A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AJUSTANDO O RELACIONAMENTO Capítulo 12 do Livro: Para Além do Amor de Aaron T. Beck.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AJUSTANDO O RELACIONAMENTO Capítulo 12 do Livro: Para Além do Amor de Aaron T. Beck."— Transcrição da apresentação:

1 AJUSTANDO O RELACIONAMENTO Capítulo 12 do Livro: Para Além do Amor de Aaron T. Beck

2 AJUSTANDO O RELACIONAMENTO Os casais se esquecem do que gostam um no outro quando estão numa fase difícil. Sentir e atender as necessidades do companheiro, propicia reforço para o relacionamento, e só requer um mínimo de esforço. Deixam de ver o que é bom em seu relacionamento. Ao olharem só para o que não gostam, deixam de ver como melhorar aquilo de que gostam

3 AJUSTANDO O RELACIONAMENTO Desqualificar tudo o que é bom no companheiro e no casamento em função de uns poucos aspectos negativos. A força de um momento desagradável apagando os momentos positivos contribui para problemas de má interpretação, falta de comunicação e de rancor.

4 Muitos casais parecem perder a noção dos blocos de construção de um casamento sólido. A informação precisa As emoções da fascinação passional podem dar inicio ao amor maduro no casamento de longa duração. A afeição e a atração mútuas tecem um tecido de lealdade, de confiança e de fidelidade, criando um amor mais profundo, mais forte. Amar e Ser Amado

5 São diversos os ingredientes fundamentais para o amor maduro: Os sentimentos de ardor substituem a intensidade do fascínio com o passar do tempo O desvelo preocupar-se com o bem-estar do companheiro e estar pronto para ajudá-lo ou protegê-lo. A preocupação e a afeição são essenciais. Expressões de afeto são formas obvias de fomentar sentimentos de ardor no companheiro.

6 Aceitação  Incondicional no relacionamento amoroso maduro  Reconhecer as diferenças nas idéias sem que se façam criticas  Aceitar as fraquezas do(a) companheiro(a) sem agir como juiz.  É profundamente tranqüilizadora, da a cada um uma sensação de aceitação de si mesmos.  Não significa fechar os olhos para as falhas do outro,

7 Empatia  Capacidade de sintonizar com os sentimentos do parceiro.  Experimentar em certa medida, o seu sofrimento ou prazer, a sua dor ou alegria Sensibilidade  Às preocupações e aos pontos vulneráveis do parceiro.

8 Compreensão  Semelhante a sensibilidade  Ver os episódios com os olhos do outro  Sentir-se compreendido sem ter de especificar todos os pormenores  Uma das primeira vítimas dos conflitos conjugais  Ao se intensificar o conflito, começam a interpretar mal as ações o outro.

9 O companheirismo  É muito apreciado no inicio do relacionamento mas parece se dissipar com o passar do tempo.  À medida que os dois se preocupam mais com problemas práticos, tendem a passar menos tempo juntos.  É componente essencial do bom casamento que se pode aperfeiçoar pelo simples planejamento.

10 Amizade  Interesse genuíno que você tem no outro como pessoa  Ora unilateral, ora abafada em muitos.. Cortesias e os agrados  Cruciais par uma casamento feliz.  O prazer deve ser mutuo.  As vezes, tem de se livrar de hábitos há muito cultivados.

11 O apoio mutuo  Dá um senso de que se é digno de confiança, em que o outro pode se firmar em épocas difíceis.  Demonstra que você esta sempre prestes a ajudá-lo como esteio ou apoio

12 Intimidade  Oscila da discussão de pormenores da vida diária, á confidencias de sentimentos íntimos.  É um subproduto do desvelo, da aceitação, da sensibilidade e da compreensão.  Mais do que a mera proximidade física.  Mesmo passando muito tempo junto, a qualidade pode não ser gratificante.  Preocupação com problemas do dia-a-dia pode causar um distanciamento artificial.

13 Intimidade  Não precisam desaparecer permanentemente. Podem ser recapturados com um pouco de intuição ou de previsão  Quando se perde a intimidade, se perde uma importante força no casamento

14 Para Não Perder de Vista o Comportamento Positivo É importante que os casais tenham ciência do que seus companheiros fazem e de como reagem a tais atitudes Levantando os Antolhos A atenção a pequenos prazeres da vida de casados torna o casal mais ciente do grau real de satisfação Remover os antolhos que impedem de ver ou pelo menos apreciar, os atos agradáveis do outro.


Carregar ppt "AJUSTANDO O RELACIONAMENTO Capítulo 12 do Livro: Para Além do Amor de Aaron T. Beck."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google