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Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.

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1 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília - DF

2 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SEMINÁRIOS PREPARATÓRIOS 10 a 23 de março de 2005, Brasília-DF 5 Seminários Temáticos: –Inclusão Social –Áreas de Interesse Nacional –Gestão e Regulamentação –Presença Internacional –Geração de Riqueza

3 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social CONFERÊNCIAS REGIONAIS Região Norte - 29 de junho a 1º de julho de 2005, em Manaus Região Sudeste – 3 e 4 de agosto de 2005, em Belo Horizonte Região Sul – 9 e 10 de agosto de 2005, em Florianópolis Região Centro-Oeste – 17 e 18 de agosto de 2005, em Campo Grande Região Nordeste – 29 e 30 de agosto, em Recife

4 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Art. 218 - O estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológicas. § 2º - A pesquisa tecnológica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional. CONSTITUIÇÃO FEDERAL

5 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social EVOLUÇÃO DOS NÍVEIS DE ALFABETISMO ENTRE 15 e 64 ANOS (População: 114 milhões brasileiros) Fonte: 3º Inaf - Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional - Instituto Paulo Montenegro - ação do Ibope pela educação - “Umdiagnóstico para a inclusão social” - Ano:2003. Anos: 2001 e 2003

6 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social ANALFABETOS FUNCIONAIS Fonte IBGE/2003

7 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social DESENVOLVIMENTO: PARA QUE E PARA QUEM? “A geração de emprego e a distribuição de renda só acontecerão quando investirmos no capital humano e procedermos a uma profunda transformação na lógica do desenvolvimento. Qualquer alternativa de desenvolvimento só é real quando está voltada para resolver os problemas da população.” Ariosto Holanda

8 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social “As demandas sociais devem ser fonte privilegiada para as investigações científicas, a produção do conhecimento deve estar comprometida com a transformação da sociedade, no sentido de promoção da justiça social.” Irma Passoni

9 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social “Com a economia globalizada não podemos falar em trabalho sem colocar como carro chefe o conhecimento e a informação que devem ser perseguidos em todas as etapas da educação.” Ariosto Holanda

10 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO “Adotar como fundamento das políticas de C,T&I um novo conceito de C&T que inclua sua dimensão social como expressão de cidadania.” Irma Passoni

11 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social CONFERÊNCIAS REGIONAIS Demandas regionais específicas  Região Norte Incorporação das populações locais para promover o desenvolvimento endógeno  Região Sudeste Educação profissional e tecnológica, com destaque para formação de engenheiros e profissionais das áreas básicas

12 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social  Região Sul Inclusão de micro e pequenas empresas e empreendimentos econômicos solidários APLs inseridos no desenvolvimento regional e formação de recursos humanos  Região Centro-Oeste Acesso às ferramentas de CT&I para grupos de vulnerabilidade social Criação de um fundo para desenvolver ações de inclusão social CONFERÊNCIAS REGIONAIS

13 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social  Região Nordeste Disseminação de Tecnologias Sociais e Tecnologias Assistivas CONFERÊNCIAS REGIONAIS

14 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social CONFERÊNCIAS REGIONAIS Pontos Comuns: –Regiões Sul e Centro-Oeste: Criação do Fundo Nacional para capacitação de recursos humanos para educação profissional e tecnológica (MCT+MEC) –Regiões Norte e Centro-Oeste: Desenvolvimento de tecnologias apropriadas à realidade ambiental, visando a geração de emprego e renda.

15 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Regiões Sudeste e Centro-Oeste: –Criar e ou implementar bolsas destinadas à formação de docentes e de iniciação tecnológica de alunos da educação profissional e tecnológica por intermédio de programas específicos Regiões Sudeste e Sul: –Valorização do Tecnólogo CONFERÊNCIAS REGIONAIS

16 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste: –Maior interface entre empresas, universidades e comunidade Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul: –Desenvolvimento de Programas de Inclusão Digital CONFERÊNCIAS REGIONAIS

17 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Com base nos Seminários Temáticos, Conferências Regionais e pouco mais de 2 anos de experiência acumulada na Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCT, propomos:

18 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social FORTALECIMENTO DA EXTENSÃO COM FOCO NO EMPREENDEDORISMO SOCIAL

19 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão Art. 207 - As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. CONSTITUIÇÃO FEDERAL

20 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Embora a constituição afirme o princípio de indissociabilidade, historicamente a extensão tem ocupado papel secundário, por duas razões principais: Falta de financiamento Falta de reconhecimento como atividade acadêmica

21 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Extensão que incorpore o conceito de tecnologias sociais como conjunto de produtos, técnicas ou metodologias desenvolvidas na interação com a população e apropriadas por elas, que representam efetivas soluções de transformação social.

22 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Extensão que promova a interação entre o saber produzido na academia e o saber produzido pela população, gerando e validando novos saberes.

23 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social A inclusão social deve se dar pelo trabalho. O desenvolvimento sustentável pode garantir a geração de novos postos de trabalho. EMPREENDEDORISMO SOCIAL

24 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Estimular a organização da população para o trabalho através de políticas voltadas para a capacitação, inovação e difusão tendo como instrumento a extensão. EMPREENDEDORISMO SOCIAL

25 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Organização da população para a produção através de: EMPREENDEDORISMO SOCIAL -Cooperativas -Associações -Núcleos de Produção -Pequenas Empresas -Arranjos Produtivos Locais

26 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social PROPOSTAS -Incentivo à formação técnica e tecnológica; -Fortalecimento dos institutos tecnológicos; -Massificação da extensão com foco no empreendedorismo social; Forte financiamento às atividades de extensão e reconhecimento como atividade acadêmica; Ampliação do programa de bolsas de extensão (CNPq);

27 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social PROPOSTAS -Arranjos produtivos locais com foco no desenvolvimento regional; -Fortalecimento da rede de tecnologias sociais; -Participação do 3º setor como beneficiário dos financiamentos das atividades de extensão; -Criação de um fundo para financiamento das atividades de C&T para inclusão social.

28 Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Obrigado. RODRIGO ROLLEMBERG Secretário de C&T para Inclusão Social


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