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PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016
O QUE É CANVAS? PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016
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O QUE É CANVAS? O Business Model Canvas - BMC é uma importante ferramenta de gerenciamento estratégico para empreendimentos. O método Canvas foi desenvolvido por Alexander Osterwalder, expert em Modelos de Negócios
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O QUE É CANVAS? O BMC pode ajudar tanto as empresas recém-nascidas quanto as já estabelecidas no mercado. É um mapa visual em uma folha de papel, mostrando o caminho para o empreendedor, para compreensão do modelo de negócio . É dividido em 9 blocos para o detalhamento do empreendimento.
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O QUE É CANVAS? 1 – PARCEIROS CHAVE
Rede de fornecedores e parceiros que fazem o modelo de negócio da empresa funcionar. Parcerias estratégicas entre não-concorrentes. Parcerias estratégicas entre concorrentes. “Joint ventures” para desenvolvimento de um novo negócio. Parceria entre comprador e fornecedor.
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O QUE É CANVAS? 2 – ATIVIDADES-CHAVE
São as atividades mais importantes que uma empresa deve realizar para que seu modelo de negócio vá para frente. Atividades de Produção – desenvolvimento, produção e entrega de um produto. Atividades de Solução de problemas - voltadas às novas soluções para problemas individuais do cliente.
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O QUE É CANVAS? 3 - RECURSOS-CHAVE
São os itens tangíveis e intangíveis necessários para a criação e entrega de propostas de valor, alcance de mercados, além de manter o relacionamento com seus segmentos de usuários e ganhar renda. Podem ser: Físicos Intelectuais Humanos Financeiros
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O QUE É CANVAS? 4 – OFERTA DE VALOR
Produtos e serviços que criam valor para determinado segmento, A oferta de valor prende o consumidor, resolve seus problemas e satisfaz suas necessidades. Desempenho Resolução do problema Design Preço Conveniência e Usabilidade
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O QUE É CANVAS? 5 – RELACIONAMENTO COM CLIENTES Relacionamento que a startup terá com seus segmentos de usuários/consumidores. Assistência pessoal na venda ou pós-venda Assistência técnica Redes sociais
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O QUE É CANVAS? 6 – CANAIS DE VENDAS
Comunicação, distribuição e canais de venda, é responsável pela entrega da proposta de valor aos consumidores. Divulgam novidade, recebem feedback, oferecem produtos e serviços Percepção Avaliação Aquisição Entrega
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O QUE É CANVAS? 7 – SEGMENTOS DE CLIENTES
Grupos, pessoas e organizações que sua empresa pretende alcançar e atender. Mercado de Massa - Setor de consumo eletrônico. Mercado de Nicho - Segmento específico. Ex.: Auto peças Segmentados – Atende segmentos diferentes, com pequena diferença nas necessidades e problemas. Ex: indústria de relógios Diversificados - Atende segmentos diferentes. Ex: Mercado Livre.
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O QUE É CANVAS? 8 – FONTES DE CUSTOS
Descrição dos custos fixos e variáveis para que o modelo de negócio seja eficiente. Negócio orientado por custo – Minimiza os custos com propostas de valor baixas e automatização Negócio orientado por valor – propostas de valor Premium por bens e serviços altamente personalizados.
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O QUE É CANVAS? 9 – FLUXOS DE RECEITAS
Renda gerada em cada segmento de usuário. Quais são as propostas de valor que cada segmento de consumidor está disposto a comprar? Pagamentos de consumidores Taxa de utilização Licenciamento Anúncios
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