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DIVERSIFICAÇÃO, COMPETENCIAS E COERÊNCIA PRODUTIVA

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Apresentação em tema: "DIVERSIFICAÇÃO, COMPETENCIAS E COERÊNCIA PRODUTIVA"— Transcrição da apresentação:

1 DIVERSIFICAÇÃO, COMPETENCIAS E COERÊNCIA PRODUTIVA
Conexões entre diversificação e o crescimento da empresa (possíveis direções que o processo deve tomar): grau de similaridade com as atividades originais da empresas e condicionantes internos e externos Importante para viabilizar o crescimento da empresa (amplia o potencial de acumulação)

2 DIREÇÕES POSSÍVEIS DO PROCESSO DA DIVERSIFICAÇÃO
Dois critérios básicos (direções que orientam o processo 1) refere-se a proximidade existente entre as atividades originais 2) novas atividades para qual se esta expandindo Integração vertical ou horizontal

3 DIVERSIFICAÇÃO HORIZONTAL
Alguns conceitos Introdução de produtos que de alguma forma, estejam relacionados aos produtos originais da empresa em termos de mercado atingido e que possam ser vendidos através do canais de distribuição estabelecidos (ou extensão) A expansão de novos segmentos de mercado associa-se a uma extensão da área de especialização da empresa (base tecnológica e área de comercialização) Visa possibilitar a exploração de economias de escopo e dos canais de comercialização

4 DIVERSIFICAÇÃO HORIZONTAL
Alguns conceitos Características especificas de tecnologias e processo facilitam essa diversificação (instalações multiproposito) A partir dos mesmos equipamentos básicos, pode-se gerar vários produtos (industria de química fina – fármacos, fertilizantes, etc) Industria de montagem – flexibilização dos processos de produção, envolvendo a combinação de maior grau de automação com adoção de novas técnicas organizacionais (just-in-time, células). Capacitação mercadológica – praticas baseadas em esforço de vendas e propaganda (fortalecimento da marca)

5 DIVERSIFICAÇÃO HORIZONTAL
Alguns conceitos Características especificas de tecnologias e processo facilitam essa diversificação (instalações multiproposito) A partir dos mesmos equipamentos básicos, pode-se gerar vários produtos (industria de química fina – fármacos, fertilizantes, etc) Industria de montagem – flexibilização dos processos de produção, envolvendo a combinação de maior grau de automação com adoção de novas técnicas organizacionais (just-in-time, células). Capacitação mercadológica – praticas baseadas em esforço de vendas e propaganda (fortalecimento da marca) Reduz a vulnerabilidade em relação a variações cíclicas da demanda

6 DIVERSIFICAÇÃO VERTICAL
Alguns conceitos A empresa assume o controle sobre diferentes estágios (ou etapas) associados a progressiva transformação de insumos em produtos finais Dois tipos – para trás (upstream) e para frente (downstream) O produto originalmente gerado na empresa, percebe-se que a integração vertical não muda a natureza do mesmo, o que não ocorre com o processo para frente. O processo de integração para a frente pode envolver a entrada em atividades não estritamente industriais Para frente existe agregação de valor

7 DIVERSIFICAÇÃO VERTICAL
Fatores condicionantes do processo Desequilíbrios ou desbalanceamentos entre diferentes estágios do processo, decorrentes de mudanças tecnológicas Externalidades tecnológicas, relacionada a situações nas quais a existência de padrões de interconexão e interdependência entre as atividades do ponto de vista técnico (ou mercadológico) – setor elétrico Necessidade de aglutinação de competências Necessidade de equilibrar convenientemente uma cadeia de produção que comporta diferente estágios, cada um deles possuindo uma escala econômica particular

8 DIVERSIFICAÇÃO VERTICAL
Fatores condicionantes da eficiência econômica (redução de custos) Redução dos gastos com estoques, transporte de materiais, etc Ao expandir a empresa pode obter relevantes economias de escala e escopo Redução dos custos de transação (ativos específicos) Possibilidade de aumentar os níveis de segurança no aprovisionamento de insumos críticos

9 DIVERSIFICAÇÃO VERTICAL
Fatores condicionantes do processo competitivo Proteção contra a concorrência potencial de novos produtores (pode reforçar as barreiras a entrada) Preços de transferência Esta relacionado a estratégias de longo prazo da empresa

10 DIVERSIFICAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL
A Integração vertical se diferencia da horizontal na medida em que torna a empresa mais sensível a instabilidade dos mercados que atua (imobiliza capital) A IH pode preparar e facilitar a integração vertical, assim como a IV amplia a base tecnológica da empresa, possibilitando uma diversificação horizontal posterior.

