A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCIA E SABER CIENTÍFICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIA E SABER CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIA E SABER CIENTÍFICO
Saberes Espontâneos Saber Racional Método x Técnica Pesquisa Científica

2 SABERES ESPONTÂNEOS PRÉ-HISTÓRIA: o homem elabora o seu saber a partir de experiências e observações pessoais. EXEMPLO: descoberta do fogo, da pedra polida, dos metais, etc. Os mitos e explicações do mundo eram elaborados através de conceitos religiosos e mitológicos.

3 SABERES ESPONTÂNEOS A INTUIÇÃO
Percepção imediata, sem a necessidade da intervenção do raciocínio. Saber imediato e aceito a partir da primeira compreensão de um fato. SENSO COMUM. SIMPLES BOM SENSO.

4 SABERES ESPONTÂNEOS A TRADIÇÃO
Saber adquirido num grupo e referência. (família, escola, etc.) Saber mantido por ser presumidamente verdadeiro, sempre. EM GERAL, NÃO SE BASEIA EM EXPERIÊNCIAS RACIONALIZADAS

5 SABERES ESPONTÂNEOS A AUTORIDADE
Saber imposto por instituições. (igreja, escola, Estado, etc.) O peso deste saber relaciona-se com a confiança que depositamos nessas instituições.

6 SABER RACIONAL O saber racional surge na História a partir da necessidade de se descobrir os conhecimentos mais confiáveis e metodologicamente elaborados. Os saberes baseados na intuição, na tradição e na autoridade, com o tempo, provaram-se frágeis e falhos.

7 TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO SABER RACIONAL
O REINO DOS FILÓSOFOS I – GRÉCIA ANTIGA Questionamentos das explicações da realidade baseadas nos deuses, magia e supestição. Crença de que a mente humana é capaz de produzir um saber melhor. Surgimento da abordagem lógica e matemática do mundo.

8 TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO SABER RACIONAL
O REINO DOS FILÓSOFOS II – IDADE MÉDIA Superação da filosofia pela teologia. Supremacia da RELIGIÃO. Surgimento do Renascimento, ao final da Idade Média, com a consequente renovação nas artes e nas letras, mas ainda sem o domínio do saber científico.

9 TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO SABER RACIONAL
O REINO DOS FILÓSOFOS II – SÉCULO XVII Busca do conhecimento através da obervação empírica e experimentação. Construção do SABER CIENTÍFICO com base no EMPIRIRSMO e EXPERIMENTAÇÃO.

10 TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO SABER RACIONAL
O REINO DOS FILÓSOFOS II – SÉCULO XVIII AOS DIAS ATUAIS O SABER CIENTÍFICO NÃO SE BASEIA SOMENTE NA ESPECULAÇÃO, MAS NA OBSERVAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E MENSURAÇÃO. ESSES SÃO OS FUNDAMENTOS BÁSICOS DO MÉTODO CIENTÍFICO, QUE SURGE A PARTIR DO SÉCULO XVIII.

11 MÉTODO CIENTÍFICO DEFINIÇÃO Conjunto de atividades sistemáticas e racionais que nos permitem obter conhecimentos válidos e verdadeiros com maior segurança e economia, através de caminhos bem determinados e monitorados.

12 MÉTODO CIENTÍFICO DEFINIÇÃO
Conjunto de processos de pesquisa e validação, que nos permite: Conhecer uma determinada realidade. Produzir determinado objeto. Desenvolver certos procedimentos ou comportamentos.

13 MÉTODO CIENTÍFICO CARACTERIZAÇÃO O Método Científico foi elaborado, nos seus mais diferentes aspectos, por muitos pesquisadores, cientistas e estudiosos da Metodologia Científica, das mais diferentes épocas. Por isso, é uma forma válida e confiável de alcançarmos certo fim ou objetivo.

