A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meridianos lo/luo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meridianos lo/luo."— Transcrição da apresentação:

1 Meridianos lo/luo

2 .  VASOS LUO/LO  Vasos ou canais que derivam dos meridianos principais.LO é traduzido como colateral mas seu significado é de ligação. (CC P193) Os vasos lo dividem-se em lo tranversais e longitudinais. Os tranversais mais conhecidos , muito citados por Soulié de Morant e Fuye inicialmente, e os longitudinais, de conhecimento mais recente no ocidente (RISCH,H P57)

3 .. Os vasos Lo são mais superficiais do que os meridianos principais e se ramificam em pequenos ramos a partir do ramo principal que parte do ponto lo(CC P. 193)

4 .. LO TRANSVERSAL É a ligação entre pares acoplados ( liga profundidade e superfície ou a formação dos elementos ou ainda o yin com yang ). Liga-se através do ponto lo/fonte.Ex:P7/IG4. Obs:o ponto e o meridiano de ligação são conhecidos como lo ou luo.São unidades funcionais dos vasos lo. Esses vasos funcionam como uma ponte de ligação capaz de favorecer o equilíbrio entre os pares acoplados. Não possuem sintomatologia própria nem trajeto específico a ser trabalhado.

5 . Quando um MP esta´em estado de vazio significa que seu MP acoplado). está em estado de plenitude porque o ponto fonte não absorve bastante”(RISCH, H p.57) Procede-se nesse caso tonificando o fonte no vazio sedando o lo do acoplado em plenitude.

6 .. Kespi indica a utilização do ponto lo em dispersão no meridiano em excesso quando houver desequilíbrio interno entre os acoplados.(CC ,p.211). A nossa proposta , para simplificar a prática é de, baseada na teoria de maior ou menor absorção do ponto fonte sedar o lo em excesso e tonificar o fonte em deficiência.

7 LUO LONGITUDINAL Segundo Kespi sua “função é de proteger o meridiano principal e portanto a víscera contra a energia perversa externa e por outro lado , trazer para a víscera a energia YONG, OE(wei), ANCESTRAL, bem como a energia do céu e da terra” (RISCH,H p. 58).Eles estão na dependência da atividade dos MPs.

8 .. Diferente do lo transversal , o longitudinal :
-possui um trajeto que lhe é próprio, apesar de estar próximo ao MP. -Por ter trajeto próprio também apresentará sintomatologia própria quando em excesso ou deficiência.  A patologia dos longitudinais é de origem externa e diretamente ligada a penetração da energia perversa. Essa energia perversa vai determinar uma falsa plenitude , pois o meridiano está vazio.A plenitude é o perverso.

9 .. . Nesse caso ela é desviada para o ponto lo, que estarão sensíveis à palpação qdo em excesso. Os lo longitudinais se distribuem sobre determinadas áreas corporais que estão implicadas com a atividade e contatos do homem com o exterior. O aparelho locomotor(membros), cabeça ( atividade pensante, orifícios sensoriais) aparelho respiratório e fonador, pele, aparelho digestivo, orifício de excreção e órgãos sexuais externos que são áreas de atuação ou regência.(CC, p196).

10 .. O diagnóstico faz-se pela sintomatologia, palpação do ponto lo e pulsologia. Nos casos de plenitude são suficientes à sintomatologia e a palpação do ponto lo. No caso de vazio observa-se a sintomatologia e o estado energético do órgão e do pulso (YAMAMURA, Y p.428)

11

12

13 .. O tratamento sugere ,de forma geral:EXCESSO sedar o lo em excesso
Yamamura sugere ton. o ponto fonte do mesmo meridiano Risch sugere , além da sedação do lo a puntura do ting para chamar defesa e do fonte para barrar a perversa

14 .. defesa e do fonte para barrar a perversa. DEFICIÊNCIA
No caso de deficiência tonifica-se o lo do acoplado mais o ponto de tonificação do principal. Ex:P ; ton P9 e IG6. Ou só a utilização do ponto fonte.

