A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reino Monera.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reino Monera."— Transcrição da apresentação:

1 Reino Monera

2 O que é isso?

3 Colônia de bactérias Xylella fastidiosa infesta e entope, com a goma que produz, a parede dos vasos que transportam a seiva da laranjeira, causando sua morte (clorose variegada de citros, popularmente conhecida como praga do amarelinho). Na edição de 13 de julho de 2000, a Nature, uma das mais importantes revistas científicas do mundo, destacou em sua capa o sequenciamento da bactéria Xylella fastidiosa. Era a primeira vez, em 131 anos de existência da revista, que sua capa trazia uma pesquisa feita por um grupo do Brasil. A novidade foi importante para a ciência mundial, por se tratar do primeiro sequenciamento do genoma de um fitopatógeno, um microrganismo causador de doença em plantas.

4

5 BACTÉRIAS Parede celular : peptidoglicano ( penicilina = impede a formação de substâncias que compõem a parede) Organela : ribossomos ( Escherichia coli : , cada um produz uma molécula de proteína por min.) Reserva de açúcar: na forma de glicogênio Procariontes: molécula circular de DNA. Plasmídeos ( genes que comandam a síntese de proteínas capazes de degradar antibióticos, conferindo resistência às bactérias) Nutrição : autótrofas e heterótrofas (saprofágicas: parasitas) Reprodução : assexuada : divisão ou fissão binária e esporulação ( Clostridium botulinum )e sexuada : conjugação, transdução e transformação (evidências que tais recombinações são muito comuns na natureza) Fonte de variabilidade genética : mutações Importância : antibióticos ( neomicina, tetraciclina), metanol, butanol, acetona,engenharia genética ( manipulação de bactérias para produção de insulina e hormônios de crescimento) 

6 ciclo de vida da bactéria Mixococus xanthus, um dos organismos mais simples que apresenta alguma forma de organização social.  "Quando a comida estava acabando, cada indivíduo começou a enviar sinais. Atraídos pelos sinais, aos poucos todos se reuniram em um imenso conglomerado. Usando a energia que ainda dispunham, selecionaram uns poucos membros do grupo e os encapsularam de modo que pudessem sobreviver por muitos meses na ausência de alimentos. Terminado o processo, os indivíduos não encapsulados morreram de fome.  A sobrevivência da colônia dependia dos encapsulados. Vagando ao sabor dos ventos, eles hibernaram por meses. Quando finalmente um deles encontrou alimento, voltou à vida, se reproduziu, e criou uma nova colônia que explorou o ambiente até que a comida começou a rarear.  Então tudo recomeçou.” (artigo Solidariedade e trapaça – Fernando Reinach)

7

8 Revista veja, junho de 2013 As bactérias são imprescindíveis ao bom funcionamento do organismo. Elas estão envolvidas nos mais diversos processos – dos movimentos peristálticos à síntese de vitaminas, da integridade da pele à conservação do sistema imunológico. Em excesso ou fora do seu habitat, em um organismo debilitado, elas causam doenças. De cada 100 pacientes internados hoje nas UTIs, 10 estão contaminados por uma bactéria associada ao tratamento médico.

9 2 deles, não reagirão a contento aos antibióticos: um dos pacientes passará o resto da vida sofrendo com sucessivas infecções e o outro morrerá em até 3 meses a partir da internação. O cenário, sombrio, é uma das situações mais emblemáticas da medicina moderna. Quando um antibiótico chega ao mercado, é capaz de matar a quase totalidade dos germes. Com o tempo a medicação perde a força. Atualmente poucos apresentam eficácia superior a 70%.

10 Pneumonia e infecção no trato urinário
Escherichia coli Infecções intestinais e urinárias

11 Streptococcus pneumoniae
Infecções respiratórias Staphylococcus aureus Infecções cutâneas e respiratórias

12 Treponema pallidum

13 Cite, no seu caderno, 15 doenças bacterianas.
TAREFA Cite, no seu caderno, 15 doenças bacterianas. Escolha uma de seu interesse e pesquise sobre formas de contágio, sintomas e medidas preventivas. Conte para os seus amigos.

14 Cianobactérias Isolados ou em colônias (água doce, solo e mar)
Não possuem flagelos. Reprodução : bipartição, acinetos ( esporos) Autótrofas ( heterocistos : captam N2 sintetizando aminoácidos) Pioneiras (colonizam ambientes inóspitos)

15

16


Carregar ppt "Reino Monera."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google