A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS  Informações preliminares.  Mega temas.  Questionário.  Bibliografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS  Informações preliminares.  Mega temas.  Questionário.  Bibliografia."— Transcrição da apresentação:

1 1 O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS  Informações preliminares.  Mega temas.  Questionário.  Bibliografia.

2 2 Informações preliminares Propósito: Apresentar um relato preciso da vida de Cristo, enfatizando-o como Salvador da humanidade. Autor: Embora seu nome não apareça como autor, os eruditos atribuem a Lucas sua autoria. Lucas era: Amigo de Paulo (Atos 16:10,2, Timóteo 4:11, Filemom 1:24). Médico (Colossenses 4:14). Grego (Tradição). Autor de Atos (Tradição, mesmo destinatário).

3 3 Informações preliminares Destinatário: Teófilo (que significa: Aquele que ama a Deus), embora como já vimos, o caráter da narrativa do NT é proclamar as Boas novas a toda criatura. Data: Por volta de 60 dC. Versículo chave: Lucas 19:10 “ Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.

4 4 Informações preliminares Pessoas chave: Jesus: Salvador da humanidade. Maria: Mãe de Jesus. José: Pai. Isabel: Mãe de João Batista, prima de Maria. Zacarias: Sacerdote e pai de João Batista. João Batista: Primo de Jesus, profeta nazireu. Discípulos: Seguidores de Jesus. Pilatos: Governador da Judéia na época da crucificação de Jesus.

5 5 Informações preliminares Lugares chave: Belém, Galiléia, Judéia e Jerusalém.

6 6 Informações preliminares Características particulares: É o mais completo dos Evangelhos. É o Evangelho que aborda maiores detalhes sobre a infância e juventude de Jesus. Possui um vocabulário culto para época. Possui várias referências a enfermidades e seus diagnósticos. Ressalta a importância da oração na vida e obra de Jesus do que os demais Evangelhos. Enfatiza a solicitude de Jesus para com os necessitados, mulheres e crianças.

7 7 Mega temas A preparação do salvador: Lucas 1:1-4:13. Seu nascimento em Belém. O Crescimento do “menino” em sabedoria, estatura e graça. Sua Genealogia. O batismo de Jesus nas águas no Espírito e sua tentação no deserto.

8 8 Mega temas O ministério do Salvador: Lucas 4:14-19:48. Compaixão dos necessitados. Curar os enfermos. Salvar os pecadores. Seus ensinos e seus milagres. O sofrimento do Salvador: Lucas 19:48- 23:56. A Ceia. O Getsêmani. Diante dos governadores Romanos. A crucificação.

9 9 Mega temas A vitória do Salvador: Lucas 24:1-53. A Ressurreição. O aparecimento aos seus discípulos. Sua ascensão aos céus. A alegria de seus discípulos.

10 10 Questionário Assinale com "X" as alternativas corretas. 1. Lucas, o único autor Gentio da Bíblia, escreveu seu Evangelho para: a) [ ] Tércio. b) [ ] Teófilo. c) [ ] Teodélio. d) [ ] Timóteo. 2. Por apresentar a genealogia humana de Jesus até Adão, Lucas deixa claro que escreveu seu Evangelho mais para os: a) [ ] Gentios. b) [ ] Romanos. c) [ ] Judeus. 3. Quanto as características do Evangelho de Lucas,é correto afirmar que: a) [ ] Jesus veio para salvar somente os gentios. b) [ ] Possui um vocabulário culto com especial domínio da língua grega. c) [ ] Intitula Jesus como: “Filho dos Profetas”.

11 11 Questionário Marque "C" para Certo e "E" para errado. 4. [ ] Pelas epístolas de Paulo sabemos que Lucas era um “médico amado” e um leal cooperador do Apóstolo Paulo. 5. [ ] O Evangelho segundo Lucas começa com as narrativas mais completas da infância de Jesus. 6. [ ] O Evangelho de Lucas ressalta mais do que os outros a prática da oração na vida e obra de Jesus. 7. [ ] A crucificação e morte de Jesus são a essência e o fundamento do plano divino da redenção.

12 12 BIBLIOGRÁFIA Bíblias de estudo: Pentecostal, Genebra e Aplicação pessoal. Manual do curso básico de teologia do IBADEP. Diversos sites da Internet.

13 13 FIM Autor: José Antonio de Camargo Filho (Pr. Téo). Fone: (43) 9924-6369 MSN: pastorteo@vidanova.info E-mail: pastorteo@vidanova.info Site: www.vidanova.info Blog: www.prteo.blogspot.com


Carregar ppt "1 O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS  Informações preliminares.  Mega temas.  Questionário.  Bibliografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google