15 SINTOMATOLOGIA PULMÃO Dispersa-se sobre a mão, (eminência tenar).
Excesso-calor nas palmas da mão e punho Vazio- respiração curta, enurese (incontinência) polaciúria (freqüente)

16 .. INTESTINO GROSSO Sai do IG 6 cruza a mandíbula , se distribui aos dentes e posteriormente ao ouvido Excesso- cáries dentárias , inflamação gengival, surdez. Vazio-sensação de frio nos dentes e na gengiva, dor e opressão torácica.

17 .. RIM R4 e espalha-se pela coluna lombar.
Excesso-impossibilidade de sentar ou urinar, irritabilidade, depressão , enurese. Vazio-lombalgia e dorsalgia

18 .. BEXIGA B58 e espalha-se tronco, nuca, cabeça, ângulo interno do olho e boca. Excesso- constipação nasal, dor de cabeça e dorso Insuficiência- rinorréia e epistáxe.

19 .. FÍGADO F5 ascende aos genitais, pênis e clitóris
Excesso- edema , inchaço e dor nos testículos, bolsa escrotal, ereção dolorosa. Vazio- prurido genital

20 .. VESÍCULA BILIAR VB37 face lateral da perna se ramifica sobre o pé.
VESÍCULA BILIAR VB37 face lateral da perna se ramifica sobre o pé. Excesso- pé e pernas gelados e desmaios Vazio- fraqueza nas pernas, impossibilidade de levantar ou andar.

21 .. CORAÇÃO C5 sobe e em direção a base da língua e termina nos olhos.
Excesso- plenitude na região diafragmática , opressão e dor no tórax Vazio- afasia e incapacidade de falar.

22 INTESTINO DELGADO ID 7 antebraço, cruza cotovelo e termina no ombro. Excesso- incomodo na região do cotovelo e do ombro, articulações fracas e atrofia mm.dessa região. Vazio- problemas de pele como verrugas, furúnculos, acne, etc.

23 .. CIRCULAÇÃO SEXO CS6- termina no tórax
Excesso- dor no tórax, possivelmente no coração, plexo apertado. Vazio- rigidez de nuca e do pescoço, irritabilidade

24 TRIPLO AQUECEDOR TA5 contorna o cotovelo e termina no tórax Excesso- contraturas no cotovelo Vazio- flacidez na mm. do cotovelo e braço

25 .. BAÇO- PÂNCREAS BP 4 sobe e se ramifica nos intestinos e no estômago
Excesso- dor abdominal, diarréia e vômitos Vazio- inchação\distenção abdominal.

26 .. ESTÔMAGO E40 , VG20, garganta. Excesso- problemas mentais, insanidade , epilepsia. Vazio- falta de força nas pernas, atrofia mm. nas pernas e faringite OBS; Além do lo dos Mps, existe do VG, VC e o Grande lo do BP

27 .. VG. Regula os pequenos capilares do dorso e distribui o Qi
VG 1 sobe até o alto da cabeça Excesso- rigidez ao longo da coluna Vazio- cabeça pesada e tontura

28 .. VC Regula os pequenos capilares do ventre e distribui o Qi na face ventral. VC15(0,5 cun do esterno) e ramifica-se sobre a parede abdominal. Excesso- dor na pele do abdome Vazio- prurido na pele do abdome

29 .. GRANDE LO DO BP BP21 , espalha-se pelo tórax e por todo o corpo. É um vaso de comunicação e controle de todos os lo. Excesso- dor generalizada por todo o corpo Vazio- fraqueza dos mm. e articulações do corpo. Obs. Deve ser estimulado nos casos de dor torácica, dor no hipocôndrio, asma, dispnéia, fraqueza nos quatro membros.

30 bibliografia RISCH, Hubert. Noções básicas de acupuntura ‘São Paulo, Ed. Andrei, 1978 YAMAMURA, Ysao. Arte de inserir, São Paulo, Ed. Roca, GOMES,A & BOTSARIS, A.. Canais e colaterais, IARJ, 1994.


Carregar ppt "Meridianos lo/luo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google