A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2 NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES A INOVA+ coordena e organiza desde 2007, um projecto europeu para a organização anual de um evento de divulgação científica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2 NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES A INOVA+ coordena e organiza desde 2007, um projecto europeu para a organização anual de um evento de divulgação científica."— Transcrição da apresentação:

1

2 2 NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES A INOVA+ coordena e organiza desde 2007, um projecto europeu para a organização anual de um evento de divulgação científica denominado “Noite Europeia dos Investigadores”. Este Projecto insere-se nas Acções Marie Curie do Programa Pessoas no âmbito do 7º Programa-Quadro da Comissão Europeia: http://ec.europa.eu/research/researchersineurope/index_en.htm.http://ec.europa.eu/research/researchersineurope/index_en.htm O objectivo estratégico desta iniciativa anual é promover a aproximação dos cientistas ao público em geral, de forma a desmistificar a sua imagem e revelar o seu papel essencial na sociedade.

3 3 NOITE DOS INVESTIGADORES 2007 Génios à Solta! A edição de 2007, organizada pela primeira vez pela Inovamais, decorreu a 28 Setembro, entre as 14h00 e as 02h00, no Visionarium e no Europarque. O evento teve um significativo sucesso na Região Norte. Mais de 20 000 pessoas tomaram conhecimento do evento e mais de 2 000 participantes!

4 4 NOITE DOS INVESTIGADORES 2008 Scientists Across Portugal A edição de 2008 foi coordenada pela Inova+ e envolveu a Universidade do Porto e o Instituto Gulbenkian de Ciência. Ocorreu a 26 de Setembro, em Lisboa, no Porto e em Matosinhos, entre as 14h00 e a 01h00. O sucesso do evento foi ainda maior do que o atingido em 2007! Mais de 60 000 pessoas tomaram conhecimento do evento. Mais de 4 600 participantes!

5 5 NOITE DOS INVESTIGADORES 2008 Scientists Across Portugal

6 6 NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES Vem aí a Noite dos Investigadores 2009!

7 7 NOITE DOS INVESTIGADORES 2009 Scientists Across Portugal Na edição de 2009 pretende-se obter ainda um maior impacto do que o alcançado nas edições anteriores, levando o evento a um maior número de cidades portuguesas. Pretende-se que mais de 100 000 pessoas tomem conhecimento do evento e que mais de 6 000 participem. A edição de 2009 irá ter lugar a 25 de Setembro, nas seguintes cidades: AVEIRO, COIMBRA, COVILHÃ, LISBOA, TOMAR, VILA REAL O horário poderá variar em função do programa de actividades, mas poderá ocorrer por exemplo entre as 17h00 às 22h00.

8 8 NOITE DOS INVESTIGADORES 2009 Scientists Across Portugal Actividades Base Haverá um programa base de actividades que serão realizadas em todas as localizações e coordenadas pela INOVA+:  Website/blog do projecto: -Com a compilação das actividades de todas as cidades; -www.inovamais.pt/scientistsacrossportugal09.htmwww.inovamais.pt/scientistsacrossportugal09.htm  Cantinho Europeu: -Blind Date com Cientistas Esta será uma das mais originais zonas de contacto com o público. Alguns investigadores, em simultâneo, conversarão com um ou mais visitantes, durante alguns minutos. O tempo necessário para responderem a várias questões desde a sua área de investigação aos seus hobbies. Tudo o que sempre quis saber sobre a investigação e sobre as pessoas por trás dela, em apenas alguns minutos. -Jogos sobre a Europa -Mostra de Projectos Europeus (posters, trabalhos científicos,...)

