A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIBRAS é a sigla da Língua Brasileira de Sinais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIBRAS é a sigla da Língua Brasileira de Sinais"— Transcrição da apresentação:

1 LIBRAS é a sigla da Língua Brasileira de Sinais
O QUE É LIBRAS ? LIBRAS é a sigla da Língua Brasileira de Sinais As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.

2 LIBRAS A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) têm sua origem na Língua de Sinais Francesa. As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.

3 Sinais Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos. Nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros que formarão os sinais:

4 Configuração das mãos: São formas das mãos que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros ou esquerda para os canhotos), ou pelas duas mãos. Os sinais DESCULPAR, EVITAR e IDADE, por exemplo, possuem a mesma configuração de mão (com a letra y). A diferença é que cada uma é produzida em um ponto diferente no corpo.

5 Ponto de articulação: é o lugar onde incide a mão predominante configurada, ou seja, local onde é feito o sinal, podendo tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro.

6 Movimento: Os sinais podem ter um movimento ou não
Movimento: Os sinais podem ter um movimento ou não. Por exemplo, o sinal PENSAR não têm movimento; já os sinais EVITAR e TRABALHAR possuem movimento.

7 Expressão facial e/ou corporal: As expressões faciais / corporais são de fundamental importância para o entendimento real do sinal, sendo que a entonação em Língua de Sinais é feita pela expressão facial.

8 Assim, os verbos IR e VIR se opõem em relação à direcionalidade.
Orientação/Direção: Os sinais têm uma direção com relação aos parâmetros acima Assim, os verbos IR e VIR se opõem em relação à direcionalidade.

9 Por exemplo: TELEFONE, BORBOLETA, XÍCARA.
SINAIS ICÔNICOS Uma foto é considerada icônica pois reproduz a imagem do referente, isto é, a pessoa ou coisa fotografada. Alguns sinais da LIBRAS, também lembram a imagem do seu significado. Por exemplo: TELEFONE, BORBOLETA, XÍCARA.

10 SINAIS ARBITRÁRIOS OU CONVENCIONAIS
Estes sinais não mantêm nenhuma semelhança com a realidade que representam. Por exemplo: CONVERSAR, RÁPIDO, PERDOAR, PESSOA.

11 Exemplos: irmão/irmã, mãe/pai, gato/gata.
Gênero masculino/feminino: os nomes não apresentam flexão de gênero na LIBRAS. A indicação de sexo é feita acrescentando-se o sinal HOMEM/MULHER, para pessoas e animais. Exemplos: irmão/irmã, mãe/pai, gato/gata.

12 Advérbio de tempo Não há marcas de tempo definidas nas formas verbais na LIBRAS, por isso é comum encontrar a representação verbal sempre no infinito (COMER, SONHAR, IR). O tempo é marcado sintaticamente através de advérbios de tempo que indicam a ação: No presente (hoje, agora, já) No passado (ontem, anteontem) No futuro (amanhã)

13 CLASSIFICADORES Podem ser considerados como um tipo de representação que são utilizadas tanto pelas línguas orais quanto pelas línguas de sinais. Essas representações são utilizadas para marcar a concordância entre os elementos das frases presentes nos discursos. Vejamos alguns exemplos: LIBRAS: CARRO BATER POSTE Português: O carro bateu no poste. LIBRAS: CASA CAIR Português: A casa caiu.


Carregar ppt "LIBRAS é a sigla da Língua Brasileira de Sinais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google