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Profa. Sandra Ayyad. 1 Módulo: Gestão de Pessoas Unidade de Ensino: CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL.

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1 Profa. Sandra Ayyad. 1 Módulo: Gestão de Pessoas Unidade de Ensino: CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL.

2 Profa. Sandra Ayyad. 2 AULA 1 Tópicos: Conceito de Organização; Conceito de Organização; Objetivos Organizacionais e Individuais; Objetivos Organizacionais e Individuais; Trabalho e Interação humana; Trabalho e Interação humana; Relações de Poder e o processo de trabalho; Relações de Poder e o processo de trabalho; Concepção contemporânea do trabalho. Concepção contemporânea do trabalho.

3 Profa. Sandra Ayyad. 3 Conceito de Organização. É uma entidade social composta de pessoas e recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar um objetivo comum. Chiavenato

4 Profa. Sandra Ayyad. 4 Conceito de Organização. É um sistema socialmente estabelecido pelo conjunto de valores expressos pelos indivíduos que dela fazem parte, sendo assimilados e transmitidos sucessivamente pelos mesmos, daí a importância e a responsabilidade diante dos outros, das novas gerações. Tais valores representam a tecnologia, a estrutura de cargos, o status e o poder, e o sistema de comunicação como elementos básicos para a efetiva atuação organizacional. Kanaane

5 Profa. Sandra Ayyad. 5 Objetivos Organizacionais e Individuais. Objetivos Organizacionais Objetivos Individuais Sobrevivência Crescimento sustentado Lucratividade Produtividade Qualidade nos Produtos/Serviços Redução de Custos Participação no Mercado Novos Mercados Novos Clientes Competitividade Imagem no Mercado Melhores Salários Melhores Benefícios Estabilidade no Emprego Segurança no Trabalho Qualidade de Vida no Trabalho Satisfação no Trabalho Consideração e Respeito Oportunidades de Crescimento Liberdade para Trabalhar Liderança Liberal Orgulho da Organização

6 Profa. Sandra Ayyad. 6 Conceito de Gestão de Pessoas É o conjunto de decisões integradas sobre as relações de empregos que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.

7 Profa. Sandra Ayyad. 7 Objetivos da Gestão de Pessoas Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade à organização. Proporcionar à organização talentos bem treinados e motivados. Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho. Administrar a mudança. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade à organização. Proporcionar à organização talentos bem treinados e motivados. Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho. Administrar a mudança.

8 Profa. Sandra Ayyad. 8 Os seis processos de Gestão de Pessoas

9 Profa. Sandra Ayyad. 9 Trabalho e Interação humana. O trabalho tem como significado nossa própria existência. O trabalho tem como significado nossa própria existência. O trabalho sempre ocupou lugar central na vida de diferentes comunidades. O trabalho sempre ocupou lugar central na vida de diferentes comunidades.

10 Profa. Sandra Ayyad. 10 As etapas das organizações

11 Profa. Sandra Ayyad. 11 Relações de Poder e o processo de trabalho As relações de Poder no contexto do trabalho processam-se via mecanismos de participação, influência e dominação, podendo assumir as graduações mais diferenciadas possíveis, dependendo do ambiente organizacional do qual emergem. A consciência do trabalhador e a postura dos administradores têm gerado uma série de conflitos, o que de certa forma implica a revisão e redefinição de poder no contexto profissional. As relações de Poder no contexto do trabalho processam-se via mecanismos de participação, influência e dominação, podendo assumir as graduações mais diferenciadas possíveis, dependendo do ambiente organizacional do qual emergem. A consciência do trabalhador e a postura dos administradores têm gerado uma série de conflitos, o que de certa forma implica a revisão e redefinição de poder no contexto profissional.

12 Profa. Sandra Ayyad. 12 Conceito de PODER É a capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra, induzindo-a a agir de acordo com a sua vontade, faz-se necessário algumas reflexões dentro do âmbito organizacional, uma vez que, este pode e geralmente é estreitamente ligado a figura do "líder".

13 Profa. Sandra Ayyad. 13 1. PODER DE COERÇÃO Baseado na cultura do medo, reagimos a este poder por temer as conseqüências negativas decorrentes da desobediência. Aplicações de sanções fiscais Aplicações de sanções fiscais Dor Dor Frustrações Frustrações Controle da satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança Controle da satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança

14 Profa. Sandra Ayyad. 14 2. PODER DE LEGITIMIDADE Baseia-se na posição ocupada. Baseia-se na posição ocupada. O poder que se delega a uma pessoa como resultado de sua posição na hierarquia formal da organização. O poder que se delega a uma pessoa como resultado de sua posição na hierarquia formal da organização. É a aceitação pelos membros da organização da autoridade inerente a um cargo. É a aceitação pelos membros da organização da autoridade inerente a um cargo.

15 Profa. Sandra Ayyad. 15 3. PODER DA COMPETÊNCIA Baseia-se na experiência, habilidade e conhecimento que a pessoa possui e que através de respeito e influencia os outros. Baseia-se na experiência, habilidade e conhecimento que a pessoa possui e que através de respeito e influencia os outros. Este poder facilita o relacionamento com os demais. Este poder facilita o relacionamento com os demais. Este respeito induz ao cumprimento dos desejos do líder. Este respeito induz ao cumprimento dos desejos do líder.

