A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Santa Catarina de Siena História da Arte Iconografia Professor Doutor Luís Afonso Catarina Fernandes nº146112 Ano letivo 2015-2016.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Santa Catarina de Siena História da Arte Iconografia Professor Doutor Luís Afonso Catarina Fernandes nº146112 Ano letivo 2015-2016."— Transcrição da apresentação:

1 Santa Catarina de Siena História da Arte Iconografia Professor Doutor Luís Afonso Catarina Fernandes nº146112 Ano letivo 2015-2016

2 Catarina Benincasa, nasceu a 25 de Março de 1347 e acabou por falecer a 29 de abril de 1380 com 33 anos de idade; vigésima quinta filha de Jacopo Benincasa, um tintureiro e de Sra. Lapa di Piagente; Cresceu numa família religiosa e desde infância que manifestava interesse para a vida de piedade. Relata ‐ se que aos 7 anos de idade, 1354, fez voto secreto de virgindade. Por volta dos 12 anos de idade seus pais pensaram em casá ‐ la, principalmente a sua mãe. Com influencias por parte da sua irmã, Boaventura, Catarina começou a preparar ‐ se, para deste modo corresponder aos desejos familiares. Quando a mãe lhe acabou por apresentar um pretendente, Catarina percebeu o que realmente queria e reagiu decididamente. Acabou por cortar o cabelo, intensificou as suas penitências e fixou ‐ se na vida religiosa, fazendo, mais tarde, os três votos religiosos, depois recebida por Santo Domingo aos 16 anos acabou por entrar na terceira ordem das freiras dominicanas delle Mantellate, vestindo assim o manto negro das mesmas.

3 Santa Catarina de Siena era uma alma caridosa, ajudava e cuidava dos pobres; - ela curou leprosos e pessoas com cancro; - segundo Réau ela sugou o pus das feridas que causavam náuseas a um doente e como recompensa deste acto de valor sobre humano; - Cristo mostrou-lhe então as suas feridas como uma mãe apresenta o seu peito ao recém nascido e deste modo deixou que ela apoia-se os seus lábios nas suas feridas; - Cristo desposou-a misticamente, colocando-lhe um anel no dedo.

4 Santa Catarina de Siena a 29 de junho de 1461 foi canonizada pelo papa com o nome de Pio II. Foi também proclamada com doutora da igreja a 3 de Outubro de 1970 por Paulo VI. Em 13 de abril de 1866, Pio lX declarou Santa Catarina co padroeira de Roma e a 18 de junho de 1939, Pio Xll declarou-a padroeira da Itália. São João Paulo II tornou-a também padroeira da Europa a 1 de outubro de 1999. É a padroeira da Itália e da Europa, é padroeira das enfermeiras da Cruz Vermelha desde 1947. é também do fogo; doenças corporais; contra abortos naturais; pessoas ridicularizadas por sua fé e contra tentações sexuais.

5 Iconografia e os seu atributos Não existe nenhum retrato autentico de Santa Catarina de Siena; A sua iconografia é convencional; Normalmente aparece representada com uma túnica branca e com um manto negro das dominicanas, ordem religiosa a qual pertencia. Como atributos leva normalmente na mão um lírio simbólico da virgindade ou um crucifixo e por vezes até pode surgir com um coração, isto símbolo da troca de corações entre ela e Cristo; tem também a testa rodeada por uma coroa de espinhos, a que ela escolheu em vez da de ouro e ainda como São Francisco de Asis, os estigmas. Outros atributos: livro; anel; pomba; rosa; caveira; miniatura de uma igreja e miniatura de um navio com o brasão papal.

6 Cenas Jesus dá-lhe a escolher entre uma coroa de ouro e uma de espinhos; Casamento místico de Catarina de Siena; Santa Catarina troca de coração com Cristo; Êxtase de Santa Catarina; O Milagre junto ao túmulo de Santa Inês de Montepulciano; A canonização da Santa Catarina de Siena.

7 Figura 1 - Casamento místico e de Santa Catarina de Siena com Cristo. Figura 2 – Santa Catarina de Siena, 1665-70; Carlo Dolci. Dulwich Picture Gallery, em Londres.

8 Figura 3- Santa Catarina de Siena; anónimo. Igreja de Santa Maria do Rosário em Prati, Roma. Figura 5- O êxtase de Santa Catarina de Siena; Pompeo Girolamo Batoni. Figura 4- Santa Catarina recebendo o estigmatismo; Giovanni Antonio Bazzi (II Sodoma).

9 Figura 6- Vitral de Santa Catarina de Siena na Igreja de Saint Patrick, Nova York. Figura 7- estatueta de Santa Catarina de Siena. Figura 8- fresco de Santa Catarina de Siena; Andrea Vann. Basílica de São Domingos em Siena, Itália.

10 Figura 9- canonização da Santa Catarina de Siena por Pío II; Biblioteca Piccolomini na Catedral de Siena. Figura 10- Santa Catarina trocando o seu coração com Cristo; Giovanni di Polo. Metropolitan Museum of Arte.

11 O corpo de Santa Catarina Siena encontra-se na Igreja Dominicana de Santa Maria sopra Minerva, em Roma; mas a sua cabeça foi reclamada por Siena que era a sua cidade natal e está na Basílica de são Domingos, esta basílica tem também como relíquia um dedo da Santa. Figura 11-Cabeça de Santa Catarina preservada; Basílica de São Domingos. Figura 13-Dedo de Santa Catrina de Siena preservado; Basílica de São Domingos. Figura 12-Túmulo de Santa Catarina de Siena; Igreja Dominicana de Santa Maria sopra Minerva em Roma.

12 Bibliografia e Webrafia RÉAU, Louis – Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. De la A a la F. Tomo 2/Volumen 3. 2ª edición. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2000; https://pt.wikipedia.org/wiki/Catarina_de_Siena http://www.arautos.org/artigo/46358/Santa-Catarina-de-Sena.html


Carregar ppt "Santa Catarina de Siena História da Arte Iconografia Professor Doutor Luís Afonso Catarina Fernandes nº146112 Ano letivo 2015-2016."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google