A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA E SUSTENTABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA E SUSTENTABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS (IFSC-USP) Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral ENERGIA E SUSTENTABILIDADE Estratégia 5: Mapa Conceitual Leandro Bardiviesso Godoi Pedro Donizete Colombo Junior Rita de Cassia Costa Dias 15/06/2011

2 OBJETIVOS Evidenciar, por meio do uso de Mapas Conceituais, a estreita ligação existente entre Energia e Sustentabilidade. Construir e discutir (em sala) um Mapa Conceitual ‘global’ levando em conta o conhecimento prévios dos alunos.

3 Teoria da Aprendizagem Significativa
APRESENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA ESCOLHIDA Teoria da Aprendizagem Significativa Primeiros estudos na década de 60. A aprendizagem é dita significativa quando: - uma nova informação (conceito, idéia, proposição) adquire significados para o aprendiz - uma espécie de ancoragem em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo. David Paul Ausubel Ausubel não fala de mapas conceituais em sua teoria.

4 APRESENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA ESCOLHIDA
Mapa Conceitual Desenvolvido no final da década de 70. Mapas conceituais: São ferramentas para organizar e representar o conhecimento Foram desenvolvidos para promover a aprendizagem significativa Joseph Novak Professor Emeritus at the Cornell University

5

6 Operações de pensamento:
O QUE É UM MAPA CONCEITUAL? Uma ferramenta para organizar e representar conhecimento. É uma representação gráfica, em duas dimensões, de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Operações de pensamento: - Interpretação / Classificação / Crítica / Organização de dados (Anastasiou 2007, p. 90).

7 ELEMENTOS MAPA CONCEITUAL
Palavras de ligação Conceitos Proposições A dois conceitos, conectados por uma frase de ligação, chamamos de proposição. - As proposições são características particulares dos mapas conceituais 7

8 8

9 Diferença entre fluxograma e mapa conceitual
Tempo Identificação dos Conhecimentos prévios Módulo “ Introdução aos mapas conceituais” Curso ministrado Questionário Final 1º Nível hierárquico 2º Nível hierárquico 3º Nível hierárquico Mapa conceitual sobre água Fluxograma para uma atividade em aula

10 IMPORTÂNCIA DA PALAVRA DE LIGAÇÃO

11 Mapa conceitual como instrumento de ensino
Vantagens - Proporciona um resumo esquemático de tudo que se aprendeu - Apresenta os conceitos de uma forma diferenciada e hierárquica Ajudam os estudantes a negociar significados com seus professores Desvantagens - Pode ser encarado pelos alunos como algo a mais a ser memorizado - Mapa muito complexo ou confuso dificulta a aprendizagem Um mapa pronto pode inibir a habilidade do aluno em construir suas próprias hierarquias

12

13 Atividade Formar três grupos, dividindo a sala de acordo com a área de pesquisa: Física Biologia Engenharia Pedimos a cada grupo que faça um mapa conceitual sobre o tema ENERGIA, relacionando-o com MEIO AMBIENTE e SUSTENTABILIDADE. Aproximadamente 10 minutos. Em seguida, após esgotado o tempo, pedimos que um representante do grupo faça na lousa o mapa estruturado pelo grupo.

14 ! Dica*: Antes de fazer o mapa, discuta com seu grupo sobre o assunto.
O que é energia? Tem uma única definição? O que é meio ambiente? O que é sustentabilidade? Como podem se relacionar em harmonia? * Moreira, M. A.; Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Adaptado e atualizado, em 1997, de artigo da revista O Ensino, Revista Galaico Portuguesa de Socio-Pedagogia e Sócio-Linguistica, Pontevedra/ Galicia/ Espanha e Braga. N° 23 a 28: 87 – 95, 1988

15 ! Dica*: Enumere os conceitos e sugestões. Entre 7 e 10 conceitos.
Em acordo com o grupo, hierarquize estes conceitos e relacione-os com os demais. Para a construção de um mapa conceitual sub-ordenado, distribua seus conceitos numa folha de papel, partindo do mais geral ao mais específico * Moreira, M. A.; Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Adaptado e atualizado, em 1997, de artigo da revista O Ensino, Revista Galaico Portuguesa de Socio-Pedagogia e Sócio-Linguistica, Pontevedra/ Galicia/ Espanha e Braga. N° 23 a 28: 87 – 95, 1988

16 ELEMENTOS DE MAPA CONCEITUAL
Conceitos Palavras de ligação Proposições 16

17 Atividade Formar três grupos, dividindo a sala de acordo com a área de pesquisa: Física Biologia Engenharia Pedimos a cada grupo que faça um mapa conceitual sobre o tema ENERGIA, relacionando-o com MEIO AMBIENTE e SUSTENTABILIDADE. Aproximadamente 10 minutos. OK OK Em seguida, após esgotado o tempo, pedimos que um representante do grupo faça na lousa o mapa estruturado pelo grupo.

18 Energia e Sustentabilidade
Matéria orgânica Que necessita como Recursos naturais Está ligada a Que se refere ao Que vem de Economia Meio Ambiente Que pode ser Energias Renováveis Através das Reduzindo atividade Crise Financeira Sustentabilidade buscando Buscando Baixo custo 18

19 Referências Bibliográficas
Sansão, M. O.; Castro, M. L.; Pereira, M. P. Mapa de Conceitos e Aprendizagem dos Alunos, Instituto de Inovação Educacional - Biblioteca Digital ( ) VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 08/Nov/2009. Representações sobre sustentabilidade: contribuições para a abordagem de questões ambientais. Autores: Frederico Augusto Ramos, Maria Regina Dubeux Kawamura. Tavares, R. Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição 2007; Vol 12: < © Ciências & Cognição, Submetido em 13/10/ Aceito em 26/11/ ISSN – Publicado on line em 03 de dezembro de 2007 Moreira, M. A.; Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Adaptado e atualizado, em 1997, de artigo da revista O Ensino, Revista Galaico Portuguesa de Socio-Pedagogia e Sócio-Linguistica, Pontevedra/ Galicia/ Espanha e Braga. N° 23 a 28: 87 – 95, 1988 Leite, A. D. A Energia do Brasil, 2° ed ver. E atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 – 2° reimpressão

20 Conceito ? “[...] uma regularidade perceptível nos objetos
ou acontecimentos (Novak 1984).  É um termo que representa uma série de objetos, eventos ou situações que possuem atributos comuns (Cruz 2007).


Carregar ppt "ENERGIA E SUSTENTABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google