14 A CIÊNCIA POSSUI UM PLANO FORMAL DE DESENVOLVIMENTO.
MÉTODO CIENTÍFICO CARACTERIZAÇÃO O Método Científico é, na verdade, uma forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, seja para estudá-lo ou explicá-lo, visando sua melhor compreensão por parte de todos aqueles que estão envolvidos no processo de produção científica do conhecimento. A CIÊNCIA POSSUI UM PLANO FORMAL DE DESENVOLVIMENTO.

15 MÉTODO CIENTÍFICO ETAPAS APRESENTAÇÃO DO TEMA. ENUCIADO DO PROBLEMA.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES E VARIÁVEIS. OBSERVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO. INTERPRETAÇÃO DOS DADOS E INFORMAÇÕES. ELABORAÇÃO DE CONCLUSÕES.

16 MÉTODO X TÉCNICA A TÉCNICA ACOMPANHA O MÉTODO. A TÉCNICA é o suporte físico, os instrumentos que nos auxiliam na contrução de um certo conhecimento. É a parte material, prática, através da qual se desenvolve o conhecimento. E o papel do MÉTODO na pesquisa científica é estabelecer temas gerais ou específicos sobre observações, produzindo assim Conhecimento.

17 MÉTODO X TÉCNICA Método e técnica levam-nos a examinar mais ordenadamente as questões: POR QUE ISSO OCORRE? COMO OCORRE? QUANDO OCORRE? O QUE OCORRE? O problema, na verdade, é uma investigação das possíveis respostas e explicações para essas perguntas, por meio da pesquisa e experimentação.

18 A PESQUISA CIENTÍFICA A PESQUISA CIENTÍFICA ENVOLVE TODO O ESFORÇO DIRIGIDO PARA A AQUISIÇÃO DE UM DETERMINADO CONHECIMENTO, VISANDO A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS TEÓRICOS, PRÁTICOS OU OPERATIVOS.

19 A PESQUISA CIENTÍFICA É a exploração, a inquisição, o procedimento sistemático e intensivo para descobrir e interpretar os fatos inseridos numa dada realidade. A pesquisa científica é uma forma de estudo sistemático de um dado objeto, um produto de investigação que visa soluconar problemas, esclarecer dúvidas, através de procedimentos científicos.

20 PARA O SUCESSO DA PESQUISA CIENTÍFICA
FATORES RELEVANTES PARA O SUCESSO DA PESQUISA CIENTÍFICA Indagação minuciosa do tema. Capacidade de seleção eficiente do material bibliográfico e documental. Transcrição correta das informações. Anotações claras e objetivas. Desenvolvimento ordenado e lógico dos fatos. Apresentação ordenada e clara das conclusões/ resultados alcançados. Coerência entre o desenvolvimento do processo de pesquisa com os objetivos propostos no projeto.

21 A PESQUISA CIENTÍFICA CLASSIFICAÇÃO
I – QUANTO À NATUREZA: PESQUISA BÁSICA: envolve verdades e interesses universais e gera conhecimentos úteis para o avanço da ciência mas sem previso de aplicação. PESQUISA APLICADA: envolve verdades e interesses locais e gera conhecimentos para aplicação prática e dirigida à solução de problemas específicos.

22 A PESQUISA CIENTÍFICA CLASSIFICAÇÃO
II – QUANTO À ABORDAGEM DO PROBLEMA: PESQUISA QUANTITATIVA: considera que opiniões e informações podem ser quantificadas e traduzidas em dados estatísticos. PESQUISA QUALITATIVA: considera a relação dinâmica que existe entre o mundo real e a subjetividade do sujeito da pesquisa, interpretando fenômenos e atribuindo significados aos fatos.

23 A PESQUISA CIENTÍFICA CLASSIFICAÇÃO
I – QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: quando elaborada a partir de material já publicado. (livros, artigos de periódicos e material eletrônico) PESQUISA DOCUMENTAL: quando elaborada a partir de material que não recebe tratamento analítico. PESQUISA EXPERIMENTAL: baseada na observação e controle dos efeitos que as variáveis produzem no objeto pesquisado.

