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Comércio Exterior e Negociação Internacional II SEMINÁRIO.

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Apresentação em tema: "Comércio Exterior e Negociação Internacional II SEMINÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 Comércio Exterior e Negociação Internacional II SEMINÁRIO

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5 COMO PREPARAR UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR

6 Para a empresa iniciar atividades de exportação e importação, é necessário estar HABILITADA no RADAR. Ou seja necessita de habilitação junto a receita federal para realizar operações no comércio Exterior

7 É cada vez mais presente a idéia de que a sobrevivência de uma empresa esteja relacionada com o grau de diversificação de suas atividades, não apenas para o mercado doméstico, mas, sobretudo, para o mercado internacional.

8 Desde a Roma Antiga até a atualidade, o nacional e o internacional sempre interagiram entre si.

9 HAVAIANAS - A BRASILEIRA QUE CONSTRUIU UMA MARCA GLOBAL Com uma engenhosa estratégia que tornou sua Havaianas um ícone de moda mundial, a Alpargatas conquista o prêmio Empresa do Ano, de EXAME Ao completar um século de existência, em abril de 2007, a São Paulo Alpargatas, maior fabricante nacional de calçados e acessórios esportivos, já terá fincado sua bandeira em Nova York, a meca mundial do consumo. Trata-se da porta de entrada no processo de transformação da Alpargatas, controlada pelo grupo Camargo Corrêa, numa das novas multinacionais brasileiras. Quando chegar a Nova York, a companhia, que foi criada em 1907 e produzia encerados e um rudimentar calçado de lona, terá se equiparado a nomes como Votorantim, Gerdau, Natura e Vale do Rio Doce — as poucas empresas nacionais que já ultrapassaram as fronteiras do país para conquistar o mercado mundial.

10 A dura construção de uma imagem global Elas querem conquistar o mundo, Empresas de países emergentes trabalham para colocar suas marcas entre as mais valiosas do mundo. O caminho é longo Por Daniel Hessel Teich EXAME As empresas globais de países emergentes já se provaram capazes de competir em escala mundial e de operar com um grau de eficiência muitas vezes superior ao de suas concorrentes dos países desenvolvidos. Apesar de todas as conquistas já realizadas, ainda resta um desafio a essas companhias o de construir marcas de projeção internacional que reflitam a riqueza, o potencial competitivo e que, principalmente, se transformem em parte relevante de seus ativos.

11 Estrutura

12 Globalização

13 O que é Globalização? É um fenômeno emergente ainda em construção.

14 O processo de integração e de circulação de mercadorias para além das fronteiras nacionais existe há muito e não é suficiente para caracterizar algo de novo.

15 “ a intensificação de relações sociais em escala mundial que ligam localidades distantes de tal maneira, que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa.” Definição de Globalização por Anthony Giddens

16 História da Globalização em três fases: 1 a Fase: Grandes Navegações (séc. XV e XVI)

17 2 a Fase: Revolução Industrial (séc. XVIII)

18 3 a Fase: Atual (1945 - até os dias atuais)

19 Cinco Dimensões da Globalização  Econômica;  Política;  Social;  Ambiental;  Cultural.

20 Dimensão Econômica Os agentes mais dinâmicos da globalização não são os governos, mas os conglomerados e empresas multinacionais que dominam a maior parte da produção, do comércio, da tecnologia e das finanças internacionais.

21 Dimensão Política  Os problemas econômicos (inflação, desemprego, desorganização social em decorrência do êxodo rural ou urbano) são problemas políticos muito graves para os dirigentes dos países pobres ou em desenvolvimento.

22 Dimensão Social  Desigualdades da Globalização: 1/4 da população mundial (Norte) consome 3/4 da produção mundial; Os EUA tem um consumo per capita: 20 vezes maior que o da Índia; 80 vezes maior que o da África Subsaariana.

23 Dimensão Ambiental - Padronização; - Reciclagem; - Responsabilidade das Organizações Após a década de 1950: desequilíbrios globais; Conseqüências da “Indústria da Chaminé”: chuva ácida, diminuição da camada de ozônio; aquecimento global; rápida desertificação de mares e lagos; perda da biodiversidade, dentre outras.

24 Dimensão Cultural -“Americanização” do mundo; -A velocidade das novas técnicas de comunicação eletrônica levou à unificação dos espaços; -Nos EUA, os americanos convivem hoje com carros japoneses, produtos europeus e roupas asiáticas.

25 Globalização é um processo de integração mundial que está ocorrendo há pelo menos duas décadas nos setores de comunicação, economia, finanças e comércio. A queda das barreiras alfandegárias, a formação de blocos econômicos, a velocidade nas comunicações, os avanços tecnológicos e o fluxo dos capitais internacionais são as principais forças que criaram uma nova “ordem mundial”.

26 MEGATENDÊNCIAS Telemática O impacto dos avanços tecnológicos nas comunicações, aliado ao desenvolvimento e a reduções nos preços de equipamentos e informática, transformou o gerenciamento dos negócios internacionais. A transmissão e o processamento das informações a velocidades sem precedentes diminuíram o tempo de maturação das negociações, ampliaram as possibilidades de um melhor planejamento, coordenação e controle de operações internacionais e tornaram mais rápida a tomada de decisões.

27 Finanças O setor financeiro é o segmento que atingiu o maior nível de integração mundial pois os capitais fluem com velocidade entre os países e mercados, sempre em busca de alternativas para aplicações especulativas ou investimento, tornando as economias nacionais altamente vulneráveis aos movimentos financeiros internacionais.

28 Economia As duas principais megatendências são a formação de blocos econômicos regionais, como Nafta, Mercosul, União Européia etc., e a queda, na maioria dos países, das barreiras alfandegárias. Do ponto de vista das empresas, a integração da economia mundial é a tendência de maior impacto, uma vez que a queda das barreiras alfandegárias e os acordos entre os países permitem que um número maior de competidores internacionais passe a exportar seus produtos com menores preços finais e melhor qualidade, alterando a estrutura dos mercados nacionais.

29 Economia brasileira A industrialização foi implantada dentro do que se denominou “modelo de substituição das importações”. A cronologia nos mostra que:  De 1930 a 1970, no ambiente de proteção ao mercado interno, dá-se a implantação da indústria brasileira.  Nos anos 1970 se dá a ampliação do parque industrial, fortalecida pelas exportações, época chamada de “o milagre brasileiro” ou “os anos dourados”.

30 Economia brasileira  No início dos anos 1980, o modelo de substituição das importações sofre o primeiro abalo em razão da crise do petróleo. Como única alternativa de curto prazo, o governo inicia um programa de incentivos às exportações de produtos semi-elaborados e manufaturados.  Na década de 1990, a partir do governo Collor, inicia-se o processo de redução das alíquotas de importação. Um dos principais aspectos positivos da integração do Brasil à economia internacional foi a retomada dos investimentos internacionais diretos a partir de 1994.

31 COMO PREPARAR UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR

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