A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação da Engenharia Civil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação da Engenharia Civil"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação da Engenharia Civil
Prof. Ricardo S. Siviero Fonte :< <

2

3 Engenharia Civil Engenharia civil é o ramo da engenharia que projeta e executa obras como edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens e outras obras da engenharia hidráulica fluvial e da Hidráulica Marítima, assim como da engenharia sanitária; Os termos Construção civil e Engenharia civil são originados de uma época em que existiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas Civil e Militar; O conhecimento de Engenharia militar era destinada apenas aos militares; A Engenharia civil era destinada aos demais cidadãos; Com o tempo, a Engenharia civil, que englobava todas as áreas, foi se dividindo, e hoje conhecemos vários divisões, como a elétrica, mecânica, química, naval, entre outras.

4 Engenharia Civil O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reabilitação (reformas) . Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, as redes de instalações elétricas, hidro-sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados. No gabinete de obra, chefia as equipes, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor. A Engenharia civil tem, de alguma forma, relações com todas as atividades humanas, notadamente com a Arquitetura.

5 Engenharia Civil Programa Típico
Para a atividade, um estudante tem de adquirir conhecimentos teóricos e práticos em estruturas, estradas e transportes, hidráulica e saneamento, geotecnia e materiais, também o conhecimento de todas as exigências legais e de segurança; O estágio é fundamental para que o aprendiz entre em contato com a realidade técnica de seu futuro local de atuação profissional; Duração média: cinco anos.

6 Engenharia Civil Áreas de Especialização
O profissional de Engenharia Civil pode exercer suas atividades em: Área técnica, como na elaboração de projetos; Área gerencial, como execução de obra, gestão de empresas ou departamentos de grandes empresas voltadas à construção civil, ou não; Área financeira, como gestão de carteiras de clientes corporativos (empresas) em bancos ou instituições financeiras. É desenvolvida em empresas de projeto e de consultoria, construtoras, empresas governamentais, instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas.

7 Engenharia Civil Campo de Trabalho
O mercado para o engenheiro civil está em alta nas áreas de transporte, geotecnia, hidráulica e saneamento, construção civil, projetos e estruturas. A previsão é que a demanda continue a crescer nos próximos anos. Profissionais da área essencialmente técnica, preparados para executar obras, têm sido os mais solicitados para o trabalho de infra-estrutura em todo o interior do Brasil.

8 Engenharia Civil Campo de Trabalho
As oportunidades surgem em estatais, como a Petrobras, a Companhia Metropolitana de São Paulo (Metrô), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e a Sabesp. Em grandes indústrias, como a automobilística e a aeronáutica, o engenheiro civil encontra vagas no gerenciamento de projetos e de execução de obras. Nas capitais, há boas ofertas em empresas privadas no setor administrativo, já que o curso oferece base em administração e economia.

9 Engenharia Civil Campo de Trabalho
As chances são maiores para quem tem especialização ou pós-graduação nas áreas efetivas da produção. Outro nicho em ascensão, especialmente na indústria automobilística, é o da engenharia de segurança, que trata da prevenção de acidentes nas empresas e de ergonomia. Os principais empregadores localizam-se no eixo Rio–São Paulo, mas há tendência de crescimento de mercado no interior de todo o país e nas capitais.

10 Engenheiro Civil Áreas de Atuação
Construção urbana  Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.   Estruturas e fundações  Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.   Gerência de recursos prediais  Manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.   

11 Engenheiro Civil Áreas de Atuação
Hidráulica e recursos hídricos  Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.   Saneamento  Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.   Transportes  Projetar e construir obras de infra-estrutura, como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs e viadutos.  

12 Vagas Divulgadas http://www.vagas.com.br/ (21/08/2012)
Engenheiro Civil (Produção) (v599915) – Belo Horizonte / MG / BR Paranasa  -  Pleno Atuar com as rotinas de produção nas obras. Experiência com obras prediais de alto luxo. Necessário formação superior em Engenharia Civil Engenheiro Civil (v603838) – Contagem / MG / BR Gi Group  -  Júnior/Trainee Pré-requisitos: - Superior completo em Engenharia Civil; - Experiência na função; - Conhecimento em MS Project; - Disponibilidade de horário. Principais atribuições: - Responsável pelo acompanhamento de obras civis, cronogramas, interpretação de desenhos. Empresa oferece salário compatível com o mercado + pacote de benefícios atrativo

13 Estagiário de Engenharia Civil (v601536) –
Lauro de Freitas / BA / BR MRV Engenharia  -  Estágio Atribuições: Apoiar o andamento da obra em todas as suas fases juntamente com o Engenheiro responsável. Conhecimentos e habilidades necessários: Cursando a partir do 5º semestre de Engenharia Civil. Vivência anterior em obras. Bolsa de Estágio Compatíveis com o mercado Engenheiro Civil (v604932) – Rio de Janeiro / BR Empresas CONCREMAT  -  Pleno Formação: Engenharia Civil. Responsabilidades do Cargo: Desenvolver projetos estruturais em concreto e/ou metálica. Usuário de programas de modelagem estrutural(TQS/Strap). Gerenciamento e controle de equipes externas de projeto...

14 O que fazer para ser “O ESCOLHIDO” para uma destas vagas?
Basta mostrar a competência que o mercado quer!!

15 O que o mercado quer? Espírito crítico, criatividade e consciência em relação à sua atuação técnica, política, econômica e social. Profissional competente, capaz de tomar atitudes, para solucionar problemas, a partir do conhecimento e da habilidade. Capacidade de adaptação rápida em diferentes funções, praticadas em ambientes altamente competitivos.

16 Que tipo de profissional o mercado quer?
Mercado de Trabalho Que tipo de profissional o mercado quer?

17 O Mercado de Trabalho para o ENGENHEIRO
Diante do que foi dito: A profissão é abrangente, fornecendo profissionais qualificados para solucionar os problemas do mundo moderno? O mercado mostra uma crescente assimilação da importância deste profissional em seus sistemas? Podemos garantir que um “canudo” faça um profissional? O que você está fazendo para “encarar o mercado” em pouco tempo?

18 O Mercado de Trabalho para o ENGENHEIRO
Corra... Lute... Tenha compromisso com o seu mercado...

19 E ele estará de portas abertas e ansioso pela sua chegada!!!
O Mercado de Trabalho para o ENGENHEIRO E ele estará de portas abertas e ansioso pela sua chegada!!!


Carregar ppt "Apresentação da Engenharia Civil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google