9 9 NOITE DOS INVESTIGADORES 2009 Scientists Across Portugal Actividades Base (cont.) Exposição de Posters “Noite dos Investigadores 2010” (em formato digital ou impresso) - Concurso -Concurso oficial para desenvolvimento do poster a usar na Noite dos Investigadores 2010 – focalizado em estudantes do ensino secundário e superior); -Requisitos e formas de inscrição estarão disponíveis dentro em breve no website do projecto; -Prémios a definir (angariação de patrocinadores/premio monetário).  Exposição de Desenhos “Retratos de um Cientista” – Concurso Escolar -O Concurso é dirigido a todos os alunos de estabelecimentos de ensino que desejem participar e que encaixem nas seguintes categorias:Categoria 1: dos 6 aos 12 anos; Categoria 2: dos 13 ao 18 anos. -Pretende-se que os alunos desenhem um investigador, de forma a retratarem a sua percepção relativamente à figura do Investigador. -Requisitos e formas de inscrição estarão disponíveis dentro em breve no website do projecto. -Prémios a definir.

10 10 NOITE DOS INVESTIGADORES 2009 Scientists Across Portugal Actividades Específicas por Cidade Definição de actividades específicas a desenvolver em cada uma das cidades. Exemplos de actividades que podem ser desenvolvidas:  Sessões oficiais de abertura do evento;  Exposições e Workshops temáticos;  Jogos Interactivos e Experiências Científicas;  Mostras Científicas;  Visitas a Laboratórios;  Cafés Científicos;  Tunas Universitárias. Objectivo: constituir um programa equilibrado para os públicos- alvo (informação/ludico/lazer)

11 11 NOITE DOS INVESTIGADORES 2009 Scientists Across Portugal Divulgação e Promoção  Públicos-Alvo: Crianças, famílias, estudantes e Instituições de ensino (escolas e instituições de ensino público e privado); Unidades de investigação; Parques de Ciência e Tecnologia; Empresas; Administração local e central (Câmaras, MCTES, MEI, etc.); Organismos públicos (FCT, ANCCT- Ciência Viva, …); Media nacional e regional (jornais, revistas, rádio, tv, internet, …; …

12 12 NOITE DOS INVESTIGADORES 2009 Scientists Across Portugal Divulgação  Comunicação Digital -Presença da Noite dos Investigadores 2009 nas principais comunidades sociais on-line (Myspace, HI5, Twitter, Youtube, Bebo, Orkut, Facebook, Flickr, etc.) -Constituição de grupos de fãs da noite dos investigadores;  Website/blog -Inclusão do programa de actividades; -Informação detalhada sobre as actividades no âmbito do Projecto; -Inclusão de descrição de cada uma das entidades envolvidas e respectivos logótipos; -Apresentação a cada 15 dias do perfil de um investigador das instituições envolvidas (apresentar a dimensão profissional e pessoal do cientista – trajecto profissional e também interesses e actividades pessoais: hobbies, etc..) -Links bidireccionais.

13 13 NOITE DOS INVESTIGADORES 2009 Scientists Across Portugal Divulgação (layout do Flyer)

14 14 NOITE DOS INVESTIGADORES 2009 Scientists Across Portugal Divulgação (layout Poster)

15 15 NOITE DOS INVESTIGADORES 2009 Scientists Across Portugal Divulgação  Assessoria de Comunicação junto dos media -Empresa de comunicação – Grupo InforPress http://www.inforpress.pt/http://www.inforpress.pt/  Pré-eventos regionais -Objectivo: promover o evento e as suas actividades; -Publicos-alvo: estudantes, investigadores, professores nas áreas das ciências; -Duração: aproximadamente 1h;  Convites institucionais -Identificação de um padrinho do evento para cada localização – investigador, aluno que se destacou, presidente da Camarâ, etc.;  Envolvimento de outras entidades chave - Municípios, empresas,....

16 16 NOITE DOS INVESTIGADORES 2009 Scientists Across Portugal Níveis de Envolvimento no evento/projecto  Organização  Comissão Europeia  Patrocinios (em valor ou géneros)  Parcerias (entidades que apoiam considerávelmente na organização de determinadas actividades)  Apoios (entidades que prestam apoio considerável na divulgação) (Condiciona a forma comunicação – presença dos logos nos flyers, cartazes, etc.)


Carregar ppt "2 NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES A INOVA+ coordena e organiza desde 2007, um projecto europeu para a organização anual de um evento de divulgação científica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google