24 A PESQUISA CIENTÍFICA CLASSIFICAÇÃO
I – QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS: LEVANTAMENTO: quando a pesquisa envolve a abordagem direta das pessoas cujo comportamento se quer conhecer. ESTUDO DE CASO: envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou mais objeto para ter dele um conhecimento amplo e detalhado. PESQUISA EX-POS-FACTO: quando a experimentação ocorre após os fatos.

25 A PESQUISA CIENTÍFICA CLASSIFICAÇÃO
I – QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS: PESQUISA AÇÃO: realizada em estreita associação com uma ação ou resolução de um problema coltivo. Os pesquisadores estão inseridos na população pesquisada de modo cooperativo e participativo. PESQUISA PARTICIPANTE: desenvolvida a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

26 A PESQUISA CIENTÍFICA CLASSIFICAÇÃO
I – QUANTO AOS OBJETIVOS: PESQUISA EXPLORATÓRIA: gera maior familiaridade com o problema, para torná-lo mais explícito e facilitar a elaboração de hipóteses. Em geral, expressam-se como pesquisas bibliográficas e estudos de casos. O levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas relacionadas e a elaboração de conclusões pertinentes estão envolvidos neste processo.

27 A PESQUISA CIENTÍFICA CLASSIFICAÇÃO
I – QUANTO AOS OBJETIVOS: PESQUISA DESCRITIVA: descreve as características de determinada população ou fenômeno e estabelece relações entre as variáveis. O uso de técnicas padronizadas de coleta de dados, questionários e observação sistemática são pertinentes ao processo. Em geral, assume a forma de levantamentos.

28 A PESQUISA CIENTÍFICA CLASSIFICAÇÃO
I – QUANTO AOS OBJETIVOS: PESQUISA EXPLICATIVA: explica as razões, os motivos das coisas, fenômenos e fatos. No caso das ciêncas naturais, requer o uso de métodos experimentais, enquanto que no caso de ciências sociais, vale-se dos métodos observacionais. Em geral, assume a forma de pesquisas experimentais e ex-post-facto.

29 FASES DO PLANEJAMENTO DA PESQUISA CIENTÍFICA
I – FASE DECISÓRIA: escolha do tema, definição e delimitação do problema. II – FASE CONTRUTIVA: construção do plano de pesquisa e sua subsequente execução. III – FASE REDACIONAL: análise dos dados e informações obtidos, organização sistemática das idéias, elaboração e apresentação do documento de registro final.

30 FASES DO PLANEJAMENTO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Escolha e identificação do assunto. Determinação dos objetivos. Elaboração do plano de trabalho. Identificação das fontes. Localização das fontes e obtenção do material de referência. Copilação e leitura desse material. Fichamento das informações. Análise e interpretação. Redação do trabalho final.

31 Fases do Planejamento da Pesquisa Documental
Determinação dos objetivos. Elaboração do plano de trabalho. Identificação das fontes. Localização das fontes e obtenção do material de referência. Tratamento dos dados. Confecção das fichas. Redação do trabalho final.

32 Tipos de Documentos da Pesquisa Documental
PRIMÁRIOS: livros, jornais, periódicos, artigos, relatórios, etc.. SECUNDÁRIOS: bibliografias, resumos, traduções, reproduções audiovisuals de documentos primários. TERCIÁRIOS: estudos recapitulativos.

33 ARTIGO CIENTÍFICO Um ARTIGO CIENTÍFICO pode ser conceituado como um gênero específico de monografia, ou seja, um estudo realizado de maneira resumida sobre uma questão que se fundamenta em alguma natureza científica.

34 ARTIGO CIENTÍFICO Devido à sua dimensão, o ARTIGO CIENTÍFICO assim como conteúdo, visa a representação de um resultado de estudos efetuados. Também, pode ser expresso na forma de um relato de pesquisa ou estudo de caso.

35 ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO, portanto, é a apresentação sucinta de um resultado de pesquisa realizada de acordo com a metodologia científica aceita por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido ao exame de outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos.


Carregar ppt "CIÊNCIA E SABER CIENTÍFICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google