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Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 2. Tipos de Sistemas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 2. Tipos de Sistemas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 2. Tipos de Sistemas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira marcio.moreira@uniminas.br http://si.uniminas.br/~marcio/

2 Márcio Moreira2. Tipos de Sistemas – Slide 2Sistemas de Informações Empresariais  Níveis: Operacional:SPT = Sistema de Processamento de Transações Tático:SIG = Sistema de Informações Gerenciais Estratégico:SAD = Sistema de Apoio à Decisão Os SAD usam informações dos SIG e estes usam dos SPT. Níveis e integração Integração SPT SIG Finanças SIG Finanças SIG RH SIG RH SIG Marketing SIG Marketing SIG Contabilidade SIG Contabilidade SIG Produção ou Operação SIG Produção ou Operação SI Externos: Clientes Parceiros Governos SI Externos: Clientes Parceiros Governos SI Internos: Conhecimento CRM, ERP, SAD, BI, etc. SI Internos: Conhecimento CRM, ERP, SAD, BI, etc.

3 Márcio Moreira2. Tipos de Sistemas – Slide 3Sistemas de Informações Empresariais  Suportam transações empresariais básicas.  Representam rotinas periódicas de negócio.  Lidam com grandes volumes de transações simultâneas suportando horários de picos.  Devem garantir disponibilidade e segurança.  Objetivos: Obter e fornecer informações exigidas por lei, pelos gerentes de linha e pelo pessoal operacional. Manter a empresa funcionando correta e eficientemente.  Precisam ser integráveis a vários outros SI.  Geram ROI (Return On Investment) mais concretos. SPT – Sistema Processamento Transações

4 Márcio Moreira2. Tipos de Sistemas – Slide 4Sistemas de Informações Empresariais  Processamento: Em lote (batch): processam lotes de dados periodicamente. On-line: processam dados a cada transação (tempo real).  Cliente (capturam) / servidor (processam).  Baseado em web: usam a web para capturar transações.  Requerem gerenciadores de transações.  Propriedades das transações: Atomicidade:ou tudo é feito ou nada é feito. Consistência:se estava consistente, continuará. Integridade:a transação deve respeitar as regras. Durabilidade:se concluída não pode ser perdida. SPT Características

5 Márcio Moreira2. Tipos de Sistemas – Slide 5Sistemas de Informações Empresariais Fluxo de informações nos SPT Entradas Processos Saídas Evento SPT Banco de Dados Relatórios Exceções Consulta

6 Márcio Moreira2. Tipos de Sistemas – Slide 6Sistemas de Informações Empresariais  Suportam necessidades dos gerentes funcionais (médios) e são utilizados para decisões táticas (planejamento, organização e controle de operações).  A principal saída dos SIG são os relatórios: Periódicos: gerados periodicamente para a área funcional e outras áreas. Eventuais: específicos ou periódicos gerados fora da hora programada. Exceções: relatam situações fora dos padrões. Nível de detalhe: detalhado, principais indicadores e comparativos. SIG – Sistema Informações Gerenciais

7 Márcio Moreira2. Tipos de Sistemas – Slide 7Sistemas de Informações Empresariais  Características: Composto de sistemas (sub-sistemas) menores. Integrados entre si ou independentes. Precisam integrar-se a outros SI (internos e externos). Podem suportar todos os níveis organizacionais: operacional, tático e estratégico. Podem incluir núcleos transacionais (SPT).  Principais SIG: Finanças:Orçamento e controle financeiro. Contabilidade:Apuração de resultado gerencial e fiscal. RH:Gestão dos recursos humanos. Marketing/Vendas:Gestão de marketing e vendas. Produção/Operação:Gestão das operações empresariais. SIG Características

8 Márcio Moreira2. Tipos de Sistemas – Slide 8Sistemas de Informações Empresariais Segmentação do mercado brasileiro Fonte: BNDES

9 Márcio Moreira2. Tipos de Sistemas – Slide 9Sistemas de Informações Empresariais Participação nas médias e pequenas Fonte: BNDES