11 DIVERSIFICAÇÃO CONCENTRICA E CONGLOMERADO
A diversificação concêntrica pode assumir diferentes formas de acordo com o grau de semelhança requeridas para operar de forma eficaz, as diversas unidades da empresa diversificada Diversificação em conglomerado envolve uma progressiva redução nos níveis de sinergia das atividades das empresa, ate atingir uma situação na qual essas inter-relações são tênues Fusões e aquisições

12 DIVERSIFICAÇÃO CONCENTRICA E CONGLOMERADO
A diversificação horizontal tem um impacto direto sobre as barreiras a mobilidade (fortalece a posição competitiva dos produtores que atuam em mercados próximos) A diversificação vertical tem um impacto sobre as barreiras a entrada (impõe maior escala intra-empresa)

13 DIVERSIFICAÇÃO CONCENTRICA E CONGLOMERADO
A diversificação horizontal tem um impacto direto sobre as barreiras a mobilidade (fortalece a posição competitiva dos produtores que atuam em mercados próximos) A diversificação vertical tem um impacto sobre as barreiras a entrada (impõe maior escala intra-empresa)

14 Benefícios e exemplos advindos do processo de diversificação
Aceleração do ritmo de crescimento da empresa Mudança de direção Possibilita um reposicionamento competitivo da empresa Estimulada tanto devido a perspectiva de lucro declinante em virtude de problemas inerentes ao ciclo de vida do produto nos mercados onde a empresa já opera Reação a mudanças no ambiente econômico e institucional que podem ameaçar a posição competitiva da empresa.

15 Benefícios e exemplos advindos do processo de diversificação
Aceleração do ritmo de crescimento da empresa Exploração de oportunidades atrativas Novos mercados que apresentam um potencial de expansão atrativo Esta associados a oportunidades tecnológicas e/ou mercadologicas promissoras Áreas de biotecnologia e novos materiais (nanotecnologia), e-business.

16 Benefícios e exemplos advindos do processo de diversificação
Incremento da eficiência técnico-produtiva Eficiência na alocação de recursos Refere-se ao ganhos obtidos com uma utilização mais racional dos recursos possibilitada pela diversificação Aproveitamento do excesso de capacidade e a exploração de economias de escala e escopo Mercadológico – geração de co-produtos, a exploração de vínculos comerciais com outras empresas e a utilização de canais de distribuição e do prestigio conquistado no mercado.

17 Benefícios e exemplos advindos do processo de diversificação
Incremento da eficiência técnico-produtiva Incremento de sinergias (4 tipos) Comercial – decorre da utilização comum de canais de distribuição e de RH de vendas Operacional – utilização mais intensa de instalações e pessoal (curvas de aprendizados comuns) Investimentos – uso conjunto de plantas, repartição de estoques e da transferência de P&D de um produto para outro Administração – experiência acumulada em problemas estratégicos, organizacionais e operacionais

18 Benefícios e exemplos advindos do processo de diversificação
Estabilização e dinamização das vendas Redução do risco Relacionado ao comportamento da demanda ao longo do ciclo de negócios nas diversas atividades da empresa Operacional – utilização mais intensa de instalações e pessoal (curvas de aprendizados comuns) Investimentos – uso conjunto de plantas, repartição de estoques e da transferência de P&D de um produto para outro Administração – experiência acumulada em problemas estratégicos, organizacionais e operacionais

19 Benefícios e exemplos advindos do processo de diversificação
Estabilização e dinamização das vendas Estabilização de ganhos Obtenção de menores flutuações quanto a rentabilidade do conjunto de atividades da empresa diversificada Diversificação para produtos de demanda estável (pouco cíclico) Diversificação para produtos com menor elasticidade preço

20 Benefícios e exemplos advindos do processo de diversificação
Estabilização e dinamização das vendas Adaptação as necessidades de consumidores Aprofundamento dos laços das empresas com seus consumidores por meio da diversificação, através do lançamento de novos produtos explorando a similaridade dos mesmos em relação a área de comercialização da empresa Contato com consumidores auxilia na diversificação

21 Condicionantes internos do processo de diversificação
Dimensões do nível de especialização A articulação das diversas atividades de uma empresa presente em diferentes mercados compreendo aspectos organizacionais da sua estrutura interna Base tecnológica e área de comercialização Existência de serviços produtivos ociosos

22 Condicionantes internos do processo de diversificação
Principais pesquisadores E. Penrose (1959) Prahalad e Hamel (1990)

23 Condicionantes externos do processo de diversificação
Tendência a retração, associado ao baixo dinamismo tecnológico da atividade, acirramento da competição, a reduzida elasticidade-renda Intensificação das flutuações cíclicas da demanda Crescimento relativamente lento em relação a expectativa da empresa


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