A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação Pseudartrose Hipotróficas (mal vascularizada):

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação Pseudartrose Hipotróficas (mal vascularizada):"— Transcrição da apresentação:

1 Classificação Pseudartrose Hipotróficas (mal vascularizada):
Distróficas (em cunha de pressão): Há má vascularização em um dos fragmentos, dificultando o processo de consolidação; A má circulação pode ser decorrente de trauma ou ato cirúrgico. Necróticas: Ocorre em fraturas cominutivas, quando há prejuízo da vascularização em parte desses segmentos; Os fragmentos mais estáveis e mais vascularizados se consolidam rápido, assim, deslocam e aumentam a instabilidade em outros; Presença de 1 ou mais fragmentos intermediários necróticos.

2 Distróficas / Necróticas

3 Classificação Perda de substância: Atróficas (ponta de lápis):
Ocorre após eventos que provocam o desaparecimento de fragmentos ósseos (traumas graves, infecções e tumores) A consolidação inicial é quase inexistente. Necessita de estímulo de osteossíntese Atróficas (ponta de lápis): São raras Não há atividade vascular As extremidades ósseas estão afiladas e debilitadas Há comprometimento de partes moles

4 Perda de substância / Atróficas

5 Tratamento Pseudartrose hipertrófica: Pseudartrose hipotróficas:
Estabilização do foco da fratura com placa de compressão ou haste intramedular fresada e bloqueada. (contenção interna) Não há necessidade de ressecção da zona de pseudoartrose e nem de enxerto ósseo. Pseudartrose hipotróficas: Estabilização adicionado a agentes indutores e condutores de consolidação. Estabilização através de osteossíntese e enxerto ósseo (para estimular a revascularização)

6 Tratamento Tratamento conservador: aparelhos gessados, tutores. (úmero) Tratamento cirúrgico: Fixação externa (ossos de sustentação), enxerto ósseo, fixação interna adequada.

7 Teoria do “strain” O termo “strain” é empregado para designar deformação relativa e alongamento relativo de tecido de regeneração; ε = ΔL/L O “strain” determina a tolerância do tecido de reparação a variações de tamanho Capacidade de alongamento até a ruptura

8 Teoria do “strain” Biologia x mecânica
O “strain” é a razão e a explicação biológica da existência de alterações da consolidação em fraturas de traços simples que parecem adequadamente estabilizadas; E fraturas multifragmentares onde a fixação muitas vezes não é perfeita do ponto de vista mecânico, ter evolução favorável.

9 Teoria do “strain” Se resume em fornecer aos tecidos de regeneração a possibilidade de suportarem a deformação A manipulação cuidadosa dos tecidos é muito mais importante que uma redução anatômica.

10 Teoria do “strain”

11 Conclusão A pseudartrose não é o esgotamento da capacidade biológica do organismo para curar a lesão. As técnicas cirúrgicas devem ser adequadas para cada tipo de pseudartrose e para o perfil psicossocial do paciente. Nenhuma técnica ou implante é ideal para todas as situações.

12 Bibliografia Rockwood, Fratura em Adultos
Revista Brasileira de Ortopedia vol. 40 n 3 – março, 2005 Revista Brasileira de Ortopedia vol. 31 n 6 – junho, 1996 Sizinio Hebert, Ortopedia e Traumatologia – princípios e prática


Carregar ppt "Classificação Pseudartrose Hipotróficas (mal vascularizada):"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google