A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PSF) PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE DA FAMÍLIA PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE Vitória da Conquista Julho de 2009

2 O QUE É TRABALHO? ...é entendido como uma atividade humana realizada por um grupo de pessoas que a ela se dedica e, assim, reproduz uma existência humana. O trabalho é determinado por uma necessidade ou carência, é o meio de subsistência para a satisfação das necessidades materiais e não materiais, e também possibilita a livre criação (MENDES-GONÇALVES, 1994); ...o trabalho é antes de tudo uma práxis que expõe a relação homem e/ou mundo em um processo de mútua produção. Sendo assim, o trabalho não se resume a uma mera atividade e sim uma práxis geradora de relações que ajudam na construção do homem e suas relações sociais. (MERHY, 1997)

3 ELEMENTOS COMPONENTES DO TRABALHO
Atividade - adequada a um fim, isto é, o próprio trabalho; Objeto de trabalho - como a matéria a que se aplica o trabalho; e os Meios de trabalho - como o instrumental, elementos necessários ao processo de trabalho

4 Compreendendo o processo de trabalho
Produto Necessidade Trabalhador projeto Tecnologias (saberes) Força de trabalho + troca Consumo transformação satisfação (GONÇALVES, 1992) (MERHY, 1997)

5 TRABALHO EM SAÚDE Processo de trabalho como os elementos: sujeito ou agente, objeto, meios de trabalho; O produto do processo de trabalho em saúde é um serviço; Fundamentado nas inter-relações pessoais. É o trabalho vivo em ato, que se dá, no momento em que se realiza no instante do fazer da produção do serviço. É o que se dá em ato, é trabalho que se realiza utilizando-se de certo saber operante e de determinados instrumentos materiais (MERHY, 1997)

6 Características do Processo de Trabalho em Saúde
Complexidade: diversidade de profissionais, de usuários, de espaços de atuação, de relações técnicas e sociais estabelecidas; Heterogeneidade: diversidade de processo de trabalho; Fragmentação nos diversos níveis (manual e intelectual; especialidades médicas; diversidade de profissões; hierarquia e subordinação). (NUNES, 2001)

7 Processo de Trabalho em saúde
necessidade Consumidor - usuário Não existe um produto pronto a ser à priori consumido Subjetividades (processo de relações) Projeto Trabalhador produção consumo satisfação gerência + Tecnologias Força de trabalho Tecnologias (MERHY, 1997)

8 SAÚDE + Grupos: Ter boas condições de vida;
Produto Tecnologias (saberes) Força de trabalho + “Valor de Uso” SAÚDE necessidade Consumidor - usuário Grupos: Ter boas condições de vida; Necessidade de se ter acesso e consumir toda tecnologia de saúde; Criação de vínculos; Autonomia dos sujeitos (CECÍLIO, 2001)

9 Processo de Trabalho em Saúde
O momento é ao mesmo tempo de encontro entre o trabalhador e usuário; Encontro permeado de dor, sofrimento, subjetividades que afetam sujeitos, trabalhadores e usuário; O trabalhador faz a assistência e interage com o consumidor (usuário) enquanto estão produzindo procedimentos; Produtos são consumidos no exato momento em que são produzidos. (FRANCO, 2007)

10 Processo de Trabalho em Saúde
Produtos são consumidos no exato momento em que são produzidos. Trabalho em saúde é RELACIONAL Tecnologia (FRANCO, 2007)

11 “Tecnologias são criações humanas para atender a necessidades humanas”
O QUE SÃO TECNOLOGIAS? “Tecnologias são criações humanas para atender a necessidades humanas”

12 Tecnologias de Trabalho em Saúde
Tecnologia “não-material”; Tecnologia material. MENDES-GONÇALVES, 1994 Tecnologias leve; Tecnologias leve-duras; Tecnologias duras. MERHY, 1997

13 “Caixas de Ferramentas”
uma, vinculada a sua mão e na qual cabe entre vários outros equipamentos que expressam uma caixa de ferramentas tecnológicas formada por tecnologias duras; máquinas, normas, estruturas organizacionais (MERHY, 1997)

14 “Caixas de Ferramentas”
outra, está na sua cabeça, na qual cabem saberes bem estruturados como a clínica, a prática coletiva, que expressam uma caixa formada por tecnologias leve-duras; saberes bem estruturados, normas, protocolos, conhecimentos (MERHY, 1997)

15 “Caixas de Ferramentas”
uma outra, presente no espaço relacional trabalhador–usuário, que contém tecnologias leves implicadas com a produção das relações entre dois sujeitos, que só tem materialidade em ato. tecnologia das relações (MERHY, 1997)

16 Resgatando os elementos do Processo de Trabalho em Saúde
Usuários e trabalhadores Objeto de trabalho Necessidade Produto Finalidade Caixa de ferramentas Tecnologias (duras, leve-duras e leves)

17 Situações no Processo de Trabalho em Saúde:
Dominado por qual tecnologia? Por que o domínio da tecnologia leve torna o trabalho em saúde mais produtivo e interessante ? (FRANCO, 2007)

18 Processo de Trabalho em Saúde
“As tecnologias leves são aquelas mais dependentes do Trabalho Vivo em Ato” ? ? ? Trabalho Morto / Trabalho Vivo Composição Técnica do Trabalho (MERHY, 1997)

19 Espaço de Trabalho em Saúde
A Composição Técnica do Trabalho depende do trabalhador. Ou seja, ele possui autogoverno; É o lugar da Micropolítica; Pode (ou não) ser centrado no instrumental e nas normas: Unidades de Saúde, reuniões de grupo, etc. Micropolítica “É o protagonismo dos trabalhadores e usuários da saúde, nos seus espaços de trabalho e relações, guiado por diversos interesses, os quais organizam suas práticas e ações na saúde (...). Não é um espaço uno”. (MERHY)

20 Micropolítica X Subjetividade
“Subjetividade é um modo próprio e específico de se e atuar no mundo e em relação com os demais”. “A micropolítica é o espaço onde se manifesta e produz a subjetividade”. SUBJETIVIDADE: É produzida socialmente; Dinâmica; muda de acordo com as experiências, valores e cultura de cada um; Impulsiona a pessoa a atuar no ambiente da micropolítica; Segundo Guatarri, pode ser “solidária” ou “capitalística”. (FRANCO, 2007)

21 Entre os profissionais
Subjetividade Histórias de vida, relações, conhecimentos, culturas... História de vida, relações, conhecimento, cultura... Subjetividade U Subjetividade P Necessidade e Busca Encontro/ Assistência Entre os profissionais Subjetividade P Subjetividade U (FRANCO, 2007)

22 O Processo de Trabalho em Equipe na Saúde da Família
Processo de relações Atende Necessidades Transformação intencional da Natureza pelo Homem Rede de relações de poder, saber, afetos, desejos, interesses Relações atuais (do presente) e passadas Caráter social e histórico Transforma a Natureza e o Homem ao mesmo tempo em que é realizado Relações que atualizam disputas históricas e sociais


Carregar ppt "PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google