A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Martin Handford, Where´s Wally? Relações População – Meio-Ambiente no Município de Rio Verde: avanço dos canaviais e aumento do nível geral de Renda dos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Martin Handford, Where´s Wally? Relações População – Meio-Ambiente no Município de Rio Verde: avanço dos canaviais e aumento do nível geral de Renda dos."— Transcrição da apresentação:

1 Martin Handford, Where´s Wally? Relações População – Meio-Ambiente no Município de Rio Verde: avanço dos canaviais e aumento do nível geral de Renda dos Responsáveis por Domicílio. André Luiz Miranda Silva Zopelari Apresentação como requisito para avaliação na disciplina CST-310 Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre

2 Martin Handford, Where´s Wally? Área de Estudo: Município de Rio Verde (sudoeste de Goiás).

3 Problema: Existe relação entre população com maior renda e ocupação de setores aonde a cana vem se expandindo?

4 Hipótese: Nos setores censitários aonde a cana vem se expandindo se concentra a classe de responsáveis pelo domicílio com maior nível de renda.

5 Material e Métodos: Fontes secundárias: dados censitários do IBGE - Censo 2010; Shapes do Censo Shapes diversos para se gerar o Mapa de Uso e Cobertura da terra Canasat – INPE: Shapes da expansão, reforma e soca canavieiras Dados sobre erosão e outras formas de degradação: Relatório de Impacto Ambiental.

6 Mudança Demográfica: A tabela 1 demonstra que a população do município aumentou entre 2000 e 2010, com algumas nuances que serão apresentadas mais adiante.

7 Pela Tabela 2, vale observar, para a escala do município – e não do setor – registrou-se uma apreciação no nível de rendimentos dos domicílios, ou seja, de todos os habitantes com atividades remuneradas, entre 2000 e 2010, especialmente naqueles em áreas consideradas urbanas, com acréscimo de quase 3%; contudo, também é digno de nota o decréscimo de aproximadamente 2% naqueles em áreas rurais. Mediante as informações acima, torna-se viável proceder-se a uma análise em nível de setores censitários, com o fito de se observar o comportamento dos valores relativos à renda dos responsáveis por domicílio no município, datados de 2010.

8 Figura 1: Concentração de Residências cuja pessoa responsável percebe acima de 20 salários mínimos.

9 Cerrado antropizado.

10 Figura 3: áreas cobertas por cerrado antropizado contendo cana-de-açúcar.

11 Figura 3 – Expansão da Cana no Município de Rio Verde.

12 Conclusões. A proposta do trabalho foi verificar a hipótese de que pessoas com maior nível de renda estão ocupando porções do território do município de Rio Verde em que a plantação de cana vem se expandindo. Para tal empresa, coletou-se dados demográficos no Censo do IBGE, dos anos 2000 e 2010; também obteve-se dados do município no Serviço de Informações Geográficas do Governo do Estado de Goiás, e, afeta ao mesmo Governo, o Serviço de Informações e Estatísticas. Os dados sobre agricultura foram conhecidos através do PROBIO, do Ministério do Meio Ambiente, e do Programa CANA-SAT do INPE. Procedeu-se a um cotejo em nível de setores censitários entre as variáveis de renda e os shapes de expansão da cana, assim como do Cerrado antropizado. Pode-se constatar que, com efeito, os domicílios cujo chefe percebe uma renda maior que 20 salários mínimos se concentram numa faixa do município onde nota-se a penetração de canaviais, e onde o cerrado foi mais transformado.

13 Obrigado.


Carregar ppt "Martin Handford, Where´s Wally? Relações População – Meio-Ambiente no Município de Rio Verde: avanço dos canaviais e aumento do nível geral de Renda dos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google