Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEster Rebeca Stachinski Lameira Alterado mais de 7 anos atrás
1
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014
2
Conhecimento científico e escolar Há diferenças entre os dois? Que liberdade tem o professor nessa escolha? Qual o peso do vestibular nessa escolha? Qual o papel da “tradição” nessa escolha?
3
Que conteúdo deve ser ensinado? Conhecimento científico X conhecimento escolar Conteúdo escolar = dimensão conceitual + formativa + cultural Currículos incorporam conteúdos conceituais / procedimentais / atitudinais Que conteúdos são representativos da área de conhecimento?
4
Ciências da natureza Intenção de conduta Conduta ou atuação Formado por - fatos e fenômenos -estruturas conceituais -leis fenomenológicas -leis hipotético-dedutivas -princípios e teorias Formada por - processos de exploração -habilidades técnicas -habilidades de investigação -habilidades de comunicação Ciência e sua produção Atividade científica Conservação e sustentabilidad e Hábitos saudávei s Se caracterizam por Que determinam Pro Bueno,A. in Jimenez Aleixandre,M.P.(org.) 2009.
5
Quanto ao aspecto conceitual Que conceitos? Hierarquia de importância? Importância dentro da área de conhecimento. Conceitos estruturantes. Fatos/acontecimentos Conceitos Estruturas conceituais Construções Leis fenomenológicas Leis hipotético-dedutivas Teorias Pro Bueno,A. in Jimenez Aleixandre,M.P.(org.) 2009.
6
Quanto ao aspecto procedimental Habilidades técnicas Realização de montagens; Construção de aparatos; Construção de maquetes; Utilização de técnicas de informática. Habilidades básicas Observação; Classificação; Seriação; Medição; Tabulação e representação de dados. Habilidades de investigação Identificação de problema; emissão de hipótese e realização de previsões; relação entre variáveis; desenho experimental; análise e interpretação de dados e situações; uso de modelos interpretativos; estabelecimento de conclusões. Habilidades de comunicação Representação simbólica; identificação de ideias em material escrito ou audiovisual; utilização de diferentes fontes; elaboração de informes ou materiais. O que os alunos devem saber fazer? Que práticas e métodos são representativos na biologia? Que procedimentos podem aproximar os alunos da área de conhecimento? Pro Bueno,A. in Jimenez Aleixandre,M.P.(org.) 2009.
7
Quanto ao aspecto atitudinal Atitude em relação à ciência Interesse pelas ciências; avaliação do trabalho científico; valorização das limitações e da provisoriedade dos conhecimentos; avaliação do impacto tecnológico e social do conhecimento. Atitude em relação à atividade científica Rigor e precisão na tomada de informação; honestidade intelectual; coerência entre dados, análises, inferências ou conclusões resultantes; tolerância e respeito aos outros; curiosidade; criatividade na elaboração de hipóteses, desenho de estratégias, etc. Respeito pelo ambiente Valorização das contribuições da ciência na melhoria do ambiente; adoção de posturas críticas frente à deterioração ambiental; preocupação com o desenvolvimento sustentável; conhecimento e utilização de serviços da comunidade em relação à conservação do ambiente. Hábitos saudáveis Adoção de hábitos saudáveis; de posturas críticas frente a condutas não saudáveis;; adoção de hábitos de higiene corporal e mental; conhecimento e uso de serviços da comunidade relacionados à saúde e ao consumo. Há valores que devem ser trabalhados a partir das aulas de biologia? Há atitudes e normas que sejam próprios da disciplina biologia? Há normas, atitudes e valores que sejam próprios da situação educativa? É possível preparar os alunos para escolherem e construírem normas e valores? Pro Bueno,A. in Jimenez Aleixandre,M.P.(org.) 2009.
8
Exercício Retomar a Sequência de Ensino proposta no exercício da Aula 7, realizado em 28/abril/2014. Analisar a distribuição de conteúdos de acordo com o esquema apresentado na aula de hoje (Pro Bueno, 2009), isto é, com relação ao corpo de conhecimentos, metodologia de investigação e formas de pensar. Respondam as questões 1 e 2: 1.Algum desses aspectos deixou de ser contemplado na sequência? 2.Gostariam de modificar a sequência com relação à distribuição de conteudos? Justifiquem sua resposta.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.