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Fundamentos da Administração

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Apresentação em tema: "Fundamentos da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Administração
1 - Introdução

2 EMENTA: O conceito da Administração.
A evolução das escolas do pensamentos na Administração. As atividades do processo administrativo : Planejamento; Organização; Direção; e Controle. Papel da administração frente a mudanças do contexto organizacional

3 OBJETIVO: Desenvolver o conceito da Administração focado nos Sistemas de Informações. Estudar a evolução das escolas do pensamentos da Administração. Verificar as atividades do processo administrativo Entender a finalidade planejamento, organização, direção e controle Estudar o papel da administração frente a mudanças do contexto organizacional

4 Alguns Conceitos “Tarefa que possibilita atingir objetivos previamente definidos, com maior eficiência, ou seja, com maior rapidez”. (Capinussú, 1993) “É a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados”. (Paro, 1988) “Constitui uma importante atividade, em uma sociedade pluralista que se baseia no esforço cooperativo do homem, através das organizações (...) é basicamente a coordenação de atividades grupais”. (Chiavenato, 1983)

5 Administrar é: realizar coisas por meio de pessoas;
promover interação; desenvolver habilidades; conscientizar-se de que não há modelos únicos; concentrar esforços cooperativos para as tarefas; definir objetivos e depois traçar metas; assumir papéis; cumprir funções.

6 Informação e Conhecimento
ADMINISTRAR: é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Maximiano, A. C. A. RECURSOS Pessoas Informação e Conhecimento Espaço Dinheiro Instalações DECISÕES Planejamento Organização Execução e Direção Controle OBJETIVOS Resultados Esperados Do Sistema

7 Administração: Ciência ou Técnica?
“A Administração é uma ciência que estuda as organizações e as empresas com fins descritivos para compreender seu funcionamento, sua evolução, seu crescimento e seu comportamento. Como ciência, gera teorias e hipóteses que permitem uma abordagem prescritiva e normativa intimamente vinculada á técnica de administração, que trata de conduzir as organizações e empresas aos objetivos visados. Se a técnica atua sem o conhecimento do que esta acontecendo, ela passa a ser um ensaio meramente empírico e não cientifico.”

8 A Administração é necessária porque:
Organizações precisam ser gerenciadas Organizações têm objetivos a atingir: Oferecer serviços a sociedade Consegue harmonizar objetivos conflitantes Permite que as organizações alcancem eficiência e eficácia

9 Eficiência e Eficácia Eficácia Eficiência Atingir os objetivos
Fazer as coisas certas Relação entre resultados alcançados e objetivos planejados Eficiência Usar os recursos da melhor maneira possível; minimizar perdas Fazer certo as coisas Relação entre resultados alcançados e recursos empregados

10 Administrar é: Fazer as coisas por meio das pessoas, de maneira eficiente e eficaz. Devido as suas limitações físicas, biológicas e psíquicas, as pessoas têm necessidade de cooperar com outras pessoas para, em conjunto, alcançar objetivos. A eficiência e a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns depende diretamente da capacidade daqueles que exercem função administrativa.

11 Bons Administradores são eficazes e eficientes!

12 Palavras chaves em Administração
Objetivos São os resultados esperados que as organizações e sistemas procuram atingir, por meio do emprego de recursos Recursos Administrar recursos escassos: • Dinheiro; • Tempo; • Conhecimento; • Mão de Obra; • Matéria Prima; • Equipamentos; • Clientes; Decisões Significa fazer Escolhas.

13 Habilidades do Administrador
Desenvolver capacidade, competência. • trabalhar com heterogeneidade • considerar a interdependência funcional • trabalhar e promover o trabalho em equipe • promover a comunicação e as relações interpessoais • respeitar o ritmo do empregado, não fazendo por ele • não desrespeitar uma delegação já dada • ouvir com paciência • aceitar resultados mais fracos que os seus

14 Habilidades do Administrador

15 Funções do Administrador
PLANEJAR pensar antecipadamente em objetivos, ações e atos ORGANIZAR alocar (distribuir) o trabalho, recursos, autoridade, para atingir objetivos e realizar as ações DIRIGIR orientar as pessoas para que elas cumpram o esperado; motivar, liderar, comunicar, Incentivar CONTROLAR verificar se os atos estão conforme os planos e mudar rumos quando e se necessário

16 Administração e S.I. Os Papéis Fundamentais das Aplicações de SI na Empresa: Os sistemas de informação desempenham três papéis vitais em qualquer tipo de organização. Ou seja, eles apoiam em uma organização: As operações e processos da empresa; A tomada de decisão de empregados e gerentes; As estratégias para a vantagem competitiva

17 Administração e S.I. S.I. e a organização
De 1950 a 1960 – Processamento de Dados – Sistemas de processamento eletrônico de dados Papel: Processamento de transações, manutenção de registros, contabilidade e outros aplicativos de processamento eletrônico de dados. Os anos de 1960 a 1970 – Relatório Administrativo – Sistemas de informação gerencial Papel: Fornecer aos usuários finais gerenciais relatórios administrativos pré-definidos que dariam aos gerentes a informação de que necessitavam para fins de tomada de decisão. Os anos de 1970 a 1980 – Apoio à Decisão – sistemas de apoio à decisão Papel: Este apoio seria talhado sob medida aos estilos únicos de decisão dos gerentes à medida que estes enfrentavam tipos específicos de problemas no mundo concreto.

18 Administração e S.I. S.I. e a organização
Os anos de 1980 a 1990 – Apoio ao Usuário Final e à Estratégia Papel: Os usuários finais poderiam usar seus próprios recursos de computação em apoio às suas exigências de trabalho em lugar de esperar pelo apoio indireto de departamentos de serviços de informação da empresa. De 1990 a 2000 – Conexão em Rede Empresarial e Global – Informações interconectadas Papel: O rápido crescimento da Internet, intranets, extranets e outras redes globais interconectadas estão revolucionando a computação entre organizações, empresa e usuário final, as comunicações e a colaboração que apoia as operações das empresas e a administração de empreendimentos globais.

19 Administração e S.I. S.I. e a organização
Os anos de 2000 até 2015 – Planejamento de recursos empresarias e inteligência de negócios Papel:Exploração de dados e visualização de dados de aplicativos de interface comum em toda a empresa, gestão de relacionamento, gestão da cadeia de suprimentos.


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