A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA"— Transcrição da apresentação:

1 OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA

2 AS MULHERES JÁ FORAM EMANCIPADAS
As primeiras sociedades humanas (sociedades primitivas) eram matrilineares, coletivistas, tribais e nômades. Organizavam-se em torno da mulher (figura materna/descendência feminina) por desconhecer o papel do homem na reprodução. As relações entre mulheres e homens eram poliândricas. Relações de produção baseado na cooperação: meios de produção coletivos. MATRIARCADO PRIMITIVO

3 A PRIMEIRA FORMA DE OPRESSÃO NO MUNDO: DO HOMEM SOBRE A MULHER
Com o desenvolvimento da agricultura e da caça as comunidades passaram a se fixar num determinado território (sedentarismo fixo). Passou a existir a divisão social do trabalho: Aos homens, as atividades de caça (trabalho externo) TRABALHO PRODUTIVO. Às mulheres, o cultivo da terra, preparo dos alimentos e o cuidado das crianças (trabalho interno ou doméstico) TRABALHO REPRODUTIVO.

4 A PRIMEIRA FORMA DE OPRESSÃO NO MUNDO: DO HOMEM SOBRE A MULHER
No momento em que se reconhece a participação do homem na reprodução e, a partir do estabelecimento do direito à propriedade, as relações passam a ser, predominantemente, monogâmicas. Cria-se a figura da família nuclear e patriarcal, a fim de se garantir o direito da propriedade e de herança aos filhos legítimos.

5 É neste momento que o corpo e a sexualidade das mulheres passaram a ser controlados pelos homens e pelas instituições construídas por eles (especialmente as religiosas e científicas).

6 O REGIME PATRIARCAL Forma de organização social na qual as relações são regidas e experimentadas através de dois princípios básicos: 1.) Todas as mulheres são/estão hierarquicamente subordinadas aos homens (submetidas à autoridade patriarcal). 2.) Jovens são/estão hierarquicamente subordinados aos homens mais velhos (submetidos à autoridade paterna).

7 Autoridade Patriarcal
O REGIME PATRIARCAL Autoridade Patriarcal Autoridade Paterna Através dos valores do patriarcado se difunde a supremacia/domínio masculino. Há um maior valor de estima social às atividades que eram tidas como masculinas.

8 O REGIME PATRIARCAL Origem da Família
Famulus quer dizer escravo doméstico. Familia significa o conjunto dos escravos pertencentes a um mesmo homem. Para Engels: “o descobrimento da primitiva gens de direito materno, como etapa anterior à gens e direito paterno dos povos civilizados, tem, para a história primitiva, a mesma importância que a teoria da evolução de Darwin para a biologia e teoria da mais-valia, enunciada por Marx, para a economia política.” (Engels, 1891)

9 OPRESSÕES Opressão de classe inerente ao modo de produção capitalista;
Dominação em relação à sexualidade; Diferenças biológicas que instituem a discriminação (misoginia) e objetificação do corpo da mulher.

10 OPRESSÕES VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL
A cada 7 minutos uma mulher sofre algum tipo de violência 80,26%

11 EMANCIPACIONISMO Engels define: “A emancipação da mulher e sua equiparação ao homem são e continuarão sendo impossíveis, enquanto ela permanecer excluída do trabalho produtivo social e confinada ao trabalho doméstico, que é um trabalho privado.A emancipação da mulher só se torna possível quando ela pode participar em grande escala, em escala social, da produção, e quando o trabalho doméstico lhe toma apenas um tempo insignificante.” (Engels, 1891)

12 EMANCIPACIONISMO Durante a Revolução Francesa, de caráter burguês, em 1789, que pregara direitos iguais aos homens, Robespierre, líder do movimento Jacobino cria a Declaração dos Direitos dos Homens e dos Cidadãos; A revolucionária Olympe de Gouges propõe a Declaração de Direitos da Mulher e da Cidadã em Opõe-se à instituição do Ser Supremo criado por Robespierre e em 1793 é guilhotinada por ser considerada antirrevolucionária.

13 EMANCIPACIONISMO No século XIX, a luta emancipacionista cria um novo fôlego; Consolidou-se, a partir da I Revolução Industrial na Inglaterra uma verdadeira luta de classes no chão das fábricas; Os objetivos eram a igualdade jurídica e de voto.

14 SUFRAGGETTES Movimento iniciou em 1897 com a fundação da “National Union of Women's Suffrage” que defendia: “as mulheres têm direitos políticos na sociedade, pois se elas são obrigadas a obedecerem leis também devem fazer parte do processo de criação de tais leis.”

15 DESAFIOS PARA O EMANCIPACIONISMO
No sistema capitalista, ao instituir a forma familiar monogâmico-patriarcal – que estaria na gênese da dominação da mulher – nasceu, justamente, “a concentração das grandes riquezas nas mesmas mãos – as dos homens - e do desejo de transmitir essas riquezas por heranças aos filhos (homens) desses mesmos homens.”

16 DESAFIOS PARA O EMANCIPACIONISMO
Superar o Estado patriarcal, em que há preponderância econômica masculina. Transformar os meios de produção e a riqueza produzida por eles em propriedade social. Fim da propriedade privada; Da exploração do homem pelo homem.

17 DESAFIOS PARA O EMANCIPACIONISMO

18 EMPODERAR A MULHER


Carregar ppt "OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google