A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA, DELIMITAÇÃO DO TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESES. Não faltam assuntos para serem pesquisados. Na maioria das vezes o pesquisador tem vários assuntos a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA, DELIMITAÇÃO DO TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESES. Não faltam assuntos para serem pesquisados. Na maioria das vezes o pesquisador tem vários assuntos a."— Transcrição da apresentação:

1 TEMA, DELIMITAÇÃO DO TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESES

2 Não faltam assuntos para serem pesquisados. Na maioria das vezes o pesquisador tem vários assuntos a escolher, podendo a escolha ser decisiva para sua carreira. Eis alguns pontos de reflexão que podem ajudar na escolha: O assunto deve corresponder ao gosto pessoal do pesquisador; O assunto deve ser adequado à capacidade e à formação do pesquisador; O assunto pode ser indicado pelo aluno ou professor (orientador); Levar em conta o material bibliográfico disponível; Considerar o custo da pesquisa; Sempre ter em mente que a pesquisa será uma contribuição Ciência, devendo-se optar por assuntos novos, e não pela duplicação de estudos.

3 Tema: é o assunto, a área que se deseja investigar. Exemplo: Morte de jovens no trânsito.

4 A delimitação do tema é necessária quando o tema não for suficientemente claro, e por isso precisa ser mais delimitado. Caso seja necessário restringir mais o tema, esta possibilidade consiste na formulação de uma ideia mais delimitada do tema escolhido pelo pesquisador, que vai restringir o campo de investigação sob um ponto de vista de espaço, tempo, modo ou outro aspecto relevante para o estudo.

5 A influência do consumo de drogas em mortes de jovens até 29 anos no trânsito em Alta Floresta-MT, em 2009.

6 PROBLEMA É UMA QUESTÃO QUE A PESQUISA PRETENDE RESPONDER. TODO PROCESSO DE PESQUISA IRÁ GIRAR EM TORNO DE SUA SOLUÇÃO, E ENVOLVE DUAS VARIÁVEIS ENTRE SI, QUE POSSAM SER TESTADAS EMPIRICAMENTE

7 Qual a influência do consumo de drogas nas mortes de jovens no trânsito do de Alta Floresta em 2011?

8 Variável é qualquer quantidade ou característica que pode possuir diferentes valores numéricos (YOUNG, 1960).

9 Variável é um valor que pode ser dado por uma quantidade, qualidade, magnitude, traço, etc., que pode variar em cada caso individual (TRUJILLO, 1974).

10 As variáveis são aspectos que variam, que mudam, que podem apresentar diferentes valores: a idade, por exemplo, é uma variável que pode ter diferentes valores: 18, 21, 40, 60 etc. anos.

11 As variáveis independentes são as explicativas, que atuam sobre as variáveis dependentes, as quais sofrem os efeitos das independentes.

12 Variável independente é aquela que influencia, determina ou afeta uma outra variável. Será indicada pela letra X, sendo referida como fator determinante, condição ou causa para a ocorrência de determinada resposta. De maneira geral é manipulado pelo pesquisador.

13 Variável Dependente consiste na resposta que ocorre em virtude dos diferentes valores que a variável independente pode assumir. Será indicada pela letra Y. A variável dependente é a resposta que aparece à medida que o investigador modifica a variável independente; é o resultado, conseqüência ou resposta a algo que foi manipulado.

14 Assunto: Organizações Tema: Cultura Organizacional Problema: Qual é a relação entre cultura organizacional e o desempenho funcional dos administradores? Variáveis: X = tipo de cultura organizacional Y = desempenho funcional

15 HIPÓTESES SÃO SUPOSIÇÕES COLOCADAS COMO RESPOSTAS PLAUSÍVEIS E PROVISÓRIAS PARA O PROBLEMA E OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS. SÃO PROVISÓRIAS PORQUE PODERÃO SER CONFIRMADAS OU REFUTADAS COM O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA.

16 Quando a pesquisa envolver hipóteses, é importante deixar claras as relações previstas entre as variáveis (quantidades, qualidades, características, magnitudes, traços etc.,) (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2006, p. 154).

17 Qual a influência do consumo de drogas nas mortes de jovens no trânsito de Alta Floresta em 2011?

18 a) A influência do consumo de drogas é de cerca de 70% do índice de mortes de jovens no trânsito de Alta Floresta. b) A bebida alcoólica é a droga que mais influencia no índice de mortes de jovens no trânsito em Alta Floresta.

19


Carregar ppt "TEMA, DELIMITAÇÃO DO TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESES. Não faltam assuntos para serem pesquisados. Na maioria das vezes o pesquisador tem vários assuntos a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google