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CICLO DE VIDA PRODUTO LILIANE CABRAL.

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1 CICLO DE VIDA PRODUTO LILIANE CABRAL

2 BIBLIOGRAFIA CHURCHILL JR, Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000 COBRA, Marcos. Serviços: como construir valor para o cliente.São Paulo: Cobra Editora e Mark, 2004 KOTLER, Philip. Administração de Marketing A Edição do Novo Milênio. 10ª Edição São Paulo: Prentice Hall, 2000. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.

3 O Ciclo de Vida do Produto
Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Introdução Crescimento Maturidade Declínio Tempo 5 5 5

4 CICLO DE VIDA DO PRODUTO
DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO INTRODUÇÃO CRESCIMENTO MATURIDADE DECLÍNIO

5 CICLO DE VIDA DO PRODUTO (DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO)
INICIA-SE COM A IDÉIA DE UM NOVO PRODUTO VENDAS IGUAL A ZERO CUSTOS DE INVESTIMENTO CRESCENTES

6 INTRODUÇÃO (altos investimentos em marketing)
informar consumidores potenciais sobre a existência do produto; induzir a experimentação; assegurar a distribuição.

7 INTRODUÇÃO (características)
Vendas baixas Lucros negligenciáveis Fluxo de caixa negativo Consumidores inovadores Pouca ou nenhuma concorrência

8 Estratégias de Marketing no Estágio de Introdução
desnatamento rápido: preço alto e elevado gasto em promoção. desnatamento lento: um preço alto e pouca promoção. penetração rápida: preço baixo e alto gasto em promoção penetração lenta: preço baixo e pouca promoção.

9 CRESCIMENTO (características)
Crescimento rápido de vendas Altos níveis de lucros Fluxo de caixa moderado Concorrência crescente

10 Estratégias de Marketing no Estágio de Crescimento
melhoria na qualidade do produto ou novas características e estilos procurar novos segmentos procurar novos canais de distribuição mudar apelo de propaganda (de conscientização para preferência) baixar preços para atrair consumidores sensíveis a preços.

11 MATURIDADE (CARACTERÍSTICAS)
Baixo crescimento de vendas Lucros declinando Fluxo de caixa alto Mercado de massa Concorrência acentuada

12 Estratégias de Marketing no Estágio de Maturidade
Modificação de mercado: novos segmentos, maior uso entre os atuais consumidores, reposicionamento da marca. Modificação do produto: melhoria de qualidade, de características ou de estilo. Modificação do marketing mix: baixar preços, propaganda e ou promoção mais agressiva.

13 DECLÍNIO (características)
Vendas em declínio Lucros baixos ou zero Fluxo de caixa baixo Consumidores retardatários Concorrência decrescente

14 DECLÍNIO ( identificar produtos fracos )
Opção de vender ou transferir o produto para outra empresa; Decisão de descontinuar o produto rápida ou vagarosamente; Decisão sobre o nível de estoques e acessórios que deve ser mantido.

15 Variações do ciclo de vida do produto
Explosivo: produto popular – gera vendas por muito tempo. Maturidade estendida Modismo: rápida popularidade, rápido declínio Fracasso: estágio estendido de introdução. Vendas não alavancam. Introdução Crescimento Maturidade Declínio

16 O ciclo de vida apresenta limitações:
Difícil prever quando um estágio terminará Quando o outro começará,


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