A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED CURSO DE PEDAGOGIA PROFESSORA: Maria Aparecida Lapa de Aguiar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED CURSO DE PEDAGOGIA PROFESSORA: Maria Aparecida Lapa de Aguiar"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED CURSO DE PEDAGOGIA PROFESSORA: Maria Aparecida Lapa de Aguiar cida.aguiar@gmail.comcida.aguiar@gmail.com ou lapa.aguiar@ufsc.brlapa.aguiar@ufsc.br SEMESTRE: 2016/1 OFICINA “ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO” OFERECIDA PARA A TURMA 8308

2 13h30 às 14h: 1ª PROPOSIÇÃO: assistir ao vídeo de Magda Soares: https://www.youtube.com/watch?v=-YP- 7l6oAZM https://www.youtube.com/watch?v=-YP- 7l6oAZM DEBATER UM POUCO O QUE SERIA ALFABETIZAR NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

3 Alfabetização se relaciona à apropriação do sistema de escrita alfabético/ortográfico. (início) Letramento se relaciona aos usos sociais de leitura e escrita. (continuidade) Assim, alfabetizar na perspectiva do letramento seria atuar junto com as crianças para que se apropriem do SEA, buscando estabelecer sentidos por meio de textos que circulam socialmente. (simultaneidade)

4 14h às 15h: 2ª PROPOSIÇÃO: - Escrever a palavra ROQUE e interrogar os alunos sobre seu significado. Repetir várias vezes e perguntar o que essa repetição sugere.

5 - Alguém conhece o Rock do Ratinho? https://www.youtube.com/watch?v=Lqe0Tyjns 9U

6 Depois ler o poema para que conheçam: O RATO ROQUE (CAPARELLI In BOI DA CARA PRETA, 1983)

7 - Combinar barulhos para que façam acompanhando o poema (palmas, bater o pé, bater na carteira, bater lápis...) - Brincar de montar palavras do poema com letras grandes coladas no peito: Letras que vamos precisar: 6 R; 2 Q; 8 A; 2 Ã; 1 H; 2 M; 2 T; 3 U; 1 J; 1 S; 1 Z; 2 Ç; 6 O; 4 C; 1 P; 5 E; 1 N; 1 L, 1 B, 1 I, 1 J RATO, ROQUE, QUEIJO, CAMA, MESA, PÃO, CORAÇÃO, TEREZA, CHORO, CRIANÇA, MARIA, RUA, RÓI, LUA, BEIJO.

8 - Depois fazer outras palavras– RATO/ RATA/MAR/MARIA/AR/RIA/RUA/LUA Equipe 1: registro da lista de palavras em papel pardo. Equipe 2: ilustrar o poema por partes e montar em papel pardo para expor na sala. Equipe 3: montar um caça-palavras com algumas palavras retiradas do poema. Equipe 4: Usar revistas e jornais para cortar palavras com a letra R em vários contextos. RATO, CARO, CARRO, MAR, MARCOS - Lista dos nomes próprios que tem no poema: ROQUE; ANTÔNIO, MARIA, TEREZA

9 Reflexão sobre o trabalho realizado e sua relação com alfabetização na perspectiva do letramento. Apropriação do SEA: como foi proporcionado? Processos de letramento: como ocorreram? Que outros encaminhamentos poderiam ser feitos? Como organizar uma produção textual a partir do que foi desenvolvido?

10 Referências: CAPARELLI, S. Boi da cara preta. 27 ed. Porto Alegre: L&PM, 1998. SARAIVA, J. A. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001. Vídeos: ENTREVISTA COM MAGDA SOARES: https://www.youtube.com/watch?v=-YP-7l6oAZM ENTREVISTA COM MAGDA SOARES: https://www.youtube.com/watch?v=-YP-7l6oAZM MÚSICA: ROCK DO RATINHO: https://www.youtube.com/watch?v=Lqe0Tyjns9U https://www.youtube.com/watch?v=Lqe0Tyjns9U


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED CURSO DE PEDAGOGIA PROFESSORA: Maria Aparecida Lapa de Aguiar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google