16 Profa. Sandra Ayyad. 16 4. PODER DE RECOMPENSA O poder de recompensa baseia-se no Poder do líder de recompensar os outros, que acreditam que o cumprimento de suas ordens lhes trará incentivos em termos de salário, promoção ou reconhecimento social/ status. O poder de recompensa baseia-se no Poder do líder de recompensar os outros, que acreditam que o cumprimento de suas ordens lhes trará incentivos em termos de salário, promoção ou reconhecimento social/ status. Estar consciente de que há disponibilidade para oferecer algo em troca do que se pretende obter. Estar consciente de que há disponibilidade para oferecer algo em troca do que se pretende obter. Conhecer o valor real de tudo o que se tem para oferecer (para o outro), sabendo o quanto custa para si; conhecer também o quanto vale para o interlocutor, o que se tem para oferecer. Conhecer o valor real de tudo o que se tem para oferecer (para o outro), sabendo o quanto custa para si; conhecer também o quanto vale para o interlocutor, o que se tem para oferecer.

17 Profa. Sandra Ayyad. 17 5. PODER DE REFERÊNCIA Baseia-se nas características pessoais. Baseia-se nas características pessoais. O Líder com alto poder de REFERÊNCIA geralmente é estimado e admirado pelas pessoas por causa de sua personalidade. O Líder com alto poder de REFERÊNCIA geralmente é estimado e admirado pelas pessoas por causa de sua personalidade. Esta estima, admiração e identificação influencia as pessoas a realizarem trabalhos. Esta estima, admiração e identificação influencia as pessoas a realizarem trabalhos.

18 Profa. Sandra Ayyad. 18 6. PODER DO CONHECIMENTO OU INFORMAÇÃO Baseia-se na posse ou acesso, de informações IMPORTANTES para os outros. Baseia-se na posse ou acesso, de informações IMPORTANTES para os outros. Esta base de Poder influencia as pessoas porque estas necessitam de tais informações ou desejam estar a par delas para GANHAR ALGO. Esta base de Poder influencia as pessoas porque estas necessitam de tais informações ou desejam estar a par delas para GANHAR ALGO.

19 Profa. Sandra Ayyad. 19 7. PODER DA CONEXÃO Baseia-se nos relacionamentos com pessoas influentes que a pessoa tenha dentro ou fora da organização. Baseia-se nos relacionamentos com pessoas influentes que a pessoa tenha dentro ou fora da organização. Um líder com alto poder de CONEXÃO induz as pessoas a cumprir os seus desejos, porque querem obter os FAVORES ou evitar as ameaças de uma pessoa com esta rede de relacionamentos. Um líder com alto poder de CONEXÃO induz as pessoas a cumprir os seus desejos, porque querem obter os FAVORES ou evitar as ameaças de uma pessoa com esta rede de relacionamentos.

20 Profa. Sandra Ayyad. 20 Concepção contemporânea do trabalho. Preocupações das Organizações do Futuro 1.Globalização: visão global do negócio para mapear a concorrência e avaliar a posição relativa dos produtos e serviços. O benchmarking deixou de ser local ou regional. O refrão é pensar globalmente e agir localmente. 2. Pessoas: preocupação em educar, treinar, motivar, liderar as pessoas incutindo-lhes o espírito empreendedor e oferecendo-lhes uma cultura participativa ao lado de oportunidades de plena realização pessoal. A organização indica os objetivos que pretende alcançar, focaliza a missão e visão e oferece oportunidades de crescimento que fortaleçam seu negócio. Pessoas são parceiros e colaboradores e não funcionários batedores de cartão de ponto. 3. Cliente: capacidade de conquistar, manter e ampliar a clientela. As organizações bem sucedidas têm intimidade com o cliente, conhecem as mutáveis características, necessidades e aspirações de sua clientela.

21 Profa. Sandra Ayyad. 21 Preocupações das Organizações do Futuro 4. Produtos/serviços: necessidade de diferenciar produtos e serviços em termos de qualidade e atendimento. Os P&S estão ficando cada vez mais parecidos – verdadeiras commodities. A vantagem competitiva consiste em agregar elementos adicionais como qualidade e atendimento para diferenciá-los em relação aos concorrentes. 5. Conhecimento: na Era da Informação o recurso organizacional mais importante – o capital financeiro – cede o pódio para o capital intelectual. É o conhecimento e sua aplicação que permite captar a informação disponível para todos e transformá-la em oportunidade de novos P&S antes que os concorrentes o façam. 6. Resultados: necessidade de fixar objetivos e perseguir resultados, reduzindo custos e aumentando receitas. Visão do futuro e focalização em metas a serem alcançadas são imprescindíveis. 77. Tecnologia: necessidade de avaliar e de atualizar a organização para acompanhar e aproveitar os progressos tecnológicos. Organizações excelentes não são as que detêm a tecnologia mais avançada, mas aquelas que sabem extrair o máximo de suas tecnologias atuais. O preparo e a capacitação das pessoas está por trás disso. Tudo está em estado de mudança e nada fica como está. A permanência é coisa do passado. A única constante é a mudança.


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