A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (EST ) DEPARTAMENTO: CONTABILIDADE (STC) DISCIPLINA: ÉTICA GERAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (EST ) DEPARTAMENTO: CONTABILIDADE (STC) DISCIPLINA: ÉTICA GERAL."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (EST ) DEPARTAMENTO: CONTABILIDADE (STC) DISCIPLINA: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL PONTO: ÉTICA PROFISSIONAL

2 OBJETIVO COM BASE NO FATO QUE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS É O RAMO QUE MAIS CRESCE EM TODO O MUNDO E ENVOLVE A CONDUTA HUMANA NAS DIVERSAS RELAÇÕES QUE TAL PARTICIPAÇÃO SOCIAL EXIGE. COM BASE NO FATO QUE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS É O RAMO QUE MAIS CRESCE EM TODO O MUNDO E ENVOLVE A CONDUTA HUMANA NAS DIVERSAS RELAÇÕES QUE TAL PARTICIPAÇÃO SOCIAL EXIGE. MOSTRAR AOS ALUNOS A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA PROFISSIONAL MOSTRAR AOS ALUNOS A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA PROFISSIONAL

3 COMPETE À ÉTICA RESPONDER, EM QUE CONSISTE O BEM ? COMPETE À ÉTICA RESPONDER, EM QUE CONSISTE O BEM ? E COMPETE A ÉTICA PROFISSIONAL RESPONDER, EM QUE CONSISTE O BEM, PROFISSIONAL? E COMPETE A ÉTICA PROFISSIONAL RESPONDER, EM QUE CONSISTE O BEM, PROFISSIONAL? A ÉTICA DANDO SENTIDO À VIDA HUMANA, TAMBÉM DÁ AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL. A ÉTICA DANDO SENTIDO À VIDA HUMANA, TAMBÉM DÁ AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL.

4   A MUDANÇA VERTIGINOSA QUE SE OPEROU NOS COSTUMES, APÓS O ADVENTO DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS DAS COMUNICAÇÕES E INFORMAÇÕES, MERECE REVISÕES NOS RELACIONAMENTOS PROFISSIONAIS E UM ESTUDO RACIONAL SOBRE TAIS MUDANÇAS.

5 CONCEITO DE PROFISSÃO NA ATUALIDADE “ TRABALHO QUE SE PRATICA COM HABITUALIDADE A SERVIÇOS DE TERCEIROS, OU SEJA, PRATICA CONSTANTE DE UM OFÍCIO”

6 ATITUDE DOS PROFISSIONAIS HOJE, MAIS DO QUE NUNCA, A “ATITUDE DOS PROFISSIONAIS” EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES ÉTICAS PODE SER A DIFERENÇA ENTRE O SEU SUCESSO E O SEU FRACASSO. HOJE, MAIS DO QUE NUNCA, A “ATITUDE DOS PROFISSIONAIS” EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES ÉTICAS PODE SER A DIFERENÇA ENTRE O SEU SUCESSO E O SEU FRACASSO. BASTA UM DESLIZE, UMA ESCORREGADELA, E PRONTO. BASTA UM DESLIZE, UMA ESCORREGADELA, E PRONTO. A IMAGEM DO PROFISSIONAL GANHA, NO MERCADO. A MANCHA VERMELHA DA DESCONFIANÇA. (JACOMINO) A IMAGEM DO PROFISSIONAL GANHA, NO MERCADO. A MANCHA VERMELHA DA DESCONFIANÇA. (JACOMINO)

7 ATITUDE NA VISÃO DE LISBOA (1997), ISSO ENGLOBA O NÍVEL DE CONHECIMENTO A RESPEITO DE ASSUNTOS TÉCNICOS DA PROFISSÃO, A INTEGRIDADE NO AGIR, O RESPEITO AOS PARES E À PRÓPRIA CLASSE, O GRAU DE RESERVA COM AS INFORMAÇÕES EM DECORRÊNCIA DO SEU EXERCÍCIO PROFISSIONAL, E COM O GRAU DE OBJETIVIDADE QUE MANTÉM NAS INFORMAÇÕES QUE PRESTA AOS SEUS CONTRATANTES E COLABORADORES. NA VISÃO DE LISBOA (1997), ISSO ENGLOBA O NÍVEL DE CONHECIMENTO A RESPEITO DE ASSUNTOS TÉCNICOS DA PROFISSÃO, A INTEGRIDADE NO AGIR, O RESPEITO AOS PARES E À PRÓPRIA CLASSE, O GRAU DE RESERVA COM AS INFORMAÇÕES EM DECORRÊNCIA DO SEU EXERCÍCIO PROFISSIONAL, E COM O GRAU DE OBJETIVIDADE QUE MANTÉM NAS INFORMAÇÕES QUE PRESTA AOS SEUS CONTRATANTES E COLABORADORES.

