos disponíveis (humanos, materiais, financeiros), e outros que podem ser mobilizados. É recomendável compatibilizar custos com objetivos a serem atingidos e resultados previstos pelos plano, ancorando as metas em previsões realistas, tornando, assim, possível o gerenciamento e monitoramento dos resultados.

12 ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Monitoramento e Avaliação Os plano necessitam de avaliação e reajuste constantes, seja em face de novos acontecimentos ou situações, seja para a correção dos objetivos e estratégias anteriormente definidos ou redefinidos. Uma sistemática de acompanhamento das ações propostas com vistas ao alcance dos objetivos e metas estabelecidas. O monitoramento e a avaliação: - identificam os avanços e desafios; - Fornece informações que levam ao contínuo ajuste e aperfeiçoamento; - Potencializa o exercício do controle social pela sociedade. No plano devem ser previstos monitoramento e avaliação tanto de processo como de resultados.

13 ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Monitoramento e Avaliação (cont.) São processos contínuos e dinâmicos de acompanhamento das ações programadas, com momentos definidos para a verificação (semanal, mensal, anual, ao final de uma etapa etc.). Verifica se os produtos e resultados previstos foram alcançados; se as demandas priorizadas e suas metas foram devidamente atendidas; os ganhos e alcance das ações. Possibilita acompanhar decisões; procedimentos dos agentes sociais; integração intersetorial e complementariedade; protagonismo dos parceiros; participação da sociedade; adesão ao serviço/programa, avaliando mudanças de comportamento pessoal, grupal, e cultura, no âmbito institucional e do território trabalhado.

14 ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Indicador É uma medida, em geral quantitativa, dotada de significado social usada para operacionalizar um conceito social abstrato. Recurso metodológico que informa sobre a realidade social e possíveis mudanças. É um instrumento operacional para monitorar a realidade.

15 Referência Laura Maria Pedrosa de Almeida Gênesis consultoria.


Carregar ppt "ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google