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7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.

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1 7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

2 Núcleo Gerador: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

3 Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto privado Construção e Arquitectura Associar conceitos de construção e arquitectura à integração social e à melhoria do bem-estar individual Participar no processo de planeamento e construção de edifícios recorrendo a terminologias próprias e procurando garantir condições para as práticas de lazer Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

4 Domínio de referência Tema Exemplos da área de STCExemplos da área de CLC Contexto privado Construção e Arquitectura - Conhecer os espaços funcionais dos alojamentos das famílias e apresentar algumas reestruturações que tenha realizado na sua habitação. - Identificar diferentes tecnologias utilizadas nos materiais de construção (tintas anti- fungos, isolamento, tipos de canalização, etc.) e conhecer a construção de novos edifícios de arquitectura inovadora – respeito pelos critérios de segurança sísmica, de isolamento térmico e acústico, ou de inclusão de serviços (climatização, aspiração central, etc.). - Relacionar as propriedades do betão e do ferro com a sua utilização na fabricação dos elementos estruturais. - Reconhecer que uma habitação/espaço habitacional deve incluir, desde o seu planeamento, condições que contribuem para uma maior qualidade de vida. - Conhecer o significado de termos específicos da construção e da arquitectura (alvará, hipoteca, etc.). - Saber comunicar com operários/ técnicos no caso de uma reclamação, pedido de esclarecimento, alteração de uma obra, etc. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

5 Domínio de referência Temas Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto profissional Ruralidade e Urbanidade Promover a qualidade de vida através da harmonização territorial em modelos de desenvolvimento rural ou urbano Intervir em contextos profissionais considerando a ruralidade ou urbanidade que os envolvem e procurando retirar daí benefícios para a integração socio-profissional

6 Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Temas Exemplos da área de STCExemplos da área de CLC Contexto profissional Ruralidade e Urbanidade - Conhecer profissões relacionadas com a produção agrícola; explorar modos de evolução das actividades primárias como factor de desenvolvimento regional, p. ex., agricultura biológica, produtos tradicionais, produtos tradicionais. - Conhecer produtos químicos adequados a diversas intervenções, equipamentos agrícolas e respectivas aplicações e as diferentes técnicas agrícolas, apresentando vantagens e desvantagens. - Conhecer as etapas do ciclo do azoto e explorar a acção das bactérias das raízes das leguminosas e dos solos nas reacções de transformação dos compostos azotados. - Reconhecer que o crescente interesse pelo restauro do património rural e urbano constitui novas oportunidades de trabalho. - Identificar e compreender regionalismos, sotaques e gírias profissionais. - Reconhecer a importância de preservar o património rural e urbano, enquanto herança cultural.

7 Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto institucional Administração, Segurança e Território Mobilizar informação sobre o papel das diferentes instituições no âmbito da administração, segurança e território Identificar sistemas de administração territorial e respectivos funcionamentos integrados

8 Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos da área de STCExemplos da área de CLC Contexto institucional Administração Segurança e Território - Conhecer algumas instituições que regulam o sistema – rodoviário, fluvial/marítimo, ferroviário ou aeroportuário; compreender como diferentes instituições têm poderes, campos de actuação e modos de regulação distintos. - Conhecer algumas técnicas associadas à vigilância, sinalização, segurança e explorar o seu modo de funcionamento. - Conhecer diferentes soluções para regulação de fluxos de tráfego. - Identificar e compreender mapas, sinalização, PDM, legislação… - Compreender a relação do Estado com os cidadãos em matéria de administração do território. - Ler e compreender os textos produzidos pelo Estado (Governo, Autarquias…) em matéria de Administração do território.

9 Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STCCompetência da área de CLC Contexto macro- estrutural Mobilidades Locais e Globais Reconhecer diferentes formas de mobilidade territorial – local e global – e sua evolução Relacionar mobilidades e fluxos migratórios com a disseminação de patrimónios linguísticos e culturais e seus impactos

10 Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto macro- estrutural Mobilidades Locais e Globais - Conhecer fluxos migratórios verificados em Portugal (séc. XX) – emigração para a Europa, imigração dos PALOP, Brasil, da Europa de Leste, migrações internas e relacionar estes fluxos migratórios com as oportunidades económicas, políticas e culturais, étnicas entre países e regiões ou condições ambientais, de reprodução e outras; explorar algumas características das áreas de atracção e repulsão populacional. - Conhecer os meios de transporte utilizados nas migrações ao longo dos tempos e relacionar a evolução dos meios de transporte com a migração. - Reconhecer algumas etnias e relacionar as suas migrações com dinâmicas do ecossistema; explorar formas de intervenção humana que alteram o equilíbrio do ecossistema. - Identificar causas das migrações, relacionando o multiculturalismo com as novas ofertas culturais. - Defender o património linguístico português no mundo, compreendendo a sua importância como veículo de cultura. - Compreender que a língua é fundamental para o funcionamento das sociedades e para a integração social das pessoas de diferentes origens.


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