10 Márcio Moreira2. Tipos de Sistemas – Slide 10Sistemas de Informações Empresariais  A tomada de decisão: SAD – Sistemas de Apoio à Decisão Fase de Inteligência Fase de Projeto Formulação de um modelo Definição critérios de escolha Busca de alternativas Previsão das conseqüências Formulação de um modelo Definição critérios de escolha Busca de alternativas Previsão das conseqüências Fase de Escolha Solução para o modelo Análise de sensibilidade Seleção da melhor opção Plano de implementação Projeto sistema de controle Solução para o modelo Análise de sensibilidade Seleção da melhor opção Plano de implementação Projeto sistema de controle Objetivos organizacionais Pesquisa e exame Coleta de dados Identificação, classificação e declaração do problema Objetivos organizacionais Pesquisa e exame Coleta de dados Identificação, classificação e declaração do problema Fase de Implementação Realidade Validação Identificação Verificação e testes Sucesso ou Fracasso

11 Márcio Moreira2. Tipos de Sistemas – Slide 11Sistemas de Informações Empresariais Natureza da decisão Suporte Necessário OperacionalTáticaEstratégica Tipo de Decisão Estruturada C. Receber Pedidos Orçamentos Produção/compra Investimento S. distribuição SIG, modelos c. gestão Semi-estruturada PCP C. Estoque Crédito, lay-out Prog. de projeto Nova fábrica Fusão/aquisição SAD Não-estruturada A. Software Empréstimos Negociação Contratação P&D, new tec, Resp. social SAD, SE, Redes neurais Suporte Necessário SIG, ciência da gestão SADM, SIEM, SE, ciência da gestão SIE, SE, Redes Neurais Dimensões das decisões Gerentes de linha Gerentes médios Executivos Matriz de decisão

12 Márcio Moreira2. Tipos de Sistemas – Slide 12Sistemas de Informações Empresariais  Tipo de sistema que combina modelos, dados e intensa participação do usuário, numa tentativa de resolver problemas semi e não estruturados.  Características: Análise de sensibilidade:  Que impactos a mudança numa parte do modelo provoca em outras? Análise de variações hipotéticas (what-it):  Qual o impacto de mudanças nas suposições (dados) causam na solução proposta? Análise de busca de objetivo:  Quais entradas precisamos ter para termos a saída x? SAD – Sistema de Apoio a Decisão (DSS – Decision Support System)

13 Márcio Moreira2. Tipos de Sistemas – Slide 13Sistemas de Informações Empresariais Estrutura e componentes do SAD SAD Gerenciamento de dados Gerenciamento de dados Gerenciamento de modelos Gerenciamento de modelos Gestão de conhecimento Gestão de conhecimento Interface com o usuário Interface com o usuário Dados externos e internos Data warehouse Base de conhecimento corporativa Funções do Excel Programação linear Modelos personalizados Internet Outros sistemas Outros sistemas Problema Melhores Práticas Usuário (gerente) e suas tarefas Usuário (gerente) e suas tarefas Gestão do conhecimento usa: Sistemas especialistas Biblioteca de conhecimento (knowledge base)

14 Márcio Moreira2. Tipos de Sistemas – Slide 14Sistemas de Informações Empresariais  Suporte a decisões de linha de frente: Apóiam a tomada de decisões operacionais.  Suporte a decisões em grupo: Apóiam a tomada de decisão por um grupo de sala (mesmo local) ou virtual.  Suporte a decisões empresariais e executivas: Suporte a decisões organizacionais:  Apóiam várias unidades e atravessam funções e hierarquias. Suporte a decisões executivas:  ESS = Executive Support System, feito para os executivos. Tipos de SAD

15 Márcio Moreira2. Tipos de Sistemas – Slide 15Sistemas de Informações Empresariais CapacidadeDescrição AprofundamentoCapacidade de entrar em detalhes, em vários níveis, até onde for necessário. Fatores críticos de sucesso (CSF = Critical Success Factor) Identificação dos fatores mais importantes para o sucesso da empresa. Podem ser: organizacionais, setoriais, etc. Indicadores chave de desempenho (KPI = Key Performance Indicator) Medição, monitoramento e controle dos indicadores definidos à partir dos CSF. Acesso a estadoDisponibilidade dos dados dos CSF num determinado instante. O ideal é on-line. Análise de tendênciaCapacidade de prever os valores dos KPI no curto, médio e longo prazo. Análise ad-hoc ou eventualFlexibilidade de fazer análises a qualquer momento, considerando qualquer fator. Relatórios de exceçãoCapacidade de gerar relatórios de exceção em relação aos desvios mínimo e máximo. Simulador de decisão empresarialParte da “sala de guerra corporativa”, dotada de um cockpit que mostra os resultados das simulações. Características do ESS


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