A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geralmente somos levados a olhar nas pessoas só os aspectos negativos... Como é o OLHAR DE DEUS? Na 1.ª Leitura, vemos o Olhar de Deus: "Os olhos de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geralmente somos levados a olhar nas pessoas só os aspectos negativos... Como é o OLHAR DE DEUS? Na 1.ª Leitura, vemos o Olhar de Deus: "Os olhos de."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Geralmente somos levados a olhar nas pessoas só os aspectos negativos... Como é o OLHAR DE DEUS? Na 1.ª Leitura, vemos o Olhar de Deus: "Os olhos de Deus são diferentes dos nossos". (Sab 11,22-12,2) O autor sagrado manifesta o seu espanto porque o castigo de Deus sobre os egípcios tinha sido moderado e benevolente. E encontra três razões para justificar essa benevolência de Deus:

4 1. Ele é paciente porque é grande e poderoso... Não se sente incomodado pelos actos dos que são pequenos e finitos. Daí resulta a tolerância e a misericórdia... 2. Ele não quer a morte do pecador, mas a sua conversão. "Deus fecha os olhos" diante do pecado do homem, a fim de o convidar ao arrependimento.

5 3. Deus ama todas as criaturas: Porque tudo é obra das suas mãos... Ele não está interessado em castigar os homens. Os próprios males não são "castigos de Deus". Servem até como remédio para que o homem ponha os pés no chão, reconheça os seus pecados e siga pelos caminhos da vida. Esta imagem do amor e da misericórdia de Deus deve impregnar-nos e transparecer em gestos para com os nossos irmãos.

6 Na 2.ª Leitura, vemos o Olhar de Paulo. (2Tm 1,11-22) O Apóstolo lembra que Deus é o protagonista na salvação do homem. Deus está sempre no princípio, no meio e no fim... É ele quem anima e dá forças ao longo da caminhada; é ele quem nos espera no final do caminho, para nos dar a vida plena. A salvação não é uma conquista nossa, mas um dom de Deus

7 No Evangelho vemos o Olhar de Jesus, no encontro com Zaqueu. (Lc 19,1-10) + ZAQUEU é chefe dos Publicanos, um chefe de ladrões... Homem de "baixa estatura", pequeno, insignificante aos olhos dos homens, desprezado e rejeitado pela comunidade... - Este homem procurava "ver Jesus".

8 O "Ver" indica aqui mais do que curiosidade, indica uma procura intensa de algo novo, uma ânsia de descobrir o "Reino", um desejo de fazer parte dessa comunidade que Jesus anunciava. - No entanto, o Mestre devia parecer-lhe distante e inacessível, rodeado desses "puros" e "santos", que desprezavam os marginais como ele. - O "subir a um sicómoro" indica um desejo muito forte de encontro com Jesus, disposto a enfrentar até o ridículo ou as vaias da multidão.

9 + JESUS vai ao Encontro dele. Deixa o grupo dos "fiéis" e dirige-se ao "pecador". Ergue os olhos e vê o "pequeno"... Chama-o pelo nome: Zaqueu ("puro"). Ele autoconvida-se: "Desce depressa... porque hoje preciso ficar em tua casa". + A atitude de Jesus provoca uma REACÇÃO: - A Multidão murmura escandalizada: "Foi hospedar-se na casa de um pecador".

10 - Zaqueu acolhe com alegria o hóspede... Prepara um "Banquete"... Faz um pequeno discurso em que manifesta a sua transformação. Está disposto a repartir os seus bens com os pobres e restituir quatro vezes mais o que tinha roubado... Zaqueu só se aquietou quando conseguiu VER JESUS e acolhê-lo em sua casa e em seu coração. + CRISTO conclui: "Hoje entrou a salvação nesta casa..."

11 Passos: - Zaqueu deseja ver Jesus... e vai à procura; - Jesus percebe o interesse e vai ao encontro: Convida-se... - Acolhido, Zaqueu acolhe Jesus e também os pobres: a Salvação. Zaqueu só resolveu ser generoso após o encontro com Cristo e após ter feito a experiência do AMOR DE DEUS. Zaqueu converteu-se, quando se sentiu amado... quando ainda era pecador.

12 Prova-se assim que o amor pode transformar o mundo e o coração dos homens. Hoje Cristo continua batendo à porta da nossa casa Ele deseja cear connosco para nos libertar de tudo o que nos aprisiona e impede o nosso crescimento da vida de fé e de comunidade. Abrindo as portas da nossa casa para acolher Jesus, abrimos também os ouvidos e o coração ao anúncio da Boa nova.

13 É este Deus de amor que devemos anunciar com palavras e gestos. Só o amor gera amor e só com o amor conseguiremos transformar o mundo e o coração dos homens. Deus convida-nos a amar todos os homens, inclusive os pecadores; mas chama-nos a combater o pecado, que enfeia o mundo e destrói a felicidade do homem.

14 Qual é o nosso Olhar para com os que se sentem excluídos e marginalizados até pelos "fiéis" das nossas Comunidades? - Um olhar severo e feroz, como o do povo, que julga e condena? - Ou um olhar meigo, como o de Jesus, que convida a celebrar num "Banquete", com muito amor e acolhimento? Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima - 31.10.2010


Carregar ppt "Geralmente somos levados a olhar nas pessoas só os aspectos negativos... Como é o OLHAR DE DEUS? Na 1.ª Leitura, vemos o Olhar de Deus: "Os olhos de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google