A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ARTIGO CIENTÍCO Como redigir (Oficina) Profª MSc Ana Paula Sá Menezes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ARTIGO CIENTÍCO Como redigir (Oficina) Profª MSc Ana Paula Sá Menezes."— Transcrição da apresentação:

1 O ARTIGO CIENTÍCO Como redigir (Oficina) Profª MSc Ana Paula Sá Menezes

2 Artigo Científico:  é um texto escrito para ser publicado num periódico especializado e tem como objetivo comunicar os dados de uma pesquisa, seja ela experimental, quase experimental ou documental (GONÇALVES, 2004).  é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento (ABNT NBR 6022, 2003, p.2).

3 Como redigir:  Ideia Central: Se a idéia central do escritor não está clara, o que resta para o leitor?  Técnicas de informação: o quê? como? quem? quando? onde? Por quê?  Tipo de leitor: a quem vai ser dirigido o texto (público-alvo) para adequar convenientemente o conteúdo.

4 Texto Científico:  Breve: significa que se deve dizer somente o que seja necessário, e nunca aborrecer o leitor.  Claro: significa que é necessário escapar do rebuscado, das palavras difíceis, que não fazem parte de nosso cotidiano.  Conciso: significa que é necessário usar somente as palavras necessárias para expressar uma idéia, e tirar tudo aquilo que sobre, o desnecessário, o excesso.

5 Texto Científico:  Utilize subtítulos para ordenar o texto (embora depois possam ser omitidos na versão final).  Ante a dúvida, tratar sempre de manter a ordem básica das orações – sujeito, verbo, complemento.  Aprenda a usar corretamente o ponto e a vírgula.

6 Texto Científico: Finalmente, ao terminar de escrever, revise seu texto como se fosse escrito por outra pessoa. Revise outra vez, e volte a revisar. Deixe passar uma semana ou mais,... e volte a revisar. Verá quantas melhorias pode introduzir que inicialmente se lhe passaram despercebidas.

7 Estrutura do artigo:  Título  Identificação dos autores  Resumo e Palavras-chaves  Introdução  Desenvolvimento  Conclusão  Referências

8 Corpo do Texto: Introdução: contextualizar a proposta, enfatizando a sua importância; Desenvolvimento: apresentar a proposta, com a fundamentação teórica pertinente; seus objetivos, procedimentos propostos, etc. Considerações Finais: finalizar com considerações para a efetiva aplicação da proposta de modo a contribuir com soluções práticas.

9 Citações (NBR 10520):  Para citações diretas com mais de três linhas, deve-se observar apenas o recuo de 4 cm da margem esquerda;  As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. Ex: Bobbio (1995, p. 30) com muita propriedade nos lembra, ao comentar esta situação, que os “juristas medievais justificaram formalmente a vaidade do direito romano ponderando que este era o direito do Império Romano que tinha sido reconstituído por Carlos Magno com o nome de Sacro Império Romano”.

10 Referências (NBR 6023):  Até 3 autores: ARAÚJO, Fernando; MEDEIROS, Cláudio; MOTTA, Luís. A criança e a escola. Porto Alegre: Duplex, 2001.  Mais de 3 autores: CORREA, Marcelo. et al. Como interpretar o choro do bebê. Porto Alegre: Luzes, 2000.  Organizador – Coordenador - Compilador – Editor: BROOKESMITH, Peter (org). O impossível acontece. São Paulo: Círculo do Livro, 1984.

11 Referências (NBR 6023): INTERNET: URL – Uniform Resource Locator (Localizador Uniforme de Recursos): Identificação do Protocolo: <http:// Domínio: www.elogica.com.br Diretório, subdiretório e arquivo: /users/gmoura/refere.html> BENSUSAN, H. O pensamento sem estaca zero (A mentalidade externalista e as razões nossas de cada dia). Kriterion, Belo Horizonte, v. 45, n. 110. 2004. Disponível em:. Acesso em: 15/Nov/2007 às 22h29min


Carregar ppt "O ARTIGO CIENTÍCO Como redigir (Oficina) Profª MSc Ana Paula Sá Menezes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google