8 ATITUDE NA VISÃO DE SÁ(2001), UMA PROFISSÃO SUPERA A UTILIDADE INDIVIDUAL PARA QUEM A EXERCE E DESTACA-SE POR SUAS CARACTERÍSTICAS SOCIAIS E MORAIS NA VISÃO DE SÁ(2001), UMA PROFISSÃO SUPERA A UTILIDADE INDIVIDUAL PARA QUEM A EXERCE E DESTACA-SE POR SUAS CARACTERÍSTICAS SOCIAIS E MORAIS

9 PONTOS ESCLARECEDORES (CUVILLIER) É PELA PROFISSÃO QUE O INDIVÍDUO SE DESTACA E SE REALIZA PLENAMENTE, PROVANDO SUA CAPACIDADE, HABILIDADE, SABEDORIA E INTELIGÊNCIA, COMPROVANDO SUA PERSONALIDADE PARA VENCER OBSTÁCULOS. É PELA PROFISSÃO QUE O INDIVÍDUO SE DESTACA E SE REALIZA PLENAMENTE, PROVANDO SUA CAPACIDADE, HABILIDADE, SABEDORIA E INTELIGÊNCIA, COMPROVANDO SUA PERSONALIDADE PARA VENCER OBSTÁCULOS. ATRAVÉS DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL, CONSEGUE O HOMEM ELEVAR SEU NÍVEL MORAL. ATRAVÉS DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL, CONSEGUE O HOMEM ELEVAR SEU NÍVEL MORAL. É NA PROFISSÃO QUE O HOMEM PODE SER ÚTIL À SUA COMUNIDADE E NELA SE ELEVA E DESTACA, NA PRÁTICA DESSA SOLIDARIEDADE ORGÂNICA. (SÁ) É NA PROFISSÃO QUE O HOMEM PODE SER ÚTIL À SUA COMUNIDADE E NELA SE ELEVA E DESTACA, NA PRÁTICA DESSA SOLIDARIEDADE ORGÂNICA. (SÁ)

10 CONCEITO: ÉTICA PROFISSIONAL COMO O CONJUNTO DE CONDUTAS TÉCNICAS E SOCIAIS EXIGIDAS POR UMA DETERMINADA CLASSE AOS MEMBROS QUE A ELA SÃO LIGADOS. COMO O CONJUNTO DE CONDUTAS TÉCNICAS E SOCIAIS EXIGIDAS POR UMA DETERMINADA CLASSE AOS MEMBROS QUE A ELA SÃO LIGADOS.

11 PROFISSIONAL ÉTICO A OBEDIÊNCIA AO CÓDIGO DE CONDUTA IDENTIFICA O PROFISSIONAL COMO ÉTICO E ELE POR SEU COMPORTAMENTO ALCANÇA O RECONHECIMENTO DOS DEMAIS MEMBROS DA PRÓPRIA CLASSE E DA SOCIEDADE EM GERAL. A OBEDIÊNCIA AO CÓDIGO DE CONDUTA IDENTIFICA O PROFISSIONAL COMO ÉTICO E ELE POR SEU COMPORTAMENTO ALCANÇA O RECONHECIMENTO DOS DEMAIS MEMBROS DA PRÓPRIA CLASSE E DA SOCIEDADE EM GERAL.

12 ÉTICA PROFISSIONAL NASCE DA PROGRESSIVA ESPECIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES HUMANAS. NASCE DA PROGRESSIVA ESPECIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES HUMANAS. ESSA ESPECIALIZAÇÃO PODE SER ENTENDIDA COMO UMA CONQUISTA PRÓPRIA DO INDIVÍDUO QUE BUSCOU, NESSA ÁREA DE CONHECIMENTO, UMA PARTE DAQUILO QUE É EXPOSTO PELOS FILÓSOFOS GREGOS COMO FELICIDADE. ESSA ESPECIALIZAÇÃO PODE SER ENTENDIDA COMO UMA CONQUISTA PRÓPRIA DO INDIVÍDUO QUE BUSCOU, NESSA ÁREA DE CONHECIMENTO, UMA PARTE DAQUILO QUE É EXPOSTO PELOS FILÓSOFOS GREGOS COMO FELICIDADE.

13 CONDUTA ÉTICA A CONQUISTA DENOTA SATISFAÇÃO PESSOAL E CONSEQUENTE PRÊMIO PELA DEDICAÇÃO. A CONQUISTA DENOTA SATISFAÇÃO PESSOAL E CONSEQUENTE PRÊMIO PELA DEDICAÇÃO. SUA CONDUTA ÉTICA É, NA VERDADE, A ACEITAÇÃO PRIMEIRA DOS VALORES DO GRUPO. SUA CONDUTA ÉTICA É, NA VERDADE, A ACEITAÇÃO PRIMEIRA DOS VALORES DO GRUPO. DEVEM ESTAR ANTES DE TUDO NA CONSCIÊNCIA DO INDIVÍDUO E NÃO OBLITERAR SEU LIVRE ARBÍTRIO.(AGUIAR) DEVEM ESTAR ANTES DE TUDO NA CONSCIÊNCIA DO INDIVÍDUO E NÃO OBLITERAR SEU LIVRE ARBÍTRIO.(AGUIAR)

14 CASO – AUTOR DESCONHECIDO DIZEM QUE UM SÁBIO PROCURAVA ENCONTRAR UM SER INTEGRAL, EM RELAÇÃO E SEU TRABALHO. ENTROU, ENTÃO, EM UMA OBRA E COMEÇOU A INDAGAR. DIZEM QUE UM SÁBIO PROCURAVA ENCONTRAR UM SER INTEGRAL, EM RELAÇÃO E SEU TRABALHO. ENTROU, ENTÃO, EM UMA OBRA E COMEÇOU A INDAGAR. AO PRIMEIRO OPERÁRIO PERGUNTOU O QUE FAZIA E ESTE RESPONDEU QUE PROCURAVA GANHAR SEU SALÁRIO; AO PRIMEIRO OPERÁRIO PERGUNTOU O QUE FAZIA E ESTE RESPONDEU QUE PROCURAVA GANHAR SEU SALÁRIO; AO SEGUNDO REPETIU A PERGUNTA E OBTEVE A RESPOSTA DE QUE ELE PREENCHIA SEU TEMPO; AO SEGUNDO REPETIU A PERGUNTA E OBTEVE A RESPOSTA DE QUE ELE PREENCHIA SEU TEMPO; FINALMENTE, SEMPRE REPETINDO A PERGUNTA ENCONTROU UM QUE LHE DISSE: “ESTOU CONSTRUINDO UMA CATEDRAL PARA A MINHA CIDADE”. FINALMENTE, SEMPRE REPETINDO A PERGUNTA ENCONTROU UM QUE LHE DISSE: “ESTOU CONSTRUINDO UMA CATEDRAL PARA A MINHA CIDADE”. A ESTE ÚLTIMO, O SÁBIO TERIA ATRIBUÍDO A QUALIDADE DE SER INTEGRAL EM FACE DO TRABALHO, COMO INSTRUMENTO DO BEM COMUM. A ESTE ÚLTIMO, O SÁBIO TERIA ATRIBUÍDO A QUALIDADE DE SER INTEGRAL EM FACE DO TRABALHO, COMO INSTRUMENTO DO BEM COMUM.

15 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ARISTÓTELES.Ética a Nicômacos. Trad: 4ª ed. Brasília: UNB, 2001 ARISTÓTELES.Ética a Nicômacos. Trad: 4ª ed. Brasília: UNB, 2001 ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de, ett e all.Fundamentos de ética empresarial e econômica. São Paulo. Atlas.2001. ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de, ett e all.Fundamentos de ética empresarial e econômica. São Paulo. Atlas.2001. ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo:Saraiva, 2002. ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo:Saraiva, 2002. CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filósofia: dos pré- socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filósofia: dos pré- socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. Código de Ética Profissional de Contabilidade/Conselho Federal de Contabilidade – Brasília – CFC. 2001. Código de Ética Profissional de Contabilidade/Conselho Federal de Contabilidade – Brasília – CFC. 2001. FERREIRA, Aurélio Buarque de H. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio. 2004. FERREIRA, Aurélio Buarque de H. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio. 2004. JACOMINO, Darlen – Revista Você S.A.: Você é um profissional ético? – Editora Abril – Edição 25 de julho de 2000. JACOMINO, Darlen – Revista Você S.A.: Você é um profissional ético? – Editora Abril – Edição 25 de julho de 2000. LISBOA, Lázaro Plácido. Ética Geral e Profissional em Contabilidade. Ed. São Paulo, Atlas. 1997. LISBOA, Lázaro Plácido. Ética Geral e Profissional em Contabilidade. Ed. São Paulo, Atlas. 1997. MOREIRA, Joaquim Manhães. A Ética Empresarial no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1999. MOREIRA, Joaquim Manhães. A Ética Empresarial no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1999. SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional, Ed. São Paulo, Atlas, 2004. SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional, Ed. São Paulo, Atlas, 2004. VASQUEZ,Adolfo Sanches. Ética. 15. Ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1995. VASQUEZ,Adolfo Sanches. Ética. 15. Ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1995.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO (EST ) DEPARTAMENTO: CONTABILIDADE (STC) DISCIPLINA: ÉTICA GERAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google