A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resenha acadêmica Professora Rita de Cassia Lorga Carnielli Material baseado nos estudos do Prof. Dr. André Lopez.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resenha acadêmica Professora Rita de Cassia Lorga Carnielli Material baseado nos estudos do Prof. Dr. André Lopez."— Transcrição da apresentação:

1 Resenha acadêmica Professora Rita de Cassia Lorga Carnielli Material baseado nos estudos do Prof. Dr. André Lopez

2 Resenha Trata-se de um gênero textual em que se sintetiza a opinião do autor lido, apontando os destaques, os pontos fortes e falhos. A resenha deve apresentar as ideias do autor (texto) resenhado do modo mais fiel possível, porém apresentando comentários acerca da obra.

3 Caracteriza-se por ser um texto breve, uma espécie de resumo comentado. Apresenta apreciações, análises críticas e interpretativas, tendo o autor a possibilidade de posicionar-se diante do texto.

4 Estrutura da resenha O texto apresenta uniformidade, não apresenta subdivisões. Deve ser apresentada a referência completa da obra resenhada na primeira página. Salvo orientação diversa, ao final do texto é colocado o nome do autor da resenha (o acadêmico), curso e semestre.

5 Partes da resenha crítica Introdução: apresentação da obra e objetivos do autor do texto ao produzi-lo. Resumo: apresentação das principais ideias defendidas na obra e, quando obra científica, de suas possíveis aplicações.

6 Crítica: texto argumentativo no qual o autor da resenha faz sua apreciação da obra, especialmente no que se refere a análise dos objetivos defendidos pelo autor do texto resenhado. É apenas nessa parte que o autor da resenha opina, baseando-se em outros autores, fazendo comparações e a interpretação do texto lido.

7 Importante: Apesar da apresentação das partes da resenha de modo separado, essa é uma fragmentação didática. O ideal é que o autor da resenha dialogue com o autor da obra durante todo o texto, não apenas no final.

8 Apresentação textual 1. Informe a obra e o autor, de modo contextualizado; 2. Se possível, justifique a corrente científica adotada pelo autor; 3. Aproxime as ideias do autor com outros autores e outras ideias relacionadas à mesma temática; 4. Analise criticamente o texto:

9 a) Verifique a coerência da argumentação; b) Analise a validade dos argumentos utilizados; c) Avalie a forma e a profundidade da abordagem dada ao tema; d) Apresente suas conclusões e consequências, realizando a apreciação das ideias defendidas.


Carregar ppt "Resenha acadêmica Professora Rita de Cassia Lorga Carnielli Material baseado nos estudos do Prof. Dr. André Lopez."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google