A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelagem da emergência de convenções de compartilhamento de recursos: uma abordagem baseada em agente O. Thébaud e B. Locatelli (2001) GRUPO I Denilson.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelagem da emergência de convenções de compartilhamento de recursos: uma abordagem baseada em agente O. Thébaud e B. Locatelli (2001) GRUPO I Denilson."— Transcrição da apresentação:

1 Modelagem da emergência de convenções de compartilhamento de recursos: uma abordagem baseada em agente O. Thébaud e B. Locatelli (2001) GRUPO I Denilson Bezerra Luiz Gustavo Ricardo Siqueira

2 Ordem Espontânea (Sugden, 1989); Surgimento de normas coletivas não conscientes (surgimento de convenções); Dificuldade de aplicação das premissas convencionais da teoria dos jogos; Caso do litoral da Inglaterra; Objetivo é apresentar um quadro de simulação baseado em agente para abordar tais questões.

3 Componentes do modelo Um espaço celular (“praia”); Objetos passivos (“troncos”); Os agentes (“coletores de troncos”)

4

5 Figure 2. General structure of the model

6

7 Hipóteses a serem testadas Fase de Pesquisa – Suposições são testadas quanto à maneira pelo qual os agentes definem o conjunto de ações possíveis em termos de avanço para troncos observáveis; Fase de coleta - Suposições são testadas quanto à forma como os agentes se comportam quando se encontra uma célula contento troncos.

8 Atributos dos agentes Podem se locomover em todo o espaço celular; Podem enxergar troncos e outros agentes; Tem uma capacidade de visão pré-fixada; Podem se tornar proprietários de pilhas de troncos; Capacidade para resolver conflitos;

9 Adoção de uma postura

10 Experimentos Modelo básico: 25 agentes; 300 pedaços de troncos; Espaço celular de 900 células; Os agentes são pré-definidos em agressivos e conciliatórios; Não há a figura do “proprietário”

11

12 Experimentos (cont.) Pressão dos colegas: Há figura do proprietário; O agente só vai pegar um tronco se ninguém está observando; Há duas variações neste experimento:

13 Variações para o experimento “Pressão dos colegas” Os agentes proprietários não respeitam a propriedade dos outros se o agente não está vendo; O status de proprietário é respeitado de qualquer forma.

14 Imitação: O agente compara o tamanho das pilhas dos agentes proprietários visinhos, se suas pilhas forem maior que a sua, o agente adota a estratégia de seus visinhos; O agente compara a estratégia dos agentes que estão a seu redor, sendo que o agente vai adotar a estratégia que mais da metade dos seus visinhos realizam. Experimentos (cont.)

15 Variante 1 da Simulação do Padrão de Simulação

16 Variante 2 da Simulação do Padrão de Simulação

17 Contudo se o Espaço Celular Diminui


Carregar ppt "Modelagem da emergência de convenções de compartilhamento de recursos: uma abordagem baseada em agente O. Thébaud e B. Locatelli (2001) GRUPO I Denilson."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google