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CULTURA ORGANIZACIONAL CONCEITOS. CULTURA ORGANIZACIONAL J Comunicação organizacional é o processo de enviar e receber mensagens com inclusão de significados;

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1 CULTURA ORGANIZACIONAL CONCEITOS

2 CULTURA ORGANIZACIONAL J Comunicação organizacional é o processo de enviar e receber mensagens com inclusão de significados; J comunicação organizacional é o processo específico por meio do qual a informação se movimenta dentro de uma organização e entre a organização e o ambiente; J é uma ferramenta de gestão empresarial.

3 CULTURA ORGANIZACIONAL l A presença marca as atitudes, as escolhas, os comportamentos na sociedade, o dia-a-dia das organizações; l se um gerente quer saber o que está passando na sua área, deve medir o clima organizacional a partir da cultura interna.

4 CLIMA ORGANIZACIONAL F Entrosamento interdepartamental, salários, comunicação social, jornalzinho interno.... F O clima organizacional mapeia o ambiente interno que varia segundo a motivação das pessoas; F os padrões culturais mantém suas práticas recorrentes ao longo do tempo e constituem sistemas de referências simbólicas, moldando as ações dos membros da organização.

5 A ERA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL l Fases: 4 a década de 50 onde concentrava-se a fase do produto deixando de lado a imagem da organização; 4 década de 60 marcada pela valorização da imagem. Os consumidores passaram a exigir não mais informação sobre o produto, mas também a idéia a respeito da organização.

6 A era da comunicação empresarial l Década de 70 e 80 a comunicação já assumia uma posição estratégica nas organizações; l externamente a propaganda continuava trabalhando o conceito imagem organizacional. l Década de 90 abres-se a imagem das organizações junto as mídias.

7 CLIMA ORGANIZACIONAL.... g Nesse período as empresas começam a trabalhar de maneira muito intensa: g pesquisas para mapear as expectativas, os anseios, as angústias, desejos, distúrbios gerados pela questão salarial, pelo ambiente físico da empresa, cultura, pela gestão.

8 CULTURA ORGANIZACIONAL 4 A cultura é aprendida, transmitida e partilhada; 4 nas organizações impregna todas as práticas e constitui um conjunto preciso de representações mentais; 4 um complexo muito definido de sabres; 4 forma um sistema coerente de significações e funciona como mecanismo de união de todos os membros em torno dos objetivos.

9 CULTURA ORGANIZACIONAL l Exprime as identidade da organização; l construída ao longo do tempo; l serve para distinguir diferentes coletividades. l Quando ocorrem fusões, aquisições por exemplo, a dificuldade de interação é intensa.

10 CULTURA ORGANIZACIONAL Abordagem gerencial japonesa: Uma análise: “implantar técnicas modernas de gerenciamento, filosofias de produção etc, implica em uma adaptação a cultura local” “implantar técnicas modernas de gerenciamento, filosofias de produção etc, implica em uma adaptação a cultura local” (Prof. Renato - grifo) (Prof. Renato - grifo)


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