A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carolina Soares Juliana Caldeira Olga Regina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carolina Soares Juliana Caldeira Olga Regina"— Transcrição da apresentação:

1 Carolina Soares Juliana Caldeira Olga Regina
CALCÁRIO DOLOMÍTICO Carolina Soares Juliana Caldeira Olga Regina

2 HISTÓRICO O calcário tem sido amplamente usado desde os tempos das cavernas, passando pelos tempos bíblicos e pela antiguidade; Evidências do uso como cal de argamassa entre 7000 e anos atrás onde hoje é a Turquia Oriental e há 8000 anos atrás na antiga Iugoslávia; Há 5000 anos os egípcios incorporavam cal e gipsita calcinada na construção das pirâmides; Há 2000 anos os romanos misturavam areia com cinza vulcânica para produzir um composto de cimento e água salgada para uso na construção.

3 DEFINIÇÃO Os calcários são rochas sedimentares que contém minerais com quantidade acima de 30% de carbonato de cálcio (aragonita e calcita). Quando o mineral predominante é a dolomita, a rocha calcária chama-se calcário dolomítico. A coloração do calcário varia do branco ao preto, passando pelo cinza claro e escuro. Muitos calcários têm tons avermelhados, amarelos, azuis ou verdes, dependendo do tipo de impurezas que tiverem. São encontrados, principalmente,no meio marinho.

4 DEFINIÇÃO Além disso, o calcário:
É a mais útil e versátil de todas as rochas e minerais industriais; Possui amplo leque de disponibilidade; Apresenta custo relativamente baixo; Pode ser empregado, principalmente, como agregado na construção civil, como corretivo de solo ou como fertilizante.

5 MINERALOGIA Os calcários são rochas sedimentares compostas, basicamente, por calcita (CaCO3), enquanto os dolomitos são também rochas sedimentares compostas, basicamente, pelo mineral dolomita (CaCO3.MgCO3). De longe, a calcita apresenta maior valor econômico, comparada às demais, dolomita, mármores e giz. A similaridade entre as propriedades físicas dos minerais carbonatados resulta numa dificuldade na identificação, ou melhor, na distinção entre eles. Em decorrência disso, são utilizados recursos adicionais de identificação, além do uso convencional das propriedades físicas desses minerais e/ou rochas. Desse modo, os recursos de análises químicas e de difração de raios X, microscopia eletrônica, entre outros, são os mais utilizados.

6 GEOLOGIA O calcário é uma rocha sedimentar originada de material precipitado por agentes químicos e orgânicos. Por meio das atividades de erosão e corrosão, incluindo a solução de ácidos carbônicos ou outros de origem mineral, as rochas são desintegradas e o cálcio em solução é conduzido para o mar por meio da drenagem das águas. Após atingir o oceano, parte do carbonato de cálcio dissolvido precipita-se, em decorrência da sua baixa solubilidade na água marinha. O carbonato de cálcio depositado, segundo esse procedimento, origina um calcário de alta pureza química. De longe, a maior parte do calcário existente hoje é de origem orgânica.

7 GEOLOGIA Os sedimentos de calcário derivados desse processo podem contaminar-se durante a deposição com materiais argilosos, silicosos ou siltes ferruginosos, que afetam a composição química e a natureza do calcário resultante. O tamanho e a forma das partículas de calcário, decorrentes das condições de pressão, temperatura e ação de solvente, são fatores que influenciam as características físicas da rocha Acredita-se que os calcários dolomíticos foram formados pela substituição, no próprio calcário calcítico, do cálcio pelo magnésio oriundo de águas com elevado teor de sais de magnésio.

8 GEOLOGIA Muito embora vários depósitos de dolomita aparentem ter origem na co-precipitação de ambos os carbonatos, a teoria da substituição dos metais ainda é aceita.

9 LAVRA A maior parte das minas de calcário,em todo o mundo, são lavradas a céu aberto. São chamadas de pedreiras. Apenas uma (de porte médio) tem operações que não são exclusivamente a céu aberto. As principais etapas da lavra de calcário a céu aberto incluem: remoção do capeamento, perfuração,desmonte por explosivos, e transporte até a usina de processamento.

10 PROCESSAMENTO A britagem em estágio unitário e o peneiramento são os métodos usuais para obtenção de produtos. A obtenção de produtos para aplicações consideradas nobres necessita de um circuito complexo de beneficiamento. Nestes casos exige se a prática da moagem. A flotação, a separação magnética, entre outros, são processos usados para a concentração de calcário ou remoção de impurezas.

11 USOS Uso do Carbonato na Indústria de Cimento
Para cada tonelada de cimento produzida, é necessária 1,4 tonelada de calcário. Uso do Calcário para Cal Virgem Para cada tonelada de cal virgem, necessita-se de 1,7 tonelada de calcário. Uso dos Carbonatos de Cálcio e Magnésio na Indústria de Vidros A dolomita – insumo básico na fabricação do vidro. Uso do Carbonato de Cálcio na Indústria Cerâmica A aplicação do calcário dolomítico, na composição das massas cerâmicas, fornece ao produto final uma redução nas expansões térmica e por umidade. A adição do carbonato de cálcio reduz a expansão, por umidade, do produto final, quando a massa cerâmica contém caulim e quartzo.

12 USOS Uso do Calcário na Agricultura Rochas Ornamentais ou Decorativas
A dolomita atua na redução da temperatura de fusão, que aumenta a trabalhabilidade, como também inibe as reações entre o estanho e o vidro no banho de estanho fundido para obtenção de vidros planos. Uso do Calcário na Agricultura O calcário moído e seus produtos, cal virgem e hidratada, escória, dentre outros, são aplicados no solo para corrigir a acidez e promover o crescimento das plantas. Recomenda-se a sua aplicação alguns meses antes do plantio. Assim, a acidez do solo pode ser corrigida antes, permitindo o acesso, pelas plantas, aos nutrientes existentes nos solos. Rochas Ornamentais ou Decorativas Calcário e dolomito são usualmente cinza, todavia são encontrados nas cores: branca, amarela, bronzeada ou preta. O mármore branco é composto basicamente de calcita pura. A rocha dolomito é composta predominantemente do mineral dolomita. Certas impurezas podem comprometer o uso do produto como rocha decorativa. As mais comuns, que provocam escurecimento da rocha, incluem: ferro nas formas de carbonato, óxidos e sulfetos, sílex, sílica, argila grafita e matéria orgânica.

13 ESPECIFICAÇÕES As especificações variam em função do produto final que se deseja obter. Em geral, tais especificações podem ser físicas ou químicas. Especificações físicas, tais como durabilidade e degradação, são mais importantes quando a rocha é usada in natura. O controle granulométrico torna-se rígido quando o produto de calcário é usado para fins nobres, como papel, tintas, borracha etc.

14 MINERAIS E MATERIAIS ALTERNATIVOS
Materiais alternativos ao calcário para correção da acidez do solo: escória de siderurgia (ânion silicato); dregs (resíduos alcalinos da indústria de celulose). Materiais alternativos ao calcário para produção de cimentos: cinzas volantes das centrais térmicas; escórias de siderurgia. Materiais alternativos ao calcário para produção de adubo: gesso (supre solo com cálcio, reduz saturação por alumínio e fornece enxofre).

15 CONCLUSÃO Os calcários são rochas sedimentares que contêm minerais com quantidades acima de 30% de carbonato de cálcio. Quando o mineral predominante é a dolomita, a rocha calcária é denominada calcário dolomítico. Essa rocha tem sido usada desde milhares de anos, tendo suas principais aplicações na correção da acidez do solo, na produção de cimentos e adubos, nas indústrias de vidro e cerâmica ou como rocha ornamental e decorativa. Devido às inúmeras aplicações, o calcário dolomítico é de extrema importância e necessidade à sociedade atual.

16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Carregar ppt "Carolina Soares Juliana Caldeira Olga Regina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google