A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural."— Transcrição da apresentação:

1 Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural

2  A internet é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicações.

3  A internet, surgiu por vias militares nos períodos da Guerra Fria.  A primeira antepassada da internet nasceu em 1969, de um projecto do Ministério da Defesa dos Estados Unidos da América.  Chamava-se ARPANET e tinha como objectivo a interligação de computadores utilizados em centros de pesquisa militares.

4  A sua apresentação pública foi em 1972.  A ARPANET continuou a crescer durante os anos 70 mas, por razões de segurança, continuava a ser uma rede estritamente controlada pelos militares e inacessível a largos sectores da comunidade internacional e dos EUA.

5 Crescimento da ARPANET

6  Foi no início dos anos 80, mais precisamente em 1983, com adopção dos protocolos TCP/IP na ARPANET (onde se separou o componente estritamente militar) que surgiu a verdadeira internet.

7  Foi apenas no ano de 1990 que a internet começou a alcançar a população geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Berneslee desenvolveu a WWW (World Wide Web), que possibilitou a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e interessantes.

8  A década de 1990 tornou-se a era de expansão da internet.  Para facilitar a navegação pela internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o internet explorer e o firefox.

9  Até 2003, cerca de 600 milhões de pessoas estavam conectadas à rede. Segundo a Internet World Estatistics, em Junho de 2007 este número aproximava-se a 1 bilião e 234 milhões de usuários.

10  A internet é uma rede global de computadores ligados entre si por redes de telefone, satélite, entre outros modos…  Para simplificar digamos que há dois tipos de computadores na rede: browsers e servidores.

11  Servidores é onde existe maior parte da informação da internet. São computadores especializados em guardar informação.  Browsers é o que as pessoas usam para aceder à World Wide Web através de qualquer computador.

12  Quando conectas o teu computador à internetm tu estas a conectar-te a um tipo especial de servidor, que te é oferecido e operado pela teu ISP (Internet Service Provider – fornecedor de internet).  O trabalho deste “Servidor ISP” é fornecer a ligação entre o browser e o resto da internet.

13  Servidores ISP recebem pedidos dos browsers para verem páginas da web, ver o email, etc. Claro que cada servidor não pode guardar toda a informação da internet, portanto para que os browsers tenham acesso às páginas e ficheiros que eles pediram, os servidores têm que se conectar a outros servidores da internet.  Também existem os Servidores Host, que são basicamente servidores 24h ligados e autónomos. Por exemplo os sites são armazenados em servidores Host em algures no planeta.

14  Existem vários tipos de rede, sendo eles os seguintes: LAN; MAN; WAN.

15  LAN – é uma rede local, chamadas Local Area Networks e interligam computadores presentes dentro do mesmo espaço físico. São usadas em empresas, escolas ou até em casa, sendo possível fazer trocas de informação entre esses computadores.

16  MAN – Metropolitan Area Network, ou Rede Metropolitana. Conecta diversas Redes Locais dentro de algumas dezenas de quilómetros.

17  WAN – Rede de Longa Distância A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância, vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente.

18  A Ethernet é o padrão mais utilizado em redes locais (LAN).  Seu funcionamento parte do princípio de todos os computadores compartilharem uma mesma linha (cabo), independente da topologia física utilizada, isto significa que, quando uma linha estiver em uso, nenhum outro computador poderá enviar informações até que a linha esteja livre.

19  Na Ethernet, é utilizado o protocolo CSMA/CD. Um ponto fraco é que ele não utiliza nenhum tipo de prioridade, ou seja, todos os micros fazem a confirmação da linha até que ela esteja livre, se dois ou mais micros tentarem enviar dados ao mesmo tempo, ocorrerá uma colisão e nenhuma das placas conseguirá transmitir os dados.

20  Existem vários serviços disponíveis para usar a partir da internet. Temos como exemplo: -Email; -World Wide Web; -Acesso Remoto; -Redes Sociais; -Partilha de Arquivos; -Transmissão de Media; -VOIP (Voz sobre IP);

21  Os perigos na internet são variados. Para além dos perigos os vírus e outras formas de programas maliciosos, existe ainda o facto de não haver censura logo pode-se encontrar tudo desde racismo, cyberbullying, falsas identidades, pornografia (entre outros) por toda a internet, mas isto é apenas uma pequena porção da internet, sendo maior parte segura.


Carregar ppt "Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google