A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos."— Transcrição da apresentação:

1 Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos 2. Processos de agregação de valor 2A. Processos principais do negócio 2B. Processos de apoio 3. Força de trabalho 4. Produtos/Serviços 5. Clientes-alvo 6. Segmentos-alvo 7. Mercados-alvo 8. Concorrentes (atuais e potenciais) 9. Comunidade/sociedade 2 2A 2B 5 6 7 9 3 8 1 1A 1B EntradasSaídas 4

2 Processos Transformam insumos em produtos Processos Operacionais Processos Gerenciais Transformam informações em decisões gerenciais “Práticas de gestão”

3 Processo Gerencial, Prática de Gestão e Padrão de Trabalho Processo Gerencial (ou processo de gestão Processo de natureza gerencial; processos relativos aos critérios de 1 a 7 Prática de Gestão (ou prática gerencial) Processo gerencial como efetivamente implementado pela organização Padrão de Trabalho Regras de Funcionamento das práticas de gestão. Podem ser expressas na forma de procedimentos, rotinas de trabalho, normas administrativas, fluxogramas, comportamentos, coletivos, ou qualquer meio que permita a execução das práticas Prática de Gestão Padrão de Trabalho Processo Gerencial

4 Processos de agregação de valor São os processos por meio dos quais uma organização gera benefícios para os seus clientes e para o negócio da organização. Os processos de agregação de valor diferem muito entre as organizações, dependendo de muitos fatores, os quais incluem a natureza dos produtos, como são produzidos e entregues, relacionamento com os fornecedores, os clientes e a sociedade, importância da pesquisa e desenvolvimento, tecnologia, requisitos ambientais e estratégias de crescimento. Nota: Os processos de agregação de valor usualmente são classificados em processos principais do negócio e processos de apoio.

5 Processos principais do negocio Processos que agregam valor diretamente para os clientes. Estão envolvidos na geração do produto e na sua venda e transferência para o comprador, bem como na assistência após a venda e disposição final. Notas: 1.A denominação “processos principais do negócio” é uma adaptação da expressão inglesa “primary activities”; 2.Os processos principais do negócio são também conhecidos como processos fim ou processos primários; 3.Os processos principais do negócio usualmente são divididos em cinco categorias genéricas: logística de entrada; operações; logística de saída; marketing & vendas; e serviço.

6 Processos de apoio Processos que sustentam os processos principais do negócio e a si mesmos, fornecendo produtos e insumos adquiridos, equipamentos, tecnologia, softwares, recursos humanos e informações.

7 Cadeia de Suprimento Fluxo de informações e de produtos, que vão do fornecedor ao cliente, tendo como contrapartida os fluxos financeiros.

8 Critério 7 - Processos Item 7.1 – Processos principais do negócio e dos processos de apoio Item 7.2 – Processos de relacionamento com os fornecedores Item 7.3 – Processos econômico-financeiros

9 a)Identificação dos Processos de agregação de valor e Processos principais do negócio e Processos de apoioProcessos de agregação de valor e Processos principais do negócio Processos de apoio b)Determinação dos requisitos dos processos c)Projeto dos processos d)Gerenciamento dos processos e)Análise e melhoria dos processos ITEM 7.1 – Processos principais do negócio e processos de apoio

10 a)Identificação de fornecedores e desenvolvimento da Cadeia de suprimentoCadeia de suprimento b)Seleção e qualificação de fornecedores c)Atendimento aos requisitos da organização d)Avaliação de desempenho de fornecedores e)Minimização dos custos associados ao fornecimento f)Envolvimento e Comprometimento dos fornecedores ITEM 7.2 – Processos de relacionamento com os fornecedores

11 a)Aspectos que causam impacto na sustentabilidade econômica do negócio b)Recursos financeiros para o atendimento das necessidades operacionais c)Recursos financeiros para suportar as estratégias e os planos de ação d)Identificação e monitoramento dos riscos financeiros e)Gerenciamento do orçamento ITEM 7.3 – Processos econômico-financeiros

12 Critério 8 - Resultados Item 8.1 - Resultados econômico- financeiros Item 8.2 - Resultados relativos aos clientes e ao mercado Item 8.3 - Resultados relativos à sociedade Item 8.4 - Resultados relativos às pessoas Item 8.5 - Resultados dos processos principais do negócio e dos processos de apoio Item 8.6 - Resultados relativos aos fornecedores

13 Importância do resultado para determinação do alcance dos objetivos estratégicos e operacionais da organização. Relevância Avaliação dos itens de resultados organizacionais

14 Comportamento ao longo do tempo. Tendência Avaliação dos itens de resultados organizacionais

15 Comparação do valor atual em relação às informações comparativas pertinentes. Nível Atual Avaliação dos itens de resultados organizacionais

16 Avaliar o nível atual do resultado por meio de referenciais (*), tais como : –Excelência: –Líder de Mercado: –Líder do Setor de Atuação: –Demais Informações Comparativas Pertinentes: (*) A escolha dos referenciais de excelência e das demais informações comparativas pertinentes (5.2.b.) deve ser coerente com o perfil da organização e seus objetivos e estratégias Avaliação dos itens de resultados organizacionais

17 Avaliar a favorabilidade da evolução dos resultados em pelo menos três períodos consecutivos de aplicação das práticas, coerentes com o ciclo de planejamento e análise do desempenho, em termos de: –Melhoria continua absoluta O resultado vem melhorando ao longo do tempo –Crescimento do diferencial competitivo Mesmo que não melhore em valor absoluto, o resultado vem melhorando a diferença em relação ao referencial adotado historicamente –Manutenção contínua do nível de excelência Resultado se mantém continuamente em níveis de excelência Avaliação dos itens de resultados organizacionais

18 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias As empresas estão ativas, portanto possuem práticas de gestão e ao iniciar a caminhada em direção ao modelo de excelência de gestão, você deve avaliar o estágio atual destas práticas e para isso sugere-se que tais práticas sejam avaliadas pela ótica de diversos fatores.

19 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias Evidências de fatores de avaliação de processos gerenciais 1.Adequação; 2.Proatividade; 3.Disseminação 4.Continuidade; 5.Refinamento; 6.Integração – coerência; 7.Integração – inter-relacionamento; 8.Integração – cooperação.

20 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de processos gerenciais O fator Enfoque refere-se ao grau em que as práticas de gestão da organização apresentam: Enfoque Adequação Proatividade

21 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de processos gerenciais Atendimento aos requisitos do item, incluindo os mecanismos de controle, de forma apropriada ao perfil da organização. Adequação Enfoque

22 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de processos gerenciais Capacidade de se antecipar aos fatos, a fim de prevenir a ocorrência de situações potencialmente indesejáveis e aumentar a confiança e a previsibilidade das práticas. Proatividade Enfoque

23 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de processos gerenciais O fator Aplicação refere-se ao grau em que as práticas de gestão da organização apresentam: Aplicação Disseminação Continuidade

24 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de processos gerenciais Implementação, horizontal e verticalmente, pelas áreas, processos, produtos e/ou partes interessadas, conforme pertinente ao item, considerando-se o perfil da organização. Disseminação Aplicação

25 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de processos gerenciais Utilização periódica e ininterrupta das práticas de gestão Continuidade Aplicação

26 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de processos gerenciais O fator Aprendizado refere-se ao grau em que as práticas de gestão da organização apresentam: Aprendizado Refinamento

27 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de processos gerenciais Aperfeiçoamentos decorrentes do processo de melhorias, o que pode incluir eventuais inovações, tanto incrementais quanto de ruptura. Refinamento Aprendizado

28 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de processos gerenciais Incorporação nas práticas de gestão de idéias inéditas ou incomuns à área em que é aplicada ou ao ramo de atividade da organização, podendo ou não ser decorrente do aprendizado organizacional. Nota: A inovação pode também ser percebida na forma de se aplicar uma prática ou de melhorar sua aplicação. Inovação

29 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de processos gerenciais O fator Integração refere-se ao grau em que as práticas de gestão da organização apresentam: Integração Coerência Inter-relacionamento Cooperação

30 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de processos gerenciais Relação harmônica com as estratégias e objetivos da organização. Coerência Integração

31 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de processos gerenciais Implementação de modo complementar com outras práticas de gestão da organização quando apropriado. Inter-relacionamento Integração

32 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de processos gerenciais Colaboração entre as áreas da organização e entre a organização e suas partes interessadas, quando pertinente, na implementação das práticas de gestão. Cooperação Integração

33 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de resultados organizacionais. Fator Resultado: A utilização destas práticas produzem resultados relevantes para as partes interessadas: –Relevância Tendência –Nível Atual.

34 Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de resultados organizacionais. Importância do resultado para determinação do alcance dos objetivos estratégicos e operacionais da organização. Relevância

35 Comportamento ao longo do tempo. Tendência Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de resultados organizacionais.

36 Avaliar a favorabilidade da evolução dos resultados em pelo menos três períodos consecutivos de aplicação das práticas, coerentes com o ciclo de planejamento e análise do desempenho, em termos de: –Melhoria continua absoluta O resultado vem melhorando ao longo do tempo –Crescimento do diferencial competitivo Mesmo que não melhore em valor absoluto, o resultado vem melhorando a diferença em relação ao referencial adotado historicamente –Manutenção contínua do nível de excelência Resultado se mantém continuamente em níveis de excelência Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de resultados organizacionais.

37 Comparação do valor atual em relação às informações comparativas pertinentes. Nível Atual

38 Avaliar o nível atual do resultado por meio de referenciais (*), tais como : –Excelência: –Líder de Mercado: –Líder do Setor de Atuação: –Demais Informações Comparativas Pertinentes: (*) A escolha dos referenciais de excelência e das demais informações comparativas pertinentes (5.2.) deve ser coerente com o perfil da organização e seus objetivos e estratégias Auto Avaliação e Gestão de Melhorias dos itens de resultados organizacionais.


Carregar ppt "Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google