A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014."— Transcrição da apresentação:

1 MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014

2 Conhecimento científico e escolar  Há diferenças entre os dois?  Que liberdade tem o professor nessa escolha?  Qual o peso do vestibular nessa escolha?  Qual o papel da “tradição” nessa escolha?

3 Que conteúdo deve ser ensinado?  Conhecimento científico X conhecimento escolar  Conteúdo escolar = dimensão conceitual + formativa + cultural  Currículos incorporam conteúdos conceituais / procedimentais / atitudinais  Que conteúdos são representativos da área de conhecimento?

4 Ciências da natureza Intenção de conduta Conduta ou atuação Formado por - fatos e fenômenos -estruturas conceituais -leis fenomenológicas -leis hipotético-dedutivas -princípios e teorias Formada por - processos de exploração -habilidades técnicas -habilidades de investigação -habilidades de comunicação Ciência e sua produção Atividade científica Conservação e sustentabilidad e Hábitos saudávei s Se caracterizam por Que determinam Pro Bueno,A. in Jimenez Aleixandre,M.P.(org.) 2009.

5 Quanto ao aspecto conceitual  Que conceitos?  Hierarquia de importância?  Importância dentro da área de conhecimento. Conceitos estruturantes.  Fatos/acontecimentos  Conceitos  Estruturas conceituais  Construções  Leis fenomenológicas  Leis hipotético-dedutivas  Teorias Pro Bueno,A. in Jimenez Aleixandre,M.P.(org.) 2009.

6 Quanto ao aspecto procedimental  Habilidades técnicas  Realização de montagens; Construção de aparatos; Construção de maquetes; Utilização de técnicas de informática.  Habilidades básicas  Observação; Classificação; Seriação; Medição; Tabulação e representação de dados.  Habilidades de investigação  Identificação de problema; emissão de hipótese e realização de previsões; relação entre variáveis; desenho experimental; análise e interpretação de dados e situações; uso de modelos interpretativos; estabelecimento de conclusões.  Habilidades de comunicação  Representação simbólica; identificação de ideias em material escrito ou audiovisual; utilização de diferentes fontes; elaboração de informes ou materiais.  O que os alunos devem saber fazer?  Que práticas e métodos são representativos na biologia?  Que procedimentos podem aproximar os alunos da área de conhecimento? Pro Bueno,A. in Jimenez Aleixandre,M.P.(org.) 2009.

7 Quanto ao aspecto atitudinal  Atitude em relação à ciência  Interesse pelas ciências; avaliação do trabalho científico; valorização das limitações e da provisoriedade dos conhecimentos; avaliação do impacto tecnológico e social do conhecimento.  Atitude em relação à atividade científica  Rigor e precisão na tomada de informação; honestidade intelectual; coerência entre dados, análises, inferências ou conclusões resultantes; tolerância e respeito aos outros; curiosidade; criatividade na elaboração de hipóteses, desenho de estratégias, etc.  Respeito pelo ambiente  Valorização das contribuições da ciência na melhoria do ambiente; adoção de posturas críticas frente à deterioração ambiental; preocupação com o desenvolvimento sustentável; conhecimento e utilização de serviços da comunidade em relação à conservação do ambiente.  Hábitos saudáveis  Adoção de hábitos saudáveis; de posturas críticas frente a condutas não saudáveis;; adoção de hábitos de higiene corporal e mental; conhecimento e uso de serviços da comunidade relacionados à saúde e ao consumo.  Há valores que devem ser trabalhados a partir das aulas de biologia?  Há atitudes e normas que sejam próprios da disciplina biologia?  Há normas, atitudes e valores que sejam próprios da situação educativa?  É possível preparar os alunos para escolherem e construírem normas e valores? Pro Bueno,A. in Jimenez Aleixandre,M.P.(org.) 2009.

8 Exercício  Retomar a Sequência de Ensino proposta no exercício da Aula 7, realizado em 28/abril/2014.  Analisar a distribuição de conteúdos de acordo com o esquema apresentado na aula de hoje (Pro Bueno, 2009), isto é, com relação ao corpo de conhecimentos, metodologia de investigação e formas de pensar.  Respondam as questões 1 e 2: 1.Algum desses aspectos deixou de ser contemplado na sequência? 2.Gostariam de modificar a sequência com relação à distribuição de conteudos? Justifiquem sua resposta.


Carregar ppt "MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google