A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Vigilante 2012/2013 Informes gerais. É uma ferramenta para agregação / consolidação de dados que busca facilitar / agilizar o monitoramento e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Vigilante 2012/2013 Informes gerais. É uma ferramenta para agregação / consolidação de dados que busca facilitar / agilizar o monitoramento e."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Vigilante 2012/2013 Informes gerais

2 É uma ferramenta para agregação / consolidação de dados que busca facilitar / agilizar o monitoramento e avaliação dos indicadores de interesse da vigilância em saúde do estado.

3  Instituir a rotina de monitoramento e avaliação;  Fornecer sistematicamente informações aos gestores sobre seu território;  Produzir informações para nortear a tomada de decisão;

4  Dificuldades na consolidação da PAVS 2010: ◦ Desconhecimento de parâmetros e metas pactuadas; ◦ Relatórios enviados em planilhas pelos ERS; ◦ Inconsistência e incomparabilidade dos dados apresentados; ◦ Unidades de medidas diversas (número absoluto, percentual, fração) utilizadas nos acordos (pactuação) regionais; ◦ Diferentes interpretações do instrutivo; ◦ Inviabilidade de análise do conteúdo RESULTADO: Criação do Sistema Vigilante (Portaria 048/2012/GBSES).

5 PONTOS POSITIVOS: ◦ Construção de um sistema de monitoramento institucional; ◦ Permitiu a análise dos dados e elaboração de relatório final disponibilizado na página da SES; ◦ Possibilitou implementar melhorias no sistema e no processo de monitoramento e avaliação para os anos seguintes. PONTOS NEGATIVOS:  Atraso para abertura e alimentação dos dados no sistema (inoportuno);  Abertura do sistema para inclusão dos dados em uma única vez prejudicou o monitoramento dos indicadores;  Entrada dos dados foi realizada por usuários municipais e nível central (estado), gerando elevada inconsistência dos dados;  Baixa homologação da área técnica, embora previstas duas fases de crítica para melhoria da qualidade dos dados (regional e nível central).

6  Integração dos diversos instrumentos de indicadores (PAVS, COAP, MAP-VS);  Implementação dos módulos monitoramento (indicadores de processo e resultado) e diagnóstico (indicadores de estrutura);  Implementação de uma nova estrutura de usuários;  A maior parte dos dados serão obtidos de fontes oficiais (SI) automaticamente;

7  2012 ◦ Elaboração e divulgação do relatório PAVS 2011; ◦ Consulta dos usuários do sistema sobre as necessidades de aperfeiçoamento; ◦ Inicio do processo de aperfeiçoamento de sistema.  2013 ◦ Finalização da nova versão do sistema – GTMA/COTINF; ◦ Elaboração do material didático - GTMA; ◦ Treinamento dos técnicos dos ERS (17 e 18 de julho) - GTMA; ◦ Definição de agenda regional para multiplicação aos municípios - ERS; ◦ Cadastro dos Usuários do Sistema: ◦ 1ª etapa: gestores regionais – dias 12, 13 e 14/06 ◦ 2ª etapa: técnicos dos ERS e gestores municipais – 18 a 28/06 ◦ 3ª etapa: técnicos municipais – 01 a 12/7

8 No sistema VIGILANTE há dois perfis de acesso ao sistema: técnico e gestor  Funções do técnico: entrada de dados e homologação  Funções do gestor: entrada de dados, homologação e gerenciamento de usuários do sistema.

9 Há dois níveis de permissão para utilização do sistema:  Alimentação: alimentar / homologar dados e visualizar relatórios.  Visualização: somente retirada relatórios.

10 Para validar o acesso deve-se observar: - as solicitações do usuário; - a documentação apresentada, sendo:  Usuário gestor REGIONAL: imprimir o formulário, assinar e enviar ao GTMA;  Usuário Técnico Regional e Gestor Municipal: imprimir o formulário, assinar e enviar ao Gestor REGIONAL;  Usuário Técnico Municipal: imprimir o formulário, assinar e enviar ao Gestor MUNICIPAL;

11  GTMA-VS  Telefone: (65) 3613-5328  E-mail: gtmasvsmt@gmail.comgtmasvsmt@gmail.com  Malu/Lívia /Ana  COTINF  Telefone: (65) 3613-5326  E-mail: negreiro273@gmail.com.br  Uemerson


Carregar ppt "Sistema Vigilante 2012/2013 Informes gerais. É uma ferramenta para agregação / consolidação de dados que busca facilitar / agilizar o monitoramento e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google