A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação (Ensino-Aprendizagem) Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação (Ensino-Aprendizagem) Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo."— Transcrição da apresentação:

1 1 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação (Ensino-Aprendizagem) Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo

2 Apresentação do Professor n Graduado em Ciência da Computação – UFPE, 2005.2 n Mestre em Ciência da Computação – UFPE, 2009 n Servidor Público – ATI (Agência de Tecnologia da Informação) n Experiência como Professor em outras instituições: FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru) Faculdade Marista Recife (Pós FEED) UFRPE - Núcleo de EAD – (Coordenação da 2ª Licenciatura em Computação) CEFOSPE (Centro de Formação de Servidores do Estado) Estácio/FIR (Pós-Graduação em Banco de Dados) FBV (Faculdade Boa Viagem) n Cordelista (Escritor e Declamador de Cordel)

3 Contatos n Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo n Apelido: Alexandre Cordel n E-mail/gtalk: alexandrecordel@gmail.comalexandrecordel@gmail.com n Site: http://www.alexandrecordel.com.br/posfghttp://www.alexandrecordel.com.br/posf n Celular: (81) 9801-1878

4 Roteiro  Acordo de Convivência  Plano de Ensino Competência Habilidades Bases Tecnológicas Metodologia de Ensino e Aprendizagem Metodologia de Avaliação Bibliografia  Tecnologia da Informação e Comunicação

5 Acordo de Convivência  Celular no silencioso e sair para atender  Horário: 8:00h às 17:00h (±10min de tolerância)  Presença/participação em aulas (importante)  Faltas em aulas (evitar ao máximo)  Avaliação de Aprendizagem (subjetivas)  Momentos Relax (descontração)  Hoje, excepcionalmente, saída às 16:00h.

6 Plano de Ensino  EMENTA: Discutir as questões sobre aprendizagem, tendo como referencial teórico as abordagens sócio- interacionista, entender como as tecnologias da informação e comunicação (TIC) podem auxiliar o processo ensino-aprendizagem (presencial ou distância) e discutir as implicações do uso das TIC na Educação nas diversas plataformas existentes hoje, (AVA, EaD, E-learning, AdaptWeb).

7 Plano de Ensino  BASES TECNOLÓGICAS: Tecnologia da Informação e Comunicação -TIC – Conceitos e Aplicações -Tecnologia na Educação -Aprendizagem mediada por Tecnologia -Gestão da Informação e do Conhecimento -Plataformas de Ensino-Aprendizagem -Ambiente Virtual de Aprendizagem -Educação à Distância (EaD) -E-Learning -AdaptWeb

8 Plano de Ensino  METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM: Aulas expositivas dialogadas; Diálogos em sala de aula; Estudos de Caso; Vídeos sobre conteúdos do assunto.

9 Plano de Ensino  METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: Verificação de Aprendizagem Escrita; Trabalho em Grupo; Participação em Sala.

10 Plano de Ensino  BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 1.Almeida, M.E.B. (2002). Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM. 2.Azinian, H. (2004). Educação à distância: relatos de experiências e reflexões. Campinas: Nied-Unicamp. Disponível no site www.nied.unicamp.br/oea.www.nied.unicamp.br/oea 3.Cavellucci, L. C. B. (2003). Estilos de aprendizagem: em busca das diferenças individuais.Dissertação de mestrado, Pos-Graduação em Multimeios, Fev. 2003.

11 Tecnologia da Informação e Comunicação  O que vocês entendem por “Tecnologia da Informações e Comunicação - TIC”?  “Correspondem a todas as tecnologias que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos seres. ”  “Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.” (LAUDON; LAUDON, 2010)

12 n Está fundamentada nos seguintes componentes: Hardware e seus dispositivos, software, telecomunicações e gestão de dados e informações. Recursos humanos (Peopleware) (Rezende, 2000)

13 Tecnologia da Informação e Comunicação  As TIC são utilizadas em diversas maneiras e em vários ramos de atividades:  Indústrias (processo de automação);  Comércio (gerenciamento e publicidade);  Investimentos (informações simultâneas e comunicação imediata) e;  Educação (processo de ensino aprendizagem e Educação a Distância).  Pode-se atribuir como a principal responsável pelo crescimento e potencialização da utilização das TIC em diversos campos a popularização da Internet.

14 É (ou pelos menos deveria ser) envolvido na criação de novas oportunidades de negócio através da TI; É denominado atualmente como CIO (Chief Information Officer); Colaborando com outros executivos, o CIO encontra-se freqüentemente perto do núcleo de desenvolvimento de negócio dentro da organização. Profissional de TIC

15 Algumas Siglas Chief Information Officer Chief Executive Officer Chief Operation Officer Chief Financial Officer

16 O que faz um gerente de TIC? Papel do Gerente de TIC Finanças Compras Contabilidade Capital Humano Marketing & Vendas Produção Consultor de e-Business, além de responsável por manutenção, integração, operações e segurança Objetivos estratégicos MUDANÇAS E FLEXIBILIDADE TRANSFORMAÇÃO Técnico para instalação de rede, hardware e software, entre diversos departamentos Suporte a redes e comunicação da empresa

17 CEO TEC RH MKT & VENDAS FINANÇAS COMPRAS QUALIDADE SUPORTE GP TIME CIO Contexto

18 Referências LAUDON, KENNETH; LAUDON, JANE. Sistemas de Informação Gerenciais. 5ª edição. São Paulo: Person Brasil, 2013.

19 19 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo


Carregar ppt "1 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação (Ensino-Aprendizagem) Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google