Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVinícius Vilarinho Costa Alterado mais de 7 anos atrás
1
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp bras@reitoria.unesp.br
2
2 A GRADUAÇÃO NA UNESP 25 campus 135 cursos 185 entradas no vestibular 37.500 estudantes 11 engenharias em implantação reserva de vagas (50% em 2018)
3
3 A GRADUAÇÃO NA UNESP
4
4 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO "Há necessidade de avaliar para desenvolver a qualidade e há necessidade de avaliar e de inovar a própria avaliação." ( Prof. José Carlos Dias Sobrinho ) Para que avaliar?
5
5 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO Quem avalia? Estado, agências privadas de creditação, a própria instituição? múltiplas avaliações
6
6 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO Como avaliar ? Princípios: utilidade (impacto) viabilidade (instrumento/mobilização) precisão (quantidade/qualidade) confiabilidade (convencimento/negociação) meta-avaliação
7
7 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO Falaremos de avaliação interna para gerar indicadores confiáveis para qualificar a gestão do ensino de graduação em níveis central (Reitoria) e locais (faculdades, departamentos, conselhos de curso).
8
8 INGRESSANTE EGRESSO ESTUDANTE UNESP MÚLTIPLOS INDICADORES MÚLTIPLAS AÇÕES AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO
9
9 perfil socioeconômico e cultural dos estudantes ações avaliativas da graduação
10
10 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO ações avaliativas da graduação ENADE: micro dados do exame
11
11 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO rendimento acadêmico dos ingressantes pela Sistema de Reserva de Vagas ações avaliativas da graduação
12
12 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO avaliação de disciplinas por estudantes e docentes ações avaliativas da graduação
13
13 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO atuação profissional dos egressos ações avaliativas da graduação
14
14 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO evasão e retenção ações avaliativas da graduação
15
15 evasão da turma de ingresso (coorte) dados do Sistema de Graduação e questionário turmas de fechadas (2000 a 2009) e mais recentes (até 2015) grandes áreas, modalidade, período e grupos de cursos idênticos ou similares. AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO metodologia
16
16 índice de evasão AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO
17
17 índice de retenção exclui estudantes desistentes AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO
18
18 RESULTADOS AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO
19
19 dados gerais da Universidade: (grandes áreas, períodos e modalidades) AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO
20
20 dados gerais da Universidade: (grandes áreas e modalidades) AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO
21
21 cursos de Agronomia (2000-2009) AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO
22
22 cursos de Engenharia Mecânica (2000-2009) AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO
23
23 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO evolução temporal da evasão
24
24 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO evasão x procura pelo curso
25
25 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO evasão x procura pelo curso
26
26 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO evasão x procura pelo curso
27
27 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO (dados de 11000 estudantes) evasão x procura pelo curso
28
28 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO distribuição da evasão por semestre (dados de 11000 estudantes)
29
29 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO distribuição da evasão por semestre Geografia - Ourinhos Geografia - Rio Claro
30
30 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO Por que eles deixam seus cursos? dados de aproximadamente 550 respondentes
31
31 mudança de interesse ou opção AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão
32
32 curso não atendeu as expectativas AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão
33
33 dificuldades financeiras AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão
34
34 falta de maior apoio ao aluno carente AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão
35
35 laboratórios didáticos AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão
36
36 acervo da biblioteca AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão
37
37 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão pouca motivação dos professores
38
38 didática AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão
39
39 pouca ênfase em disciplinas profissionalizantes AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão
40
40 inadequação do processo de avaliação AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão
41
41 falta de articulação entre os conteúdos AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão
42
42 dissociação entre disciplinas teóricas e práticas AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO sobre as causas da evasão
43
43 O que fazer ? AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO
44
44 algumas das ações em desenvolvimento.......além da infra-estrutura, bolas de permanência etc.... AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO
45
45 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO Atenção às disciplinas de cálculo e de física básica; disciplinas de redação científica; reforço da permanência; centro de convivência; esporte, corais etc... algumas das ações em desenvolvimento
46
46 Temas: PPP, plano ensino, interdisciplinaridade, avaliação do processo de ensino e aprendizagem, metodologias centradas no estudante formação pedagógica básica e específica
47
bit.ly/radesform Informações e formulário de adesão: ea2@reitoria.unicamp.br cenepp.secretariaexecutiva@unesp.br
48
metodologias de ensino ativas Cursos STHEM; oficinas pelo CENEPP; 4 cursos EaD: 400 vagas cada; edital interno de infraestrutura (um milhão); visitas de grupos de docentes a instituições exterior
49
49 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO resgate do Projeto Político Pedagógico Articulação dos PPPs de cursos idênticos ou similares; diretrizes para reestruturações curriculares de cada área; princípios: flexibilidade, internacionalização, interdisciplinaridade, inovação metodológica.
50
50 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO avaliação de disciplinas por discentes e docentes Instrumento construído após longa discussão; para subsidiar principalmente os conselhos de curso; participação compulsória; relatórios: docentes coordenadores, chefes depto etc
51
51 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO avaliação e recuperação contínuas Definida em fórum de coordenadores de curso; fase de formações e operacionalização
52
52 Obrigado pela atenção! AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO: EVASÃO E RETENÇÃO bras@reitoria.unesp.br F. 11 5627 0503, 14 991791595(cel)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.