A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redação técnica ou científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redação técnica ou científica"— Transcrição da apresentação:

1 Redação técnica ou científica
Conceito: Redação técnica é qualquer espécie de linguagem escrita que trate de fatos ou assuntos técnicos ou científicos. Qualquer tipo de composição que deixe em segundo plano o feitio artístico da frase e busque a clareza, a lógica, a precisão, a objetividade, a eficácia e a exatidão da comunicação

2 Tipos de redação técnica ou científica
Há vários tipos de redação técnica: as cartas comercias e as redações de caráter oficial; no entanto, são consideradas técnico-científicas aquelas de incontestável caráter científico mais afeitas às ciências experimentais. Dentre os vários tipos, o principal é o Relatório O relatório apresenta várias espécies diferentes, e sua estrutura permite incluir diferentes tipos de trabalhos de pesquisa.

3 RELATÓRIO Documento que relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigação de pesquisa e desenvolvimento ou que descreve a situação de uma questão técnica ou científica. [...] o relatório técnico-científico apresenta, sistematicamente, informação suficiente para um leitor qualificado, traça conclusões e faz recomendações. É estabelecido em função e sob a responsabilidade de um organismo ou de uma pessoa a quem será submetido. ABNT (1983).

4 RELATÓRIO Conceito É documento que apresenta a descrição/narração de fatos de uma missão ou pesquisa e serve a todos os campos da correspondência técnica comercial e oficial. Um relatório é um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento que esteja finalizado ou em andamento.

5 RELATÓRIO Características a serem observadas em sua elaboração:
Fundamentar-se em fato ou fatos que serão observados, descritos e narrados; A descrição deve vir acompanhada de análise apreciativa Deve ser finalizado com parecer ou proposta concreta acerca dos resultados da observação e análise dos fatos.

6 RELATÓRIO Descrição objetiva; Narrativa clara e cronológica;
Relatar de forma técnica especializada alertando, esclarecendo e orientando sobre o assunto; Apresentar propostas práticas e exequíveis; Linguagem técnica científica: objetiva, despojada, precisa harmoniosa e clara; Apresentar informações exatas; não deixar dúvidas quanto aos dados apresentados;

7 RELATÓRIO Estrutura formal
Papel A4 Capa: Timbre Título do documento Ano da elaboração Folha de rosto: repetição da capa autor ou equipe organizadora Sumário

8 RELATÓRIO Estrutura textual
Cidade e data de 3 a 5 cm da margem superior Vocativo epistolar ( 2 a 3 cm abaixo da data, seguido de vírgula) Introdução: Encaminhamento Justificativa Objetivo Desenvolvimento: (conjunto de parágrafos numerados que descrevem os fatos.) Estrutura dos §: apresentação do fato (TF) análise do fato (desenvolvimento do §) parecer sobre o fato (conclusão opcional) Conclusão: Analisar como foi efetuada a missão, dificuldades encontradas, razões das dificuldades; Apresentar sugestão ao destinatário. Fecho Assinatura

9 Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2002 Senhor Diretor, Tendo sido designado para apurar a denúncia de irregularidades ocorridas no Departamento de Correios e Telégrafos, submeto à apreciação de V. Sª, para os devidos fins, o relatório das diligências que, neste sentido, efetuei.

10 2. Em 10 de setembro de 2002, dirigi-me ao chefe da Seção A, para inquirir os funcionários X e Y, acusados do extravio de valores endereçados à firma S&L, desta praça. 3. Ambos negaram a autoria da violação da mala da correspondência, conforme termos constantes das declarações anexas. 4. No inquérito a que se procedeu, ressalta a culpabilidade do funcionário X, sobre quem recaem as mais fortes acusações. 5. O segundo, apesar de não se poder considerar mancomunado com o primeiro, tem parcela de responsabilidade, pois agiu por omissão, sendo negligente no exercício de suas funções. Como chefe de turma, devia estar presente, na ocasião da abertura da mala em apreço – o que não ocorreu, conforme depoimento às folhas 2 e 3.

11 6. Do exposto conclui-se que somente o inquérito policial poderá esclarecer o crime perpetrado com violação da mala de correspondência da Seção A. 7. Impõe-se instauração de processo administrativo. É o que me cumpre levar ao conhecimento de Vossa Senhoria. Aproveito a oportunidade para apresentar-lhe protestos de minha consideração Assinatura Apud NEY, João Luís. Prontuário de Redação Oficial, p.163.

12 Referências bibliográficas
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, NEY, João Luis. Prontuário de Redação Oficial, Rio, DASP (s.d.) MEDEIROS, João Bosco. Português Instrumental. São Paulo: Ed. Atlas, 1993.


Carregar ppt "Redação técnica ou científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google