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PublicouJoão Victor Bernardes Bergler Alterado mais de 7 anos atrás
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Unity 3D Classe GUI: Menus e Interfaces
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Unity 3D Classe GUI todos recursos para interfaces de tela (de forma facilitada): Box (caixas de menu) Menus (botões) Labels (textos simples) TextField (entrada de textos) DrawTexture (apresentação de imagens)...
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Unity 3D Renderização GUI – evento pos render do mundo virtual 3D Elementos GUI colocados sobre (a frente) dos elementos de jogo TODOS objetos podem referenciar a classe GUI e compor / exibir elementos de tela function OnGUI () {.... }
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Unity 3D BOX – Caixas de menus, caixas para diálogos do jogo Parâmetros Posição e dimensão: Rect(x,y,sizex,sizey) Texto, título da Box function OnGUI () { GUI.Box(Rect (0, 0, 400,200),“Título"); }
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Unity 3D LABEL – texto simples para exibição na tela Parâmetros Posição e dimensão: Rect(x,y,sizex,sizey) Tamanho é respeitado pelo texto, sendo quebrado (automaticamente) dentro da área Texto var numero = 1.3; var texto1 = “Variável String” function OnGUI () { GUI.Label(Rect (0, 0, 400,200),“Qualquer texto"); //permite uso de variáveis string + numéricas GUI.Label(Rect (0, 20, 400,200), texto1 + numero); }
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Unity 3D BUTTON – Botões Parâmetros Posição e dimensão: Rect(x,y,sizex,sizey) Texto Código botão usado para exibição e avaliação do click / uso ao mesmo tempo function OnGUI () { if (GUI.Button( Rect (10, 10, 100,20),“Texto Botão“)) {.... // se botão pressionado = código }
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Unity 3D –TEXTFIELD : caixa para entrada de textos –Parâmetros Posição e dimensão: Rect(x,y,sizex,sizey) String (variável) para entrada / input Número máximo de caracteres var nome = “”; function OnGUI () { GUI.Label(Rect (0, 0, 400,200),“Digite seu nome:"); nome = GUI.TextField (Rect (0, 20, 100, 30), nome, 25); // TextField – retorna valor para variável String }
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Unity 3D –DRAWTEXTURE: exibir imagens (BMPs) na tela –Parâmetros Posição e dimensão: Rect(x,y,sizex,sizey) Imagem (Texture2D) para exibição var imagem_menu : Texture2D;// declara BMP – seta via Inspector function OnGUI () { sizex = imagem_menu.width;// possível pegar dimensões da imagem sizey = imagem_menu.height; GUI.DrawTexture(Rect(posx,posy,sizex,sizey), imagem_menu); }
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Unity 3D –Elementos apresentados permitem construção dos menus que precisamos –Classe GUI mais completa, checar documentação (manual) para controles extras: Toggle, TextArea, VerticalSlider... –GUI permite customização por meio de GUISkins –GUISkin: definição geral de estilo do menu, incluindo fontes, imagens, cores, etc, definíveis por elemento.
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Unity 3D –Criamos uma nova GUISkin para criarmos nosso “design” de menus –Assets -> Create -> GUISkin
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Unity 3D –Por código, declaramos as GUISkins e determinamos qual Skin deve ser usada antes de criar os elementos GUI var Skin1 : GUISkin; var Skin2 : GUISkin;//defino via Inspector as Skins function OnGUI () { GUI.skin = Skin1; GUI.Label(Rect (0, 0, 400,200),“Texto com Skin1"); GUI.skin = Skin2; GUI.Label(Rect (0, 20, 400,200),“Texto com Skin2"); }
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