A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação (2) 6 de junho 2011 Profa. Dra. Heloisa Albuquerque Costa

2 Finalizando o trabalho de pesquisa Parte 1 - Citações Parte 2 - Referências bibliográficas Parte 3 - Monografia

3 Parte 1 – Citações – a paráfrase da fonte (BOOTH, W.C.; COLOMB, G.G. WILLIAMS, J.M. A arte da pesquisa. São Paulo, Martins Fontes, 2008) Apresente uma citação usando dois pontos ou uma frase introdutória.  Ex: Plumb descreve a adminsitração de Walpole em termos que lembram dois sistemas: “........” (p.134)  Plumb descreve........ Ele afirma que “......” Entremeie a citação em sua própria sentença e verifique a concordância gramatical entre sua sentença e a citação Não comece uma frase com uma citação, terminando-a com suas próprias palavras. Comece suas frases com suas palavras e termine-as com o material citado.

4 Parte 2 – Como fazer as referências bibliográficas SALOMON, D. Como fazer uma monografia. São Paulo, Martins Fontes, 2004. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS – ABNT Referências bibliográficas, NBR – 6023 Referência bibliográfica é o conjunto de elementos que permite a identificação de um documento (livro, periódico, artigo, coletânea, material audiovisual, site, etc)

5 Parte 2 – Como fazer as referências bibliográficas Quais são os casos mais recorrentes? pelo nome do autor Ex. BILAC, Olavo (só se colocam os demais prenomes e sobrenomes se assim figurarem no documento referenciado) se entre o nome e o sobrenome houver a preposição de (ou do, da) ou a conjunção e, estas partículas são colocadas após o nome Ex. SILVA, Arthur da Costa e. ANDRADE, Carlos Drummond de. Discuta em grupo quais são as suas dificuldades ou dúvidas e busque no texto a orientação

6 Parte 3 – Monografia (confusão com trabalho final de curso) É todo trabalho científico de primeira mão que resulte de pesquisa. (p.256) Sem a marca da reflexão, a monografia transforma-se facilmente em “mero relatório do procedimento de pesquisa” ou “compilação de obras alheias” ou “medíocre divulgação” (p.259) Introdução tem o objetivo de situar o leitor no estado da questão, colocá-lo a par da relevância do problema e do método de abordagem; o desenvolvimento tem por finalidade expor e demonstrar: é a fundamentação lógica do trabalho. Propõe o que vai provar, em seguida explica, discute e demonstra; a conclusão: é a síntese de toda reflexão; a superação dos conflitos conceituais e das contradições detectadas durante a análise do problema. (p. 260)

7 Parte 3 – Monografia = trabalho final Apresentação do projeto de pesquisa. Retomada de um dos temas trabalhados no curso – retomada do tema a partir dos autores estudados, problematização, comentários críticos (reflexão) e relação com seu projeto de pesquisa. Capítulo de metodologia de sua pesquisa.

8 Trabalho final - procedimentos Definição de um plano de tarefas para desenvolver – Por onde devo começar? Definição de um calendário para realização de cada uma das tarefas. Organização de pastas no computador que vão auxiliá-lo a registrar as etapas de realização do seu trabalho final. Disciplina de estudos e redação para entrega do trabalho na data estipulada.

9 Trabalho final – auto-avaliação Perrota, 2004, p.83 1ª releitura : como introduzi o tema? Fui capaz de elaborar questões genéricas nos primeiros parágrafos, apresentando o tema ao leitor? Consegui articular os parágrafos? Como apresentei o resultado de minhas leituras? O leitor percebe que interagi com os livros que li, que consegui fazer dialogar os autores lidos? 2ª releitura: revisão do trabalho – atenção às repetições 3ª releitura: revisão das citações, das referências bibliográficas


Carregar ppt "Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google