A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam."— Transcrição da apresentação:

1 U NIDADE 1 Atividades 5 e 6

2 E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam a compreensão da complexidade do mundo, do contexto, do grupo, do ser humano e da própria identidade. Diz respeito a levantar ou incentivar a identificação de temas ou problemas de investigação, discutir sua importância, possibilitar a articulação entre diferentes pontos de vista, reconhecer distintos caminhos na busca de sua compreensão ou solução, negociar redefinições, incentivar a busca de distintas fontes de informações ou fornecer informações relevantes, favorecer a elaboração de conteúdos e a formalização de conceitos que propiciem a aprendizagem significativa.

3 A melhor forma de ensinar é aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento da capacidade de ler e interpretar o mundo, aprender de forma significativa e com sentido, potencializando o seu desenvolvimento para lidar com as características da sociedade atual, que enfatizam a autonomia do aluno para a busca constante de novas aprendizagens.

4 construção do conhecimentoaprendizado significativo e interdisciplinar e humanista novas competências significativas intencionalidade educacional " O uso da tecnologia na escola, quando pautado em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.” (ALMEIDA E PRADO, 2005)

5 Para ver o texto na íntegra, acesse o Portal do Professor: http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83219/1.pdf http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83219/1.pdf Apresentação da Série Integração de tecnologias com as mídias digitais. Boletim Salto para o Futuro, 2005.

6 R EFLITA :  Como sei que o aluno aprendeu determinado assunto?  Quando o professor transmite uma informação?  Quando o aluno procura uma informação na Internet?  A informação é necessária, mas ela por si só garante que o aluno possa construir seu conhecimento?  O que significa conhecimento e como ele difere da informação ?

7 A informação será tratada aqui como os fatos, os dados que encontramos nas publicações, na Internet ou mesmo aquilo que as pessoas trocam entre si. O conhecimento é o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação e da compreensão da informação. Ele é o significado que atribuímos e representamos em nossa mente sobre a nossa realidade. É algo construído por cada um, muito próprio e impossível de ser passado – o que é passado é a informação que advém desse conhecimento, porém nunca o conhecimento em si (VALENTE, 2003).

8 Para ver o texto na íntegra, acesse o Portal do Professor no site: http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83219/1.pdf Artigo de José Armando Valente. O papel do computador no processo de ensino e aprendizagem. Livro Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. Organização de Almeida, M.E.B.; Moran, J. M. pag. 23 Secretaria de Educação a Distância do MEC: Brasília, 2005.

9 A TIVIDADE 5 Conhecendo uma experiência Procure conhecer uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares.

10 Orientações para a realização da atividade 5 Acesse o Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/main.action Selecione o item “Espaço da Aula” e clique em “Sugestões em Aula”. Analise o exemplo, destacando pontos das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possam tornar-se referência para sua prática pedagógica.

11 Elabore no editor de textos um fichamento contendo: -nome do programa, áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema: Atividade 1.5, subtema: “Fichamento”. Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.

12 Assista o vídeo para a atividade 6: Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia e observe como os recursos estão sendo utilizados na prática pedagógica. http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83219/pg12.html

13 ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE 6 Assista ao vídeo e destaque os pontos levantados da sua observação. Selecione o item Diário de Bordo. Escreva sua reflexão sobre a observação feita no espaço próprio do Diário de Bordo.


Carregar ppt "U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google