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PublicouSebastiana Lage Álvaro Alterado mais de 7 anos atrás
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Disciplinas de programação: Desafio, sim ou não?
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O que eu faço? Será que eu vou reprovar? Meu Deus socorro!
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Um dos primeiros obstáculos para o estudante da área de T.I. é o medo que se têm das disciplinas de programação. Mas será elas são realmente um “bicho de sete cabeças” para os alunos? Vamos descobrir...
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Realizamos algumas pesquisas com os alunos da UFC Campus Quixadá, para ver o que eles tem a nos dizer sobre o assunto.
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Método 1: Enquete em um grupo na rede social Facebook. Utilizamos os seguintes métodos para colher dados. Método 2: Entrevista realizada com alunos da UFC Campus Quixadá.
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Com os dados em mãos podemos revelar que:
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O nível de Dificuldades dos Alunos com a Disciplina de Programação é exorbitante.
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E o que o numero reprovados entre os alunos é uma fatia bem significativa.
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O que fazer diante de uma situação dessas?
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Seria possível reduzir uma fatia desses quadros tão monstruosos?
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Apresentaremos aqui algumas ideias e Soluções!
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Apps de aprendizado. Na google play existem vários aplicativos No ramo da programação cujo futuros alunos que pretendem ingressar em uma faculdade na área de tecnologia da informação devem ter conhecimento para que tenha noções preventivas das disciplinas de programação. Os apps são práticos e fácil instalação e ajudarão bastante nos estudos.
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Ensino 3F 1ª Fase – Conhecendo o Aluno Saber o tipo de problemas que deveram ser apresentados aos alunos. Utilizar uma bateria de exames para saber como anda a compreensão de problemas e de conceitos matemáticos, raciocínio lógico, a capacidade de organização de fases lógicas, etc. 2ª Fase – Apresentar a programação através de jogos Utilizar a implementação de um jogo ( Flappy Bird ) para apresentar aos alunos os conceitos básicos sobre programação. Pode ser benefico, já que utilizando o carater lúdico do jogo pode-se gerar uma motivação superior para os alunos. 3ª Fase – Treino Utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem ( Moodle ) para os alunos praticarem os conhecimentos adquiridos na aula. Possibilitária aos alunos, contruir algoritmos através de fluxogramas, recorrendo as principais simbologias gráficas que representam as principais estruturas de um algoritmo.
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Grade com conteúdos de programação inseridos nas escolas.
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Cursos On-line. Navegando na web encontramos vários cursos online grátis e pagos para o conhecimento inicial de programação e varias linguagens. Os cursos são de fáceis entendimento e alguns são traduzidos para português. http://revistagalileu.globo.com/Life- Hacks/noticia/2014/10/9-sites-com-cursos-online- gratuitos-de-programacao.html
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Redes de Computadores 2016.1 Equipe: Antônio Thiago Costa Anderson Felipe Costa Elisa do Nascimento Hino Francisca Luzia Nogueira Araújo Jose Kessio Fideles Santiago Wagner Luiz Braga Bezerra
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Obrigado!
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