A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO COM PRODUTOS QUÍMICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO COM PRODUTOS QUÍMICOS"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO COM PRODUTOS QUÍMICOS
Alunos: Marcelo Antunes de Oliveira Simone de Fátima Padilha Disciplina: Engenharia de Segurança Professor: André Turma 6ºD

2 Trabalho com Produtos Químicos
As Substâncias: - Poeiras - Fumos - Fumaças - Aerosóis - Vapores - Névoas

3 Trabalho com Produtos Químicos
Os meios de Contaminação: - Processo de Ingestão - Processo de Absorção (contato) - Processo de Inalação

4 Trabalho com Produtos Químicos
Classificação das Substâncias: Substâncias Inflamáveis Substâncias Oxidantes Substâncias Explosivas Substâncias Tóxicas Sistêmicas Substâncias Irritantes Substâncias Asfixiantes Substâncias Narcóticas Substâncias Corrosivas

5 FISPQ ABNT NBR 14725 Esta norma foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Química e pela Comissão de Estudo de Informações sobre Segurança, Saúde e Meio Ambiente Relacionadas a Produtos Químicos.

6 FISPQ – ABNT NBR 14725 A Norma estabelece condições para criar consistência no fornecimento de informações sobre questões de segurança, saúde e meio ambiente, relacionadas ao produto químico.

7 FISPQ O que é uma FISPQ? Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

8 O que deve conter uma FISPQ?
Informações sobre o transporte, manuseio, armazenamento e descarte de produtos químicos, considerando os aspectos de segurança, saúde e meio ambiente.

9 FISPQ A FISQP é um meio do fornecedor transferir informações essenciais sobre os riscos (incluindo informações sobre o transporte, manuseio, armazenamento e ações em emergência), de um produto químico ao usuário deste para o local do trabalho.

10 FISPQ – ABNT NBR 14725 Uma FISPQ deve fornecer as informações sobre o produto químico dadas sob os seguintes 16 títulos-padrão, cujas terminologia, numeração e sequência não devem ser alteradas.

11 FISPQ – ABNT NBR 14725 Uma FISPQ deve fornecer as informações sobre o produto químico dadas sob os seguintes 16 títulos-padrão, cujas terminologia, numeração e sequência não devem ser alteradas.

12 FISPQ – Modelo Modelo de uma FISPQ: Substancia: Amônia Anidra
FISPQ amonia-anidra.pdf

13 Símbolos para Produtos Perigosos
Todo produto ou substância química que apresentar risco deve trazer em sua embalagem e ficha técnica, bem como no veículo de transporte, símbolo que permita identificar o tipo de risco que sujeita aquele que o manipula.

14 Transporte de Produtos Perigosos

15 Transporte de Produtos Perigosos
Símbolo de Risco Número Classe Subclasse Nome

16 Transporte de Produtos Perigosos
O “X” significa que o produto reage com água e os três algarismos “3” significa que o produto é altamente inflamável. Para o número da ONU, 1102, trata-se da substância Trietilalumínio.

17 Transporte de Produtos Perigosos - Vídeo

18 Trabalho com Produtos Químicos
Importante: Reconhecer, Avaliar e Controlar Fim


Carregar ppt "TRABALHO COM PRODUTOS QUÍMICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google