A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como fazer? CITAÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como fazer? CITAÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 Como fazer? CITAÇÕES

2 Citação direta curta EXEMPLO 1
Trecho entre aspas. Fonte 12 EXEMPLO 1 “O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivo promover o contato do leitor leigo com a ciência[...]” (ABAURRE; ABAURRE, 2001, p.173). Sobrenome do autor em maiúsculas, data da edição da obra e a página de onde se retirou o trecho.

3 Citação direta curta EXEMPLO 2
Sobrenome só com a primeira letra maiúscula, data da edição, página de onde se retirou o trecho entre parênteses. EXEMPLO 2 Segundo Abaurre e Abaurre (2001, p.173) “o texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivo promover o contato do leitor leigo com a ciência[...].” Trecho entre aspas. Fonte 12

4 Citação direta com mais de três linhas
Se a citação direta for longa (com mais de três linhas) ela deve vir: 1. sem aspas; 2. destacada do texto; 3. com recuo de 4cm da margem do texto ; 4. com mesmo tipo de letra, 5. com fonte 10; 6. com espaçamento simples entre as linhas.

5 Citação direta longa EXEMPLO 1
Espaçamento simples Tamanho = 10 Recuo = 4,0 cm . EXEMPLO 1 O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivo promover o contato do leitor leigo com o universo da ciência e da tecnologia. Para alcançar esse objetivo, faz uso de uma linguagem mais simples e direta, traduzindo conceitos e termos técnicos por meio de analogias baseadas em referências conhecidas pelo leitor. (ABAURRE; ABAURRE, 2001, p.73). Sobrenome do autor em maiúsculas, data da edição da obra e a página de onde se retirou o trecho. Data da edição, vírgula, página de onde se tirou o trecho. Ponto e vírgula entre o sobrenome das autoras.

6 Citação indireta Citações indiretas ou livres configuram-se como uma paráfrase do trecho, sendo fiel à ideia do autor do texto original, mas utilizando forma para expressar a ideia.

7 Citação indireta EXEMPLO 1
Nome do autor (sobrenome) com inicial maiúscula, seguido de data da publicação, entre parênteses. EXEMPLO 1 Segundo Abaurre e Abaurre (2001) o texto que trata sobre assuntos científicos com a finalidade de divulgá-los para um público leigo é denominado texto de divulgação científica. Repare que a definição é de Abaurre e Abaurre, mas as palavras são do autor do texto em questão.

8 Citação indireta EXEMPLO 2
O texto que trata sobre assuntos científicos com a finalidade de divulgá-los para um público leigo é denominado texto de divulgação científica.(ABAURRE; ABAURRE, 2001) Mais uma vez, a definição é de Abaurre e Abaurre, mas as palavras são do autor do texto em questão.

9 referências COELHO, Márcia Azevedo; IMPERADOR, Cristiane. Introdução ao Gênero Acadêmico. Jundiaí: In House, 2012.


Carregar ppt "Como fazer? CITAÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google