A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MECANISMOS DE PROTEINÚRIA Define-se proteinúria como a excreção urinária de proteína de mais de 150 mg por dia. Proteinúria benigna é a perda de proteína.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MECANISMOS DE PROTEINÚRIA Define-se proteinúria como a excreção urinária de proteína de mais de 150 mg por dia. Proteinúria benigna é a perda de proteína."— Transcrição da apresentação:

1 MECANISMOS DE PROTEINÚRIA Define-se proteinúria como a excreção urinária de proteína de mais de 150 mg por dia. Proteinúria benigna é a perda de proteína na urina, em quantidades variáveis, não associada a nenhuma morbidade ou mortalidade. Cerca de 20% das proteínas normalmente excretadas na urina são moléculas de baixo peso como imunoglobulinas (peso molecular de 20.000), 40% albumina de elevado peso molecular (65.000) e 40% mucoproteínas secretadas pelo túbulo contornado distal. Os mecanismos de proteinúria podem ser classificados em: Não Renal Renal Pós-renal *Hemorragia *Febre *Queimaduras intensas *Glomerulares *Tubulares *Vasculares *Contaminação *Prostatite

2 MECANISMOS DE PROTEINÚRIA Os mecanismos pelos quais as proteínas atravessam a parede capilar glomerular ainda são mal compreendidos, mas aceitam-se como fatores fundamentais: os diâmetros dos poros da membrana basal, dos condutos entre os podócitos, a geometria espacial da molécula protéica, os campos elétricos das proteínas (aniônicas ou catiônicas) e as características de fixação de proteínas a determinadas moléculas. Calor e ácido acético ( neste urina opalescente /+/) Determinação qualitativa da proteinúria por Ácido sulfossalicílico a 3% (neste urina turva /+/) (0 a ++++) Tiras de papel/Tetra bromofeno azul (não sensível,só superior a 300-500mg pro/dia) Avaliação quantitativa da proteinúria por Proteinúria de 24h Relação proteína/creatina (incoveniente por subestimar excreção em musculosos e superestimar nos caquéticos.)

3 MECANISMOS DE PROTEINÚRIA MEMBRANA BASAL CAPILAR GLOMERULAR PODÓCITOS M. BASAL FRENESTAÇÕES Membrana basal do glomérulo, onde podemos observar as diversas variáveis que interferem na filtração glomerular das proteínas. Moléculas protéicas de pesos moleculares variáveis atravessem a membrana basal, atingindo o espaço de Bowman. A agressão ao glomérulo é feita por anticorpos, toxínas, citoquinas, complexos circulantes, etc. Lesão anatômica se restringe ao epitélio, com perda dos podócitos. Essas lesões mínimas


Carregar ppt "MECANISMOS DE PROTEINÚRIA Define-se proteinúria como a excreção urinária de proteína de mais de 150 mg por dia. Proteinúria benigna é a perda de proteína."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google