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PublicouGeraldo Bandeira Sá Alterado mais de 7 anos atrás
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Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES
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EIXOS ESTRATÉGICOS BIÊNIO 2015/2016 1.A definição da Base Nacional Comum; 2.O Financiamento da Educação Brasileira; 3.O debate sobre os Planos de Carreira dos profissionais do magistério brasileiro; 4.O foco na Gestão Escolar; 5.E a Reformulação do Ensino Médio Para o biênio 2015-2016, o CONSED propõe uma agenda política, alinhada ao PNE, para o avanço na implementação de políticas públicas educacionais e a maior qualidade da educação brasileira, com os seguintes eixos prioritários:
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O perfil da titulação formal dos professores da educação básica tem evoluído : 20102014 Fundamental 12.565 5.766 Médio 611.260 514.625 Normal/Magistério 450.707 268.978 Geral 160.553 245.647 Superior 1.381.909 1.670.352 Licenciatura 1.297.940 1.486.551 Compl. Pedagógica 20.243 87.572 Outra 63.726 96.229 Total 2.005.734 2.190.743 Embora haja carências de licenciados em áreas específicas
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Há muitas iniciativas em andamento: O Parfor, em colaboração com os sistemas de ensino O Prodocência, de fortalecimento das licenciaturas O Pibid, de estímulo aos estudantes das licenciaturas Os programas de formação continuada dos sistemas de ensino A multiplicidade de cursos oferecidos pelas instituições de ensino etc... No entanto...
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A questão central não é o perfil de titulação formal mas o perfil da formação: Não por acaso, o PNE 2014 – 2024 propõe: Estratégia 15.6: Promover a reforma curricular dos cursos de licenciatura e estimular a renovação pedagógica, de forma a assegurar o foco no aprendizado do (a) aluno (a), dividindo a carga horária em formação geral, formação na área do saber e didática específica e incorporando as modernas tecnologias de informação e comunicação, em articulação com a base nacional comum dos currículos da educação básica, de que tratam as estratégias 2.1, 2.2, 3.2 e 3.3 do PNE; Esta estratégia é fundamental para a efetividade da política nacional de formação de professores (meta 15 do PNE) Os cursos de formação de professores precisam se aproximar da realidade das redes de ensino.
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O Conselho Nacional de Educação acaba de aprovar a Resolução nº 2, de 2015, que define diretrizes curriculares para formação inicial em nível superior e formação continuada de profissionais do magistério da educação básica. É de se esperar que ela inspire a almejada renovação referida pelo PNE; É fundamental que as instâncias formadores se articulem com as redes de ensino; É indispensável que adoção de políticas que asseguram a formação de professores nas áreas em que faltam profissionais habilitados; É imprescindível assegurar um fluxo de formação de professores que garanta o preenchimento das vagas abertas com as aposentadorias e com a expansão das redes.
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Na formação dos gestores, há importantes experiências: Um importante exemplo é o Progestão, de iniciativa do Consed; A Escola de Gestores da Educação Básica, do Ministério da Educação; As formações específicas oferecidas pelos sistemas de ensino. É preciso, porém, fortalecer os programas e as atividades de formação de gestores: No meio acadêmico Nos centros ou escolas de formação das redes de ensino Na operação cotidiana da redes escolares É indispensável estabelecer consensos ou critérios para articular competência técnica e legitimidade do gestor escolar junto